Câmeras

Zeiss lança câmera Fullframe com Adobe Lightroom embutido

Por essa nem eu esperava! A histórica Zeiss, empresa Alemã fundada em 1846, acaba de anunciar sua primeira câmera digital. E para surpresa de todo o mundo a câmera vai rodar o sistema Android com suporte ao Adobe Lightroom.

Isso significa que você vai poder fotografar, editar e compartilhar suas imagens diretamente na câmera.

Parece que a nova Zeiss ZX1 vem para concorrer de verdade no mercado fotográfico, pois tem sensor Fullframe de 37,4 Megapixels, objetiva Distagon fixa de 35mm e abertura f/2, tela sensível ao toque de 4.3″ polegadas (um recorde) com 1280×720 pixels (mais um recorde).

Zeiss

Como a ZX1 seria uma câmera Mirrorless de objetiva fixa (por quê compacta ela não é…) vem também com visor eletrônico (EFV) de 1920×1080 pixels e magnificação de 0,74 vezes.

A lente embutida na ZX1 oferece uma distância mínima de foco de 30cm, sendo composta por 8 elementos ópticos agrupados em 5 grupos.

A Zeiss anunciou também que o sensor foi projetado pela própria empresa para funcionar em perfeita harmonia com essa objetiva. Curiosamente, ou assustadoramente, a câmera não tem nenhum tipo de recurso de redução de vibração de imagem na lente (OIS) ou no sensor (IBIS).

Outra notícia interessante é que a Zeiss fez uma parceria com a Adobe de modo a que a câmera, através do sistema Android, pudesse oferecer o Adobe Photoshop Lightroom CC completo funcionando na ZX1.

Zeiss
Tela de edição de imagem com Adobe Lightroom embutido

Outra curiosidade, ou temeridade, é que a Zx1 vem com 512 GB de memória interna, mas não tem slot de memória externa. A empresa afirma que a memória interna pode armazenar aproximadamente 6.800 arquivos em Raw no formato DNG ou 50.000 arquivos em JPEG). A descarga das imagens para um computador ou HD externo pode ser feito por USB.

Uma curiosa câmera Zeiss

Eu fiquei muito curioso para entender como foi que a Zeiss, depois de tanto tempo, resolveu entrar no mercado de câmeras digitais e ainda por cima oferecer um produto tão diferente.

Jörg Schmitz, chefe do grupo de negócios para consumo da ZEISS, tenta explicar as escolhas feitas pela empresa: “Sabemos que estamos explorando novas formas e abordando inicialmente um grupo-alvo especial com a ZEISS ZX1. Com nosso conceito, estamos nos concentrando em criativos ambiciosos e profissionais que desejam produzir suas experiências fotográficas de forma rápida e eficiente e inspirar o maior número de pessoas na Internet. Isso requer um fluxo de trabalho simplificado, além de recursos de ponta. É exatamente isso que o conceito da ZEISS ZX1 oferece ”, explica.

Sei lá, acho que estou ficando velho…

Zeiss
O design da nova Zeiss ZX1 é no mínimo curioso

A nova ZEISS ZX1 estará disponível para venda no início de 2019 e ainda não tem preço definido, então não dá para saber ao certo a quem se destina.

De qualquer maneira nesse meio tempo deveremos ver os primeiros testes e avaliações feitos pelos analistas internacionais. Quero só ver a qualidade de imagem da nova câmera…

O canal da Zeiss no Youtube publicou um vídeo promocional da nova câmera. Nele podemos ver que a tela “touch” traseira funciona como um “touch pad” quando utilizamos o Visor Eletrônico.

Outra coisa importante é que dá para ver que o funcionamento da câmera é bem rápido. Será que é apenas efeito especial ou a câmera filmada é o produto final?

Você decide, hehehe.

Deixe uma resposta