Câmeras

Comparando os filmes 120 disponíveis no mercado

Você ainda tem uma daquelas câmeras analógicas de médio formato? Muitas dessas câmeras usavam o formato de filme 120 que foi lançado pela Kodak no ano de 1901.

Por incrível que pareça esse formato de filme ainda é produzido por alguns poucos fabricantes, incluindo alguns que já disseram que vão deixar de produzi-lo em breve, mas é possível encontrá-los até mesmo no mercado Brasileiro.



Para falar um pouco dos diferentes resultados produzidos por esses negativos o Canal The Slanted Lens publicou um vídeo comparando filmes 120 em Cor e em Preto e Branco da Kodak, Ilford, Fujifilm e CineStill.

Still do vídeo comparando filmes coloridos

O apresentador Jay P. Morgan, que tem nome de banqueiro americano, faz uma análise bem interessante que pode até mesmo interessar quem está acostumado a aplicar filtros digitais de simulação de filmes no Photoshop ou em aplicativos como o Instagram.

Usando uma câmera Hasselblad e fotografando uma modelo na mesma situação de luz, Morgan mostra didaticamente as diferenças de imagem nos filmes utilizados.



Se você conseguir abstrair sua atenção das caras e bocas que a modelo faz (é muito engraçado) o vídeo de 15:00 minutos pode ser um bom motivo para você se interessar por uma tecnologia que por mais que seja declarada morta, continua viva!

Obs.: O vídeo está em inglês, mas como sempre indicamos você pode ativar as legendas automáticas em Português, elas podem ser de muita ajuda para quem não domina essa língua. Note porém que alguns termos técnicos não são bem traduzidos.