Notícias

A fotografia na Black Friday 2022

Pois é, lá vem a Black Friday 2022. E todo ano é a mesma coisa, no final de Novembro nós que gostamos de fotografia ficamos esperando as promoções de câmeras e equipamentos fotográficos.

Lamento dizer que no mercado fotográfico parece não haver muito espaço para promoções atualmente. O problema é que praticamente tudo o que consumimos nessa categoria é fabricado no exterior e o Dólar não está dando trégua.

Além disso os fabricantes de câmera reajustaram seus preços para compensar a queda de lucro causada pela retração do mercado, algo que já acontece há alguns anos.

Novos preços e poucos descontos

Essa estratégia tem sido tão eficiente que a Nikon acaba de anunciar um aumento no seu lucro líquido mesmo com uma diminuição das vendas.

As câmeras Mirrorless de marcas como Canon e Nikon por serem relativamente novas no mercado já foram colocadas à venda em novas categorias de preço.

O mercado se reajustou, e mesmo o preço da câmeras usadas como as tradicionais DSLR (com espelho) sofreu um belo aumento. Para quem tem memória dos preços de alguns poucos anos atrás esses novos valores parecem absurdos.

As câmeras Mirrorless já estão sendo lançadas em uma nova faixa de preço

Bom, e a Black Friday 2022 e essa situação?

Onde e como comprar

Mesmo no exterior, não espere grandes promoções. Talvez até haja uma boa redução de preços, mas só em determinados varejistas e em lotes reduzidos de alguns produtos. É preciso ficar atento aos sites de venda online e ter muita noção dos custos de transporte e impostos, senão você pode levar um belo susto.

Viajar para o exterior para fazer compras ainda é a melhor alternativa, dependendo do seu destino.

Um detalhe interessante, que foi relatado por alguns YouTubers especializados em compras, é que o comércio físico nos Estados Unidos anda muito desabastecido. Como no Brasil, tudo tem que ser encomendado ou comprado diretamente das lojas online. Parece que o comércio “real”, aquele em que podíamos ir, ver, comprar e levar o produto na hora, está com os dias contados, pelo menos nas grandes cidades.

Esses mesmos Youtubers tem notado também que esse não é o caso do Paraguai, tradicional destino de compras para brasileiros. Muitas lojas especializadas tem grande quantidade de câmeras e lentes de várias marcas à venda, como nos velhos tempos de algumas lojas nacionais. Chega a dar água na boca, hehehe.

Já no Brasil o movimento do mercado parece ser de estabilidade de preços. Mesmo utilizando slogans de Black Friday 2022 e anunciando promoções é bom esperar por queda de preços apenas em alguns itens mais baratos e menos tecnológicos, como rebatedores, capas, e outros acessórios.

Black Friday

O que fazer?

Como sempre, pesquise muito. Se você já tem interesse em comprar algum tipo de equipamento fotográfico comece a pesquisar já. É preciso saber qual o preço original, qual o preço em Reais, qual a disponibilidade do produto e em que mercado ele pode ser encontrado.

Chega a ser muito chato fazer isso. Sei que alguns comerciantes nacionais aceitam encomendas de produtos específicos, o que dependendo do preço pode ser uma boa opção.

E se você tem dificuldades com o inglês precisa ter cuidado com alguns detalhes das compras online, incluindo as taxas com o pagamento por cartão de crédito.

Pode ser muito mais econômico fazer uma compra em dólar utilizando uma dessas contas bancárias internacionais, que não cobram IOF e usam o dólar comercial como referência, ao invés do dólar turismo.

Mas o mar não está para peixe então é bom tomar cuidado com a Black Friday 2022. Acho que a última vez que eu comprei uma câmera com um preço vantajoso no Black Friday foi em 2014. Depois disso nunca mais… Vamos ver como vai ser nesse ano!!!

Deixe uma resposta