Notícias

Revista Shutterbug encerra publicação em papel

Agora é a revista Shutterbug, uma publicação especializada em fotografia do mercado americano, que deixa de ser impressa em papel.

Na realidade a revista que existe há 45 anos anunciou que irá focar seus esforços em ampliar sua audiência como uma publicação somente on-line.

Segundo o “press release” divulgado pela revista, “A revista Shutterbug teve uma grande carreira, mas o panorama da mídia mudou drasticamente nas últimas 4 décadas, e achamos que agora era a hora da Shutterbug se tornar uma publicação dinâmica, apenas na Web”.

Shutterbug-magazine
Interior da edição de Junho de 2018 da Revista Shutterbug

Ainda segundo o editor chefe da revista, Dan Havlik, “O site Shutterbug.com cresceu dramaticamente nos últimos anos com tráfego recorde e expandiu seu alcance para fotógrafos do mundo todo. Agora podemos dedicar todos os nossos recursos para aumentar ainda mais nossa presença online e expandir nossos canais de vídeo, mídia social, dispositivos móveis e comércio eletrônico ”.



Pois é, o que Dan Havik está dizendo na realidade é que o panorama da mídia americana simplesmente não pode mais sustentar uma publicação impressa na área de fotografia.

A AVTech Media Americas Inc, editora da revista, anunciou que além de continuar publicando artigos sobre fotografia, tutoriais em vídeo, reportagens e análises de equipamentos de câmera na web, o site Shutterbug.com oferecerá galerias de fotos onde os leitores poderão compartilhar e comentar suas imagens.

Shutterbug-magazine
Capa da edição de Junho de 2018 da revista, última a ser impressa

Outro plano é o de adicionar ao site uma loja on-line onde os visitantes poderão comprar câmeras, lentes, software e acessórios para fotos, além de produtos com a marca Shutterbug, como camisetas e bolsas para câmeras.

As reações sobre o assunto são variadas nos fóruns de comentários online sobre fotografia, mas na realidade apenas os mais velhos tem lamentado o desaparecimento das revistas impressas.

Alguns desses comentaristas lembram-se de quando a revista começou, e de que ela era praticamente apenas um jornal de classificados. Outros falam sobre a impossibilidade de uma revista impressa concorrer com o mundo online pois quando chega às bancas as notícias já se tornaram velhas.

Um consenso entre todas as opiniões correntes é o de que do ponto de vista econômico se tornou impossível manter uma revista impressa. Os custos e a logística de distribuição se tornaram proibitivos ou não permitem que haja lucro, o que aliado ao desinteresse do público voltado totalmente para a informação on-line, inviabiliza o negócio.

Eu tenho minhas dúvidas se a Shutterbug.com vai se manter viva nesse outro modelo de negócios. A concorrência no mercado americano e mundial de informação sobre fotografia é grande, e essa coisa de se tornar também um loja on-line pode bater no problema da falta de experiência da editora no comércio varejista.

Shutterbug-magazine
Site da revista Shutterbug com o anúncio do encerramento da publicação em papel

Talvez o modelo de negócios que a Shutterbug esteja perseguindo seja a do Dpreview.com, que começou como um site independente sobre fotografia e foi comprado há muitos anos pela Amazon.com. Apesar de independente, a Dpreview sempre tem um link do produto divulgado para o site da Amazon, fazendo a ponte entre a mídia e o anunciante de maneira direta. E a Amazon é a Amazon, né?



Para ser sincero e apesar de te-la todo mês disponível para leitura, eu não me interessava mais tanto pela revista Shutterbug.

Então, dando uma de Spock, só posso desejar uma “vida longa e próspera” para a marca e torcer para que o novo projeto dê certo…

Veja também o artigo que fiz quando a revista Popular Photography americana encerrou sua publicação, no ano passado.

One thought on “Revista Shutterbug encerra publicação em papel

Fechado para comentários.