Uma retrospectiva 2018 da fotografia e do mercado
Eu não gosto muito de retrospectivas e tem muita coisa que seria melhor esquecer, mas a tentação de fazer uma retrospectiva 2018 das notícias sobre o mundo da fotografia através do Blog é muito grande.
Então resolvi dar uma olhada mês após mês para ver o que andou acontecendo e descobri que 2018 foi um ano revolucionário para fabricantes, fotógrafos profissionais e amadores, mesmos que sejam usuários de smartphone.
Que tal me acompanhar nas descobertas de minha retrospectiva 2018:
Janeiro
Além dos famosos artigos para quem vai viajar nas férias, e alguns tutoriais para quem não vai, publiquei algumas notícias que se tornaram a tônica ao longo do ano.
Em primeiro lugar, os comparativos entre smartphones e câmeras profissionais. Não há dúvida que pela primeira vez este tipo de busca se tornou prevalente, não só entre consumidores como também entre as próprias empresas do setor.
Depois disso apareceram os rumores sobre o lançamento das câmeras Fujiiflm X-T3 e X-H1, que na época não pareciam fazer muito sentido, mas logo ficaram claras as intenções da empresa no que se configurou depois como a “Guerra das Mirrorless”.
Veja aqui todos os artigos do mês.
Fevereiro
Enfim a situação das câmeras Mirrorless começou a se consolidar com o lançamento da Sony A7 III, uma espécie de resumo dos avanços da tecnologia naquele momento.
O lançamento do smartphone Galaxy S9 com abertura de diafragma variável também lança as câmeras móveis na busca de outro patamar de qualidade fotográfica.
Canon e Pentax atualizam suas linhas DSLR com as novas Rebel T7 e K-1 Mark II. Eu por minha vez perguntei em um artigo sobre quantos Megapixels nós realmente precisamos.
Ah, e a Fujifilm X-H1 foi lançada, se bem que fiquei sem entender muito bem para qual mercado.
Veja aqui todos os artigos do mês.
Março
Os lançamentos continuam com o smartphone Huawei P20 Pro, recebido pela crítica como a melhor câmera móvel do mundo até aquele momento. Eu comecei a notar que as câmeras DSLR pareciam ter um futuro incerto, e publiquei um artigo sobre isso.
De resto publiquei muitos artigos sobre fotografia tradicional, sobre a importância da fotografia manual e dicas e tutoriais voltados para a fotografia como expressão artística. Deve ter sido influência do astral de março, hehehe.
Veja aqui todos os artigos do mês.
Abril
Apesar dos novos rumores sobre as câmeras Mirrorless Fulframe da Nikon esquentarem o mercado, a tônica do mês foi a expressão pessoal e as experiências de profissionais da área.
Em artigo inspirado expliquei como ensinar um leigo a usar uma câmera profissional para fotografar um evento importante. Depois disso divulguei artigos sobre o porquê da autoavaliação de alguns profissionais ser tão equivocada e até mesmo uma experiência numa promoção da Canon, única empresa ainda a patrocinar o uso de suas câmeras em eventos voltados ao público consumidor no Brasil.
Veja aqui todos os artigos do mês.
Maio
A Canon anuncia que estava deixando de fabricar câmeras Reflex para filmes (SLR), coisa que eu nem sabia que ainda era produzida. Aliás, um pouco antes, a Leica também anunciou que deixava de fabricar a sua analógica M7.
Parecia que essa era a tendência do ano quando mais uma notícia abala o mercado. A revista americana Shutterbug anuncia seu fechamento, deixando assinantes e fãs da publicação como eu de boca aberta.
Na prática não existia mais nenhuma publicação importante voltada a fotografia no mercado Norte Americano. Realmente 2018 estava se mostrando revolucionário.
Veja aqui todos os artigos do mês.
Junho
Em meio a espera pela Copa do Mundo, publiquei uma tonelada de artigos sobre fotografia com filmes, câmeras antigas e até mesmo sobre uma feira em São Paulo voltada para a fotografia analógica.
Um rumor importante apareceu sorrateiramente aqui no Blog. A Canon havia patenteado uma nova montagem de lentes! Sim, o mercado percebeu que a maior empresa do setor estava se preparando finalmente para lançar câmeras Mirrorless com sensor Fullframe.
Eu mesmo não percebi a importância na notícia, imerso que estava em tutoriais sobre como revelar filmes e coisas do gênero. Será que era uma reação inconsciente ao terremoto que se seguiria?
Veja aqui todos os artigos do mês.
Julho
A Nikon reagiu aos rumores de que a Canon estava para lançar duas câmeras Mirrorless Fullframe publicando um vídeo onde aparece a silhueta de sua própria nova câmera.
A coisa estava esquentando e além disso a empresa lançou também a P1000, sua Super Super Zoom, com ampliação de 125 vezes. O mercado ficou besta e cético ao mesmo tempo, hehehe.
Eu por minha vez publiquei fotos de viagem e artigos mais leves, por que férias são férias, né? Mal sabia o que mas esperava…
Veja aqui todos os artigos do mês.
Agosto
A “Guerra das Mirrorless” está à toda e uma enxurrada de lançamentos é anunciada no mercado fotográfico, incluindo a linha Z da Nikon. Eram enfim as tais câmeras Mirrorless Fullframe da empresa, além do anúncio de compactas avançadas da Panasonic e até mesmo uma Leica M silenciosa.
O World Photo Day passou batido e eu escrevi sobre isso, intrigado. No meio desses lançamentos todos, a Associação Europeia para Imagem e Som (EISA) premiou as melhores câmeras do ano, que na realidade eram as do ano passado.
Eu tentei problematizar a situação em vários artigos exclusivos. Eram posts sobre como o mercado de câmeras usadas no Brasil e no Mundo reagiria, o porquê de tantos lançamentos naquele momento e vários artigos deixando claro que a questão principal da fotografia não são os equipamentos mas sim o olhar do fotógrafo. Será que funcionou?
Veja aqui todos os artigos do mês.
Setembro
Enfim a Photokina 2018, maior feira do mercado fotográfico, revelou os novos lançamentos em sua extensão. Até a Zeiss, que só fabricava lentes, entrou da disputa pelas Mirrorless Fullframe.
Panasonic e Sigma adotam a montagem Leica L para seus novos lançamentos também nessa área. E um brasileiro radicado na Itália faz sucesso com seu Back Digital para câmeras antigas.
Aliás, falando de Brasil, foi triste ver que a Nikon anunciou oficialmente sua saída do país. Fiz até um artigo exclusivo sobre o assunto. Talvez por isso tenha também focado em vários tutoriais técnicos e dicas de inspiração. Para ser fotógrafo nesse país é preciso muito estímulo, hehehe.
Veja aqui todos os artigos do mês.
Outubro
O mês foi de lançamentos da área de software e avaliações críticas sobre os lançamentos da Photokina.
A Adobe lança o Lightroom CC 2.0 apostando suas fichas na “nuvem” e deixando os fotógrafos meio que desconfiados. Querendo ocupar o mercado da Adobe, a DxO lança o PhotoLab 2. O software de processamento de imagens é conhecido por sua capacidade de “anular” ruídos causados por iSO elevado.
De resto o mês foi cheio de artigos sobre o que as empresas fotográficas estão pensando sobre seu mercado e análises sobre os novos lançamentos. Como sempre, fiquei com inveja de quem pode pegar uma câmeras dessas antes mesmo de serem anunciadas, hehehe. Coisa de Primeiro Mundo…
Veja aqui todos os artigos do mês.
Novembro
O mês foi de preparativos para as férias e para o Black Friday. Aqui em nossas terras a situação econômica e política não estava muito favorável para compras e grande emoções. Então, além de um artigo sobre o evento, publiquei muita coisa sobre vídeos com efeitos especiais, dicas de Photoshop, como fotografar viagens e escolha de equipamentos.
Além disso alguns trabalhos em fotografia e vídeo com as novas câmeras da Nikon e Fujifilm começaram a aparecer e resolvi divulgar isso também.
Os rumores de que a Canon estaria projetando uma câmera Mirrorless da sua nova linha EOS R com 75 Megapixels deixaram claro que novas emoções estão nos esperando em 2019.
Veja aqui todos os artigos do mês.
Dezembro
O último mês do ano não foi muito diferente do mês anterior, apesar das emoções pelas quais passamos em 2018.
A notícia de que a Photokina 2019 foi adiada para 2020 mostrou que as empresas da área ainda estão com dificuldades de enfrentar a velocidade necessária para desenvolver lançamentos que prometem garantir suas subsistência no mercado.
Fiz também alguns artigos importantes, como o que conta a história real da famosa foto da “Mãe Migrante”. Também iniciei enfim o meu Pequeno Dicionário de Termos fotográficos.
É bom lembrar que, mais do que informação, eu estou preocupado aqui no blog em formação fotográfica. Eu ainda me considero mais professor do que fotógrafo, mesmo que esse título não seja lá essas coisas atualmente, hehehe.
Veja aqui todos os artigos do mês.
Conclusões
Este não foi um ano fácil e fazer essa retrospectiva 2018 também não foi. Tanto aqui quanto no exterior o mundo fotográfico foi chacoalhado por grandes mudanças.
Do ponto de vista do mercado a retrospectiva 2018 mostra uma total revolução nos rumos dos grande produtores de câmeras e lentes, sem contar nos de smartphones.
Já do ponto de vista criativo o espaço mental de fotógrafos amadores e profissionais, principalmente no Brasil, foi ocupado com preocupações existenciais, políticas e econômicas de todo o tipo, e eu também passei por isso.
Aqui no Blog eu tentei ser o mais equilibrado possível, pois tenho leitores de todos os matizes e opiniões a quem eu respeito muito, mas não foi fácil, hehehe.
Vendo agora em retrospectiva os 327 artigos que divulguei por aqui durante o ano (talvez publique mais alguns ainda em 2018) fico feliz que não tenha sucumbido ao desânimo que tomou conta de muita gente. Quer dizer, na realidade eu sucumbi, hehehe, mas não contei à ninguém…
Então muito obrigado pela audiência e por participarem desta retrospectiva 2018. Espero que vocês continuem a me acompanhar em 2019 nessa aventura que é gostar de fotografia num mundo em total transformação.
E como diria Spock, de Vulcano, “Vida longa e próspera!”