Notícias

Photokina 2019 foi adiada para 2020

Pois é, a próxima Photokina, maior feira mundial de equipamentos fotográficos, teve sua data adiada para 2020. Vamos explicar a situação…

Até 2018 a feira Alemã era bianual, ou seja, ocorria a cada dois anos sempre em setembro. Isso acontecia por vários motivos, entre eles a duração do ciclo de lançamentos dos fabricantes de câmeras e acessórios, que não era tão dinâmico assim.

Com o início da “Guerra das Mirrorless”, ou seja, a substituição em grande escala da tecnologia Reflex pelas câmeras sem espelho, esse ciclo diminuiu.

Para não ver sua importância abalada pelos outros eventos anuais, como a feira Japonesa CP+ e a Americana NAB, a Photokina resolveu já em 2017 virar anual em 2019.

Além disso ela ocorreria em maio, exatamente entre a CP+ (março) e a NAB (abril), tornando-se assim, digamos, uma feira mais Européia e anunciando os mesmos lançamentos.

Photokina
Stand da Canon na Photokina 2018

A estratégia da Photokina

Bom, eu havia pensado que manter a feira de 2018 em setembro para logo em seguida produzir a mesma feira em maio de 2019 era muito arriscado.

Percebi que a Canon “meio quê” escondeu alguns de seus lançamentos de câmeras Mirrorless mais avançadas para esse período, mas agora a coisa mudou de figura. Se você quer saber mais sobre o assunto leia este artigo que publiquei anteriormente.

Segundo a Associação da Indústria Fotográfica Alemã (PIV) e a Koelnmesse, a organizadora do evento, a Photokina 2019 foi adiada por um ano. O próximo evento ocorrerá entre 27 e 30 de maio de 2020, no mesmo pavilhão de exposições na cidade de Colônia, na Alemanha.

A organização do evento publicou que “A decisão de adiar o início do ciclo anual em um ano destina-se a dar a todos os participantes a oportunidade de desenvolver ainda mais o novo conceito da Photokina e explorar novos grupos-alvo entre expositores e visitantes, a fim de aumentar o status da feira como uma plataforma global para a indústria de fotografia e imagem”.

Ou seja, não ia dar mesmo, hehehe.

lançamentos da Photokina 2018

A reação do público

As reações ao anúncio, em sua maioria, não foram de desapontamento. Uma boa parte dos comentários fala da falência do conceito de “trade fair”, e de que no mundo fotográfico o comércio on-line já tomou as rédeas do processo de divulgação e comunicação entre fabricantes e consumidores.

É bom lembrar, no entanto, que muitos fotógrafos (em especial os amadores entusiastas) usam essas feiras como pretexto para viagens de turismo. Eu mesmo, se não tivesse pânico da Classe Econômica, já teria viajado o mundo atrás de câmeras e fotografias de paisagens distantes.

Enfim, se você já estava pensando em passar o mês de maio na Alemanha, espere por 2020. Garanto que até lá o número de lançamentos será muito maior.

One thought on “Photokina 2019 foi adiada para 2020

Deixe uma resposta