Notícias

Estudo mostra importância do Fotojornalista

Uma pesquisa recentemente divulgada mostra que quando um jornal troca o trabalho do fotojornalista pelo de fotógrafos amadores ou leitores a qualidade das imagens cai.

E qual a surpresa, afinal de contas um jornalista especializado em fotografia (ou vice e versa) deveria ter claramente mais condições de produzir imagens de alto valor estético e de informação, certo?

A importância da pesquisa realizada por Tara Mortensen e Peter Gade, professores das Universidades da Carolina do Sul e de Oklahoma respectivamente é que agora essa hipótese sobre o trabalho do fotojornalista pode ser quantificada.

Fotojornalista
O campo de trabalho do fotojornalismo ia das notícias locais até aos trabalhos mais remotos

O estudo foi publicado com o nome de “O fotojornalismo importa? Conteúdo e apresentação de imagens noticiosas no Times Herald-Record de Middletown (NY) antes e depois das dispensas da equipe de fotojornalismo” e estuda o caso de jornal que em 2013 dispensou todos os seus fotojornalistas e começou a publicar imagens de amadores e leitores do jornal para ilustrar as notícias. Veja aqui a publicação do artigo em inglês.

A pesquisa e o Fotojornalista

Na pesquisa, das 488 fotos creditadas a profissionais e 409 creditadas a não profissionais, foram analisadas as questões sobre o nível de informação, o apelo gráfico, o apelo emocional e a conexão das imagens com o leitor.

Em suas conclusões os pesquisadores disseram que “Imagens profissionais capturaram significativamente mais elementos do fotojornalismo do que não-profissionais, incluindo emoção, ação, conflito e apelo gráfico. Imagens profissionais foram apresentadas de forma maior e mais proeminentemente.”

Segundo o site Petapixel.com, algumas das publicações Norte Americanas que demitiram muitos (ou mesmo todos) os seus fotojornalistas na década passada incluem a CNN, o NY Daily News (veja o artigo sobre o assunto aqui), a Sports Illustrated e o Chicago Sun-Times.

Fotojornalista
A forma de receber notícias mudou muito e com isso o trabalho do Fotojornalista

Algumas considerações…

É bom lembrar que no Brasil também ocorreu um movimento semelhante quando algumas empresas de mídia começaram a estimular seus leitores a enviar imagens de acontecimentos locais onde seria difícil ter a presença de jornalistas.

Esse movimento está muito bem estabelecido e parece que veio para ficar, principalmente na situação financeira complicada que essas empresas vivem atualmente.

Existem alguns lugares onde esse processo está se dando de maneira diferente como na China, mas se você está pensando em investir na carreira de fotojornalista, é bom pensar duas vezes. Aliás tenho uma amiga jornalista que diz que o jornalismo em geral, como carreira, acabou…

Será? Quem viver, verá, hehehe.

Deixe uma resposta