Notícias

Adobe lança Lightroom CC 2.0

O Lightroom sempre foi o software mais usado pelos fotógrafos para organizar e editar suas imagens. Agora a Adobe lança a edição 2.0 do Lightroom CC, a versão do programa baseada na “nuvem”. A empresa também atualizou a versão baseada no PC, o Lightroom Classic CC agora na versão 8.0.

Bem, de qualquer maneira a Adobe está apostando suas fichas na versão mais integrada ao sistema Creative Cloud do LIghtroom CC (a versão “nas nuvens”…) então que tal dar uma olhada nas novidades?

E se você não sabe para que o Lightroom serve, veja o artigo que escrevi anteriormente sobre o assunto.

 

Maior integração

Apesar de poder utilizar arquivos armazenados localmente no seu computador, o Lightroom CC 2.0 envia todas as suas imagens para o Creative Cloud da Adobe por padrão. Haja banda larga!

Só para descomplicar, o Creative Cloud é um serviço da Adobe que disponibiliza aos assinantes o uso de softwares da área criativa, como o Photoshop e o Lightroom, além de armazenamento de arquivos em servidores remotos (cloud ou nuvem) e outras facilidades.

Lightroom
O Lightroom CC 2.0 pode ser usado em várias plataformas

Agora no LIghtroom CC 2.0 até mesmo arquivos RAW são enviados para o armazenamento do Creative Cloud, possibilitando a sincronização dessas imagens também com as versões Lightroom para tablets e smartphones.

A ideia que está por trás é a de que uma boa parte do esforço de processamento na edição de uma imagem seja feita nos servidores da Adobe e não no seu computador. Isso possibilitaria o uso de hardware menos potente e de uma edição “móvel” mais eficiente. Será?

 

Reconhecimento facial

Uma nova função chamada People View permite que a sua biblioteca de imagens seja indexada e analisada através dos servidores da Adobe com muito mais eficiência. A função apresentaria resultados de busca por retratos de pessoas de maneira mais consistente do que se o processamento fosse feito no seu próprio computador.

Lightroom
Tela do novo recurso People View

Os resultados são apresentados na categoria Minhas Fotos >Pessoas.

Os rostos das pessoas são marcados com círculos vermelhos e podem ser identificados por nome e contato, dados que a Adobe diz que não são indexados em seus servidores.

 

Busca aprimorada

O Lightroom CC 2.0 apresenta agora na barra de busca possíveis correspondências dos metadados da câmera, incluindo o modelo do equipamento utilizado, tipo de lente e dados de exposição.

O sistema de busca funciona por etapas, sendo que ao digitar uma referência (como pôr do sol) a próxima referência refina a pesquisa (praia), e assim por diante. O sistema não tem “busca lógica”, do tipo “E/OU/NÃO”, o que é estranho, e também não exibe pessoas identificadas na função People View, o que é mais estranho ainda. Para isso é preciso usar um outro filtro específico para pessoas.

Para piorar a situação se você estiver desconectado da internet o campo de pesquisa não funciona. Como a indexação é feita nos servidores da Adobe apenas as opções de filtro do que já foi pesquisado funciona de maneira off-line.

Caso você esteja conectado mas tenha desligado o recurso de sincronização on line, a pesquisa não vai indexar fotos que você tenha importado e que ainda não tenham sido enviadas para a Creative Cloud.

 

Aba de Compartilhamento

Uma função do Lightroom CC 2.0 permite que você veja e edite suas imagens através de um navegador de internet no endereço lightroom.adobe.com.

O sistema permite também que, através da Aba de Compartilhamento, o endereço lightroom.adobe.com compartilhe albuns ou fotos individuais com quem você desejar, não sendo necessário enviar o arquivo inteiro para o destinatário.

Esse não é exatamente um recurso revolucionário mas para quem envia muitas imagens para clientes, amigos e familiares, pode ser uma ajuda na economia de banda de internet.

 

Considerações sobre o Lightroom CC 2.0

O Lightroom CC 2.0 não é exatamente uma ideia tão revolucionária assim. O antigo iPhoto que vinha com todos os MACs já tinha funcionalidades como o compartilhamento de imagens através de um site. Esse DNA é tão forte que o Lightroom CC 2.0 vem agora com uma ferramenta de migração de bibliotecas de imagem do software Apple Photos, o sucessor atual do iPhoto.

Lightroom
Tela do Lightroom CC 2.0

A adobe deve estar apostando que para o usuário da Apple, o Lightroom CC 2.0 vai fazer sentido.

No caso do usuário brasileiro é preciso levar em conta que nossa internet no geral não é das melhores, e que o custo da internet móvel (coisa que o Lightroom CC 2.0 foca) é alto.

Sinceramente não sei dizer quanto de Banda Larga seria necessário para manter e editar todas as minhas fotos na nuvem.

A conta Creative Cloud dedicada apenas ao Lightroom CC conta com 1 Terabyte de armazenamento, o que é bastante. No entanto o tipo de conta mais vantajosa, que inclui o Photoshop, tem apenas 20GB de armazenamento de arquivos, o que não é nada.

Como muita gente prefere esse tipo de conta, a internet está cheia de casos de usuários desavisados que estouram essa cota de armazenamento de 20GB. Além disso eles não conseguem achar um meio de apagar arquivos antigos para conseguir mais espaço, pois o sistema não tem uma interface muito intuitiva. Até é possível comprar mais espaço de armazenamento no Creative Cloud, mas aí a coisa não tem mais fim.

E eu sou contra esse negócio de apagar arquivos na nuvem, hehehe, pois é para manter em segurança nossos registros que ela existe, ué…

Bom, por enquanto é saber se o Lightroom CC 2.0 vai pegar. Por aqui, ainda tenho minhas dúvidas.

One thought on “Adobe lança Lightroom CC 2.0

Deixe uma resposta