ExclusivoInspire-se

Ideias para fotografar mais em 2019

Tem gente que reclama que gostaria de fotografar mais, mas não tem ideias para isso. Eu confesso que entendo esse problema pois muitas vezes já passei pelo problema.

Se você é daqueles que tem um smartphone com uma boa câmera ou até mesmo um equipamento fotográfico profissional e não sabe o que fotografar diariamente, por exemplo, que tal me acompanhar em algumas ideias para um projeto pessoal?

Fotografar flores diariamente:

Tenho uma amiga que publica praticamente todo o dia pela manhã nas redes sociais uma foto de uma de suas flores na varanda. Com isso eu percebi duas coisas interessantes. Em primeiro lugar, ela comprou cada vez mais vasos. Em segundo lugar, sua fotografia melhorou muito com a experiência e a vontade de retratar as plantas de maneira cada vez melhor.

Ideias para fotografar

Eu só não sei se a experiência é sustentável, pois a varanda tem espaço limitado e o bolso da minha amiga também, hehehe. Uma alternativa é acompanhar o florescimento de uma determinada flor por algum tempo, variando a composição e a busca por detalhes. Qualquer smartphone, nesse caso, dá conta do recado.

Fotografar o pôr do sol diariamente:

Tenho outra amiga que mora numa cidade sempre ensolarada, com entardeceres estonteantes. Reparando mais nisso ela começou a fotografar esses momentos, publicando também nas redes. Bem, o processo foi o mesmo da outra amiga com as flores, e percebi que minha amiga foi se esforçando para captar com as imagens o sentimento do momento.

Ideias para fotografar

As vezes ela não se satisfazia só com as imagens e acaba escrevendo alguma coisa sobre o pôr-do-sol. É um bom motivo para passar de fotógrafa para poeta, que tal? Ah, e não é todo dia que tem um entardecer bonito, né… Vá com calma!

Fotografar seus filhos todo dia:

Esse é o tipo de exercício que algumas pessoas, principalmente no exterior, tem feito. É preciso no entanto tomar alguns cuidados. Na questão do relacionamento tenha certeza que seus filho, caso não sejam bebês, concordem, se não você vai ter uma guerra civil em casa. Outro problema é quanto ao compartilhamento dessas imagens em redes sociais. Eu particularmente não faria isso pelos riscos que sua família poderia correr, mas entendo que sem a divulgação o projeto pode não ter muita graça.

Ideias para fotografar

Em todo caso tente fazer um diário com uma única foto de seu rebento por dia. Você pode capta-lo em alguma atividade rotineira. Ou melhor ainda, tirar um rápido retrato sempre na mesma posição para ver depois de um ano como eles cresceram. Vale pelo registro, mesmo que seja apenas privado.

Fotografar um instantâneo diário:

Com o surgimento das câmeras do tipo Polaroid, que revelam a foto “instantaneamente”, a palavra instantâneo virou outra coisa. Começou a significar uma foto rápida de alguma situação interessante do dia a dia. Um exercício interessante que você pode fazer é bancar o “fotógrafo Urbano” e carregar sempre seu smartphone ou câmera dedicada consigo, atento a imagens interessantes com as quais você possa se deparar na sua vida.

Ideias para fotografar

Eu, por muitos anos, mantive esse hábito. Era como se escrevesse um diário fotográfico. Mantinha a memória daquele momento mais significativo do dia, nem que fosse uma xícara de café sobre a mesa de trabalho ou uma chuva inesperada fotografada de dentro de um carro. Até hoje conservo essas memórias fotográficas, mas confesso que já não tenho mais a mesma disciplina para fotografar diariamente. Experimente!

Fotografar uma selfie diária:

Eu deixei essa ideia para o fim pois, sinceramente, ela não me agrada. Tem gente que adora publicar uma selfie a todo momento. Pode querer refletir seu estado de espírito ou tentar mostrar que está bem e bonito(a). Sei lá, acho que esse tipo de “exercício” pode revelar mais dos problemas de auto estima de uma pessoa do que ajudar a melhorar nossos conhecimentos fotográficos.

Ideias para fotografar

Agora, se você não está nem aí para o que seus amigos acharem do seu narcisismo, hehehe, tire uma selfie e publique todo o dia. Quem sabe você não é descoberto por um caçador de talentos?

Muitas ideias para fotografar

A minha intenção com essas poucas ideias para fotografar era apenas inspirar você a construir uma rotina fotográfica. Isso não se aplica só ao amador munido de um smartphone…

É muito comum que profissionais da fotografia estejam tão mergulhados no trabalho que não percebam o que estão perdendo do cotidiano. É comum que esqueçam que a fotografia permite não só o registro do próprio dia a dia. É também uma maneira de experimentar novas idéias de composição, estilo e conceito.

Vá em frente e fotografe mais, e sempre melhor. Boa sorte!

E se você precisa de mais inspiração veja aqui outros dos meu artigos com dicas de fotografia.

Deixe uma resposta