CâmerasNotícias

Panasonic e Sigma adotam Leica L-Mount em novas câmeras

Um acordo estratégico envolvendo Panasonic e Sigma promete alterar a situação da Leica L-Mount, montagem de lentes intercambiáveis lançada inicialmente em 2014 junto com a câmera Mirrorless Leica T.

Após sua introdução a Leica L-Mount continuou a ser desenvolvida, mas foi apenas utilizada nas câmeras da própria Leica.

Agora um acordo estratégico entre Leica, Panasonic e Sigma promete alterar essa situação. O acordo permitirá que Panasonic e Sigma usem a “L-Mount” da empresa Alemã em seus próprios projetos de câmeras e lentes.

A notícia foi divulgada pelo site Mirrorlessrumors.com mesmo antes do anúncio oficial.

É bom lembrar que uma montagem de lentes intercambiáveis (Lens Mount) nada mais é do que um padrão usado por um determinado fabricante para projetar e equipar suas câmeras fotográficas com objetivas específicas para seus produtos.

Outra coisa importante a se notar é que esse acordo está sendo feito com a Panasonic num momento em que a empresa Japonesa acaba de anunciar que irá produzir câmeras Mirrorless do tipo Fullframe, entrando assim na disputa por esse novo mercado.

Leica L-Mount
lentes da Leica atualmente disponíveis na Montagem L

O diâmetro da montagem L tem 51,6 milímetros e isso a torna adequada tanto para câmaras com sensor APS-C, caso da Leica T, como câmeras com sensor Fullframe. Apenas esse fator já explicaria o interesse da Panasonic na “L-Mount”, pois para desenvolver uma montagem de lentes próprias para câmeras Fullframe seria necessário uma escala de mercado que talvez a empresa não tenha.

Além disso, a distância de apenas 20 milímetros entre a objetiva e o sensor da câmera da “L-mount” permite que as lentes sejam mais compactas, o que é particularmente útil no desenvolvimento de objetivas para câmeras de menores dimensões.

Como o mercado está apostando em câmeras Mirrorless mais portáteis mesmo com sensor grande, essa é uma vantagem.

Outro detalhe interessante é que no Press Release divulgado pelo consórcio, a Sigma anuncia que também irá desenvolver câmeras do tipo Mirrorless utilizando a Montagem L. Essa foi uma surpresa, pois a Sigma é mais conhecida pelas lentes que fabrica para outras montagens do que por suas câmeras. Eu mesmo nunca vi uma câmera Sigma de perto, hehehe.

Leica L-Mount
Leica SL, câmera Mirrorless Fullframe que usa a Montagem L de lentes

 

A Leica L-Mount atualmente

Atualmente a Leica utiliza a “L-Mount” nas sua câmeras da linha SL com sensor Fullframe e nas câmeras CL, TL2 e TL, com sensor APS-C, e as críticas tem sido favoráveis ao comportamento de suas lentes. Além disso a própria empresa alemã produz um adaptador que permite o uso de cerca de 120 tipos diferentes de lentes Leica-M tradicionais em suas câmeras Mirrorless com sensor APS-C.

Imagino que seja possível produzir adaptadores também para câmeras Mirrorless Fulframe com essa montagem. Isso tornaria as futuras câmeras da Panasonic e Sigma muito atraentes.

Só para constar, essas são atualmente as lentes “L-Mount” produzidas pela Leica:

  • Leica Vario-Elmar TL 11-23mm f/3.5-4.5 ASPH
  • Leica Vario-Elmar SL 16-35mm f/3.5-4.5 ASPH
  • Leica Vario-Elmar TL 18-56mm f/3.5-5.6 ASPH
  • Leica APO-Vario-Elmar TL 55-135mm f/3.5-5.6 ASPH
  • Leica Elmarit 18mm f/2.8 TL ASPH
  • Leica Summicron 23mm f/2 TL ASPH
  • Leica Summilux 50mm f/1.4 SL ASPH
  • Leica Summilux 35mm f/1.4 TL ASPH 2
  • Leica 60mm f/2.8 TL APO-Macro-Elmarit ASPH
  • Leica 75mm f/2 SL APO-Summicron ASPH
  • Leica 90mm f/2 SL APO-Summicron ASPH
  • Leica Vario-Elmarit 24-90mm f/2.8-4 SL ASPH
  • Leica Vario-Elmarit 90-280mm f/2.8-4 SL APO

Com o novo acordo é de se esperar que Panasonic e Sigma lancem, além de câmeras, novas lentes complementares (e mais baratas?).

Enfim, vamos esperar pelo lançamento oficial da aliança, que deverá acontecer nos próximos dias durante a Photokina 2018. O futuro promete…

2 thoughts on “Panasonic e Sigma adotam Leica L-Mount em novas câmeras

Deixe uma resposta