Produção Musical

Um VST Sintetizador grátis, simples e muito bom

O novo Drive, lançamento da Ujam, é um plug-in sintetizador gratuito projetado para tornar um processo complexo em uma coisa intuitiva e acolhedora. Mas não fique pensando que o som produzido pelo novo Drive seja também simplificado. Muito pelo contrário.

Apesar de apresentar uma interface simplificada que permite ajustar seus sons com apenas alguns controles simples o Drive vem com 100 predefinições globais, 25 sequências, 100 modos de sintetizador e 90 modos de finalização, além de um recurso do tipo “Surpresa”, que gera automaticamente “patches” aleatórios.

Botão “Surprise” na interface do Drive

A desenvolvedora Ujam diz que o ajuste produzido intuitivamente foi pensado para reproduzir o “conteúdo do seu coração” (seja lá o que isso significar). A Ujam afirma também que você pode operar o Drive como se estivesse usando os filtros do Instagram.

Seja lá como for, o som produzido por esse novo Plug-in VST é impressionante. Cada timbre tem duas camadas individuais e é alimentado por sintetizadores analógicos virtuais, wavetable, síntese FM ou multisamples. Há também um filtro multimodo, envelopes de 5 estágios, LFOs e uma matriz de modulação de 12 vias.

E realmente o novo Drive é um sintetizador completo sem custos ocultos, sem amarras, como diz o desenvolvedor. No entanto, logo que você fizer a instalação e o registro você vai notar na interface do plug-in alguns pacotes de “patches” para download. Parece que são gratuitos, mas na realidade são versões de demonstração que duram 30 dias. Depois é necessário comprar, caso você queira.

Interface do aplicativo da Ujam, maneira mais fácil de configurar a intalação do Drive

Eu testei alguns desses “packs” e eles são tão bons que dá até vontade de comprar! Mas os cerca de 100 timbres diferentes que vem com o Drive e a possibilidade de gerar “patches” aleatórios já serão o suficiente para você se divertir por muito tempo.

Aliás, acho que a melhor maneira de instalar o Drive é usar o aplicativo da Ujam. Apesar de ser possível baixar um instalador do Drive direto do site, o aplicativo da Ujam pode ser configurado para instalar o conteúdo do plug-in em um hd externo, por exemplo. Pode ser muito importante para quem está economizando espaço em disco.

O Drive roda em PC e Mac nos formatos VST/AU/AAX em aplicativos como Logic Pro, Reason, e outros softwares do tipo DAW (Digital Audio Workstation). E você pode baixá-lo agora no site da Ujam (abre em uma nova aba). O negócio é baixar e conferir!

Deixe uma resposta