Câmeras

Canon projeta lente Zoom f/1.1

A Canon acaba de patentear uma revolucionária lente Zoom 50-80mm f/1.1. Quem conhece um pouco de fotografia sabe que objetivas fotográficas com este tipo de abertura são consideradas extremamente “luminosas”.

Elas permitem uma grande entrada de luz na câmera e produzem o famoso efeito de desfoque de fundo (bokeh), tão valorizado pelos retratistas.

A revolução promovida pela Canon está em produzir uma lente do tipo Zoom com tamanha abertura. Isso nunca foi feito…

lente Zoom
Linha de lentes RF da Canon

Já em lentes fixas isso não é novidade, a própria Canon produziu uma objetiva 50mm f/1.0. No entanto estas são lentes sempre muito caras e exclusivas.

Mas que câmeras poderiam aproveitar esse novo design?

Uma lente Zoom RF

O site Canon Rumors deu uma pista publicando o seguinte comentário: “Disseram-nos que algumas lentes “loucas” estavam chegando para a nova montagem RF de lentes da Canon, e aqui está uma patente que se encaixa no projeto. Esperamos que mais alguns novos designs de lentes sejam anunciados no primeiro semestre de 2020.”

A montagem RF é o novo sistema de encaixe para lentes em câmeras do tipo Mirrorless Full Frame da Canon.

Já o site Petapixel disse também, que “Essas lentes são presumivelmente projetadas para a nova montagem de lente RF da Canon, mas a distância do foco traseiro (da lente de abertura F/1.1) de cerca de 6,5 mm a 8,5 mm parece ser muito curta para esse sistema. Já a lente 50-80 mm f/1.2, que também foi descrita na patente, tem uma distância de focagem traseira mais razoável, de cerca de 22 mm.”

lente Zoom
Detalhe da patente da Canon para a nova lente zoom F/1.1

Considerações

Bom, pensando em tudo isso, que tal algumas considerações?

Em primeiro lugar a patente demonstra uma nova possibilidade de abertura em lentes do tipo zoom curtas. Parece que a Canon descobriu ser possível fazer isso com aberturas entre F/1.1 e F/1.2. Este é um desafio óptico e a questão é saber se esse tipo de produto vai se tornar uma realidade. Por enquanto é uma patente.

Outro problema é a questão do custo. Quanto uma lente deste tipo iria custar? Pode ser que financeiramente não haja mercado para tal produto.

Outra questão: para que uma lente Zoom 50-80mm? A maior parte das objetivas curtas, do tipo 18-50 ou 18-70mm, são comercializadas como lentes de kit. São mais baratas, menos luminosas e flexíveis. Funcionam tanto como grandes angulares quanto como teleobjetivas curtas. Já uma lente 50-80 seria muito menos flexível, possibilitando pouca variação de campo de visão. Será que vale a pena, apesar de ser tão luminosa?

Bem, vamos esperar para ver se a patente vira realidade…

Deixe uma resposta