Câmeras

Nikon P1000 tem zoom recorde de 125 vezes

A Nikon P1000 acaba de ser anunciada como a câmera Super Zoom com o maior alcance do mercado. Segundo a empresa japonesa o zoom óptico da nova câmera tem ampliação de 125X, o equivalente a uma objetiva de 24-3000mm.

A Nikon anuncia a nova P1000 como uma câmera ideal para observação de pássaros, esportes, vida selvagem e fotografia celeste, atividades em que é necessário desempenho superior na captação de imagens à distâncias extremas.

Nikon P1000

A lente da câmera tem uma abertura de F/2.8-8, mais fechada no extremo mais longo do que a abertura F/2.8-6.5 da P900, sua antecedente na linha Nikon de câmeras Super Zoom. A lente aceita filtros de 77mm e conta com duas velocidades de zoom motorizado.

O sensor é o mesmo do modelo anterior sendo do tipo CMOS com iluminação posterior (BSI) de 16 Megapixels, com sensibilidade ISO estendida até 6400.



A Nikon equipou a câmera com um zoom digital extendido que faz o alcance chegar a 250 vezes. O sistema, chamado Dynamic Fine Zoom4, equivale a uma teleobjetiva de 6000mm.

Nikon P1000

Outros detalhes interessantes: a câmera agora grava vídeos em 4k e fotografias em RAW. A estabilização de imagem foi aprimorada com o Dual Detect Optical VR, que oferece 5 “stops” de compensação de trepidação na câmera, coisa muito útil ao capturar uma cena ou um assunto no ponto máximo do zoom.

Os primeiros comentários andam criticando o fato de que o sensor continua sendo o mesmo, tanto em tecnologia quanto em resolução, ao da anterior Nikon P900, uma Super Zoom considerada mítica em termos de alcance da teleobjetiva. Talvez fosse o caso da câmera chegar aos 20 ou 24 Megapixels, o padrão do mercado atual, ainda mais para uma câmera que grava em RAW.



No entanto é bom lembrar que o sensor é pequeno, tem 1/2.3″ polegadas, e que muito do grande alcance da câmera tem a ver com o seu tamanho reduzido.

Nikon P1000
Nova Nikon P1000 com a lente em macro e totalmente extendida

Agora que a Nikon implementou um salto tão grande em termos de alcance em sua nova câmera é preciso saber se uma ampliação de imagem tão grande terá aplicação prática. Além disso a faixa de preço da câmera, que será de cerca de US$ 1.000,00, coloca a câmera na mesma faixa das DSLR com sensor APSC e até mesmo próximo a algumas câmeras Full Frame. Será que esse reposicionamento de mercado dará certo?

A câmera estará a venda no mercado internacional em Setembro e provavelmente a veremos à venda por aqui apesar da Nikon não ter mais representação no Brasil. Digo isso com base em que o modelo anterior, a Nikon P900, é encontrada com certa facilidade em nosso mercado trazida por comerciantes independentes.



Como alguns de você sabem sou fã da anterior Nikon P900 e já publiquei trabalhos fotografados com essa câmera. Mesmo assim tenho minhas dúvidas quanto à nova P1000. Sinceramente acho que 3000mm de teleobjetiva é um pouco demais para minhas necessidades.

Por enquanto fique com o vídeo que o canal Nikon Europe publicou sobre o lançamento.

Veja também esse vídeo em 4K tirado da Lua com a nova Nikon P1000.

Veja também o vídeo com as primeiras impressões da câmera publicado pelo canal B&H.

Obs.: O vídeo está em inglês, mas como sempre indicamos você pode ativar as legendas automáticas em Português, elas podem ser de muita ajuda para quem não domina essa língua. Note porém que alguns termos técnicos não são bem traduzidos.

3 thoughts on “Nikon P1000 tem zoom recorde de 125 vezes

Deixe uma resposta