CâmerasNotícias

Canon registra patente de nova montagem de lentes

Montagem de lentes é um termo que significa qual é o formato e tipo do encaixe de uma lente intercambiável em uma câmera fotográfica ou de vídeo.

Simples né? Nem tanto, pois cada fabricante tem as vezes mais do que um tipo de “lens mount”, e agora a Canon inventou mais uma. A empresa japonesa acaba de fazer o pedido de uma patente para um novo design de montagem de lentes de câmera semelhante às suas montagens atuais, a EF e EF-M.

montagem de lentes
Novo esquema de montagem de lentes da Canon

A notícia foi dada pelo site Canonrumors.com e pelo visto os rumores sobre a empresa estar desenvolvendo uma linha de câmera Mirrorless com sensor Fullframe são para valer. Por quê a empresa desenvolveria uma nova linha de lentes se não fosse para usar em uma nova linha de câmeras?



Segundo o texto do registro da patente a nova montagem da lente parece ser capaz de lidar tanto com lentes mais antigas quanto as mais novas dos formatos atuais da Canon. Parece que a empresa tem como objetivo criar uma montagem de lentes híbrida, capaz de lidar tanto com as lentes já existentes do tipo EOS-M (seu atual formato Mirrorless com sensor APS-C) e EOS EF (para DSLRs).

montagem de lentes
Comparação entre as montagens Canon existentes atualmente

Se você quer mais detalhes técnicos, ao que parece a comunicação entre a câmera e a lente nesse nessa nova montagem usa um sistema serial síncrono (isso é que é nome chique!). Esse sistema escolhe a velocidade de comunicação ideal com a qual um tipo mais antigo de lente intercambiável possa se comunicar.

Quando a lente equipada é mais moderna e veloz, o sistema muda para uma velocidade de comunicação mais rápida, permitindo assim que lentes mais novas sejam utilizadas com toda eficiência possível.



Para que projetar algo assim se não for para beneficiar os proprietários de lentes Canon com Auto Foco mais antigas?

Outro detalhe interessante é que a nova montagem de lentes registrada pela Canon possui apenas 7 contatos eletrônicos em seu corpo, enquanto as atuais montagens EF-M e EF possuem 9 e 8 contatos respectivamente.

montagem de lentes
Conexão por 8 contatos na linha EF atual da Canon

Acho que esse é mais um indício de um projeto voltado para a compatibilidade.

Não fique com medo, os rumores sobre uma nova linha profissional de câmeras Mirrorless Fulframe da Canon estão a toda, mas pelo jeito a empresa não vai fazer você jogar fora sua coleção de lentes antigas, hehehe.