Notícias

O que aconteceu com o World Photo Day 2018?

Foi por causa de uma pequena nota publicada numa revista fotográfica indiana que lembrei que dia 19 de agosto aconteceria o World Photo Day, ou Dia Mundial da Fotografia.

Fiquei espantado pois esqueci completamente da data. Aliás, percebi na mesma hora que não havia ouvido falar de comemorações sobre esse dia em nenhum lugar.

Sim, parece que a data estava sendo completamente ignorada pelos americanos e mesmo pelos Europeus e Japoneses. Só encontrei poucas referências em alguns jornais e revistas da Índia.

Uma busca pele data comemorativa tanto em inglês quanto em português levava sempre a sites do tipo “calendário de festividades”. O próprio Google retornava a data como algo oficial, apesar de não ter mudado seu logotipo como faz normalmente em algumas datas comemorativas.

World Photo Day
Uma foto multiétnica da Av. Paulista na comemoração do ano passado – Ricardo Hage, 2017

A página oficial do World Photo Day ainda está no ar, bem como sua página no facebook, mas sem nenhuma atualização após 2017.

Aliás, já dentro da data comemorativa, encontrei apenas alguns poucos usuários do Facebook e Twitter postando imagens com o Hashtag “worldphotoday”. Procurei também pelo nome de Korshe Ara, fundador da data em 2009, e não encontrei nada nas redes sociais.

Enfim, não parece estar havendo nenhum esforço mundial organizado para comemorar a data. O que será que está acontecendo?

Segundo o que me consta, essa data foi instituída em 2009 pelo fotógrafo australiano Korske Ara e a primeira comemoração foi em 2010, com apenas 250 pessoas. Depois disso o evento se tornou meio viral.

Em 2015 o grupo instituiu um site mas depois de meados de 2017 não se ouviu mais falar disso. No caso de nosso país uma pista para isso pode ser encontrada em um artigo publicado em 2016 por Cid Costa Neto.

Ele explica que no Brasil a data é comemorada no dia 8 de janeiro, data da chegada do Daguerreótipo no Rio de Janeiro em 1840. Fala também da confusão que se faz entre o Dia do Fotógrafo e o Dia da Fotografia, mas reconhece que no resto do mundo a data utilizada é a do dia 19 de agosto.

No entanto isso só explica o desinteresse pela data festiva internacional dentro de nosso país. A questão principal é sobre o que está acontecendo no resto do mundo.

Parece que a industria fotográfica nunca deu muito apoio ao movimento do World Photo Day. Além disso talvez o grupo inicial não conseguisse tanta penetração assim no âmbito mundial por estarem sediados na Austrália.

Mesmo falando inglês percebi ao longo do tempo que a penetração dos Australianos no meio fotográfico não é tão grande quanto a dos Americanos e Canadenses, com seus influentes canais do Youtube sobre fotografia.

Bom, o importante é que hoje é o Dia Mundial da Fotografia e se você quer comemorar ainda dá tempo. Leia o artigo que publiquei no ano passado sobre ideias para comemorar nossa paixão fotográfica nesse dia.

E parabéns!!!

Deixe uma resposta