Exclusivo

Pequeno dicionário de termos fotográficos para leigos

Faz tempo que percebi que meus leitores gostam quando falo de maneira simples ou traduzo coisas complexas de um jeito casual. Bem, é que eu sou antes de tudo um professor, e sei das dificuldades de compreensão que a maior parte da população tem.

Foi por isso que resolvi fazer um breve glossário de termos fotográficos explicando cada assunto do meu jeito, de maneira simples e até mesmo divertida. Muitos leitores, principalmente no meio acadêmico, vão me criticar mas este artigo foi pensado em você que não fala inglês fluentemente nem tem genes japoneses, hehehe.

dicionário

Este é um dicionário em construção e ainda contém pouca informação, mas todos os dias um verbete novo será adicionado, então visite sempre para conhecer as atualizações.

Câmeras

Câmera DSLR: A sigla DSLR significa Digital Single Lens Reflex ou Digital Reflex de lente única.
É um tipo de câmera fotográfica digital que utiliza um sistema de espelhos para desviar a luz que passa pela lente para um visor, onde a imagem pode ser composta pelo fotógrafo. Ao acionar o disparador o espelho se levanta deixando a passagem da luz livre para atingir o sensor digital. O equipamento utiliza normalmente lentes intercambiáveis. Veja aqui mais artigos sobre o assunto.

Câmera SLR: A sigla significa Single Lens Reflex ou Reflex de lente única. É um tipo de câmera fotográfica analógica, para filmes fotográficos, que utiliza um sistema de espelhos para desviar a luz que passa pela lente para um visor, onde a imagem pode ser composta pelo fotógrafo. Ao acionar o disparador o espelho se levanta deixando a passagem da luz livre para atingir o filme fotográfico. O equipamento utiliza normalmente lentes intercambiáveis. Veja aqui mais artigos sobre o assunto.

Câmera Mirrorless: a palavra Mirrorless significa “sem espelho”. É um tipo de câmera digital onde a luz é captada diretamente pelo sensor, sem o desvio do espelho de uma câmera reflex. O fotógrafo compõe a foto através de uma tela de LCD na parte traseira da câmera ou, principalmente, através de um visor eletrônico de alta resolução e tempo de resposta. O equipamento utiliza normalmente lentes intercambiáveis. Veja aqui mais artigos sobre o assunto.

Câmera compacta digital: equipamento fotográfico de dimensões reduzidas que apresenta objetiva fixada no corpo e variados recursos, que vão das câmeras mais simples até modelos de alta qualidade e sensores digitais de maiores dimensões. Atualmente poucos modelos são oferecidos ao mercado pois sua função, em certos casos, foi substituído pelo uso da câmera dos smartphones. Veja aqui mais artigos sobre o assunto.

Câmeras do tipo Bridge: tipo de câmera que, pelo formato, seria uma ponte (bridge) entre uma câmera compacta e uma DSLR. No Brasil são chamadas de “semi-profissionais”. Normalmente apresentam lentes do tipo Super Zoom fixadas no corpo da câmera. Podem apresentar vários formatos de sensores e resoluções, sendo que alguns equipamentos são de alta qualidade e preço superior. Veja aqui mais artigos sobre o assunto.

Câmeras Instantâneas: são câmeras analógicas ou híbridas que utilizam filmes auto reveladores. A imagem é ampliada diretamente sobre o papel e não há a produção de negativos, nem possibilidade de ampliação fotográfica tradicional. Atualmente os produtores desse sistema estão mais voltados à fotografia recreacional, o que permitiu de certa maneira que a tecnologia sobrevivesse à substituição do filme analógico pela fotografia digital. Veja aqui mais artigos sobre o assunto.

Lentes

Objetivas Fixas: Conhecidas também como lentes do tipo Prime. São lentes de distância focal fixa, ou seja, se comportam sempre com o mesmo ângulo de visão. As mais conhecidas são a lentes 50mm, conhecidas no Brasil como “cinquentinhas”. Normalmente são lentes “luminosas”, ou seja, apresentam grandes aberturas de diafragma como F/2, F/1.8 e F/1.4. Também apresentam, devido ao conjunto ótico mais eficiente, maior nitidez de imagem comparada as lentes zoom, por exemplo. Veja aqui mais artigos sobre o assunto.

Objetivas Zoom: É um equipamento ótico cujo conjunto de lentes se move para produzir uma distância focal variável. Com isso o ângulo de visão pode ser ajustado, aproximando ou afastando os elementos da cena. As mais conhecidas são as chamadas Lentes de Kit (Kit Lens). Essas lentes são normalmente objetivas variáveis que vão dos 18mm aos 55mm de distância focal. Devido ao seu arranjo mais complexo as lentes do tipo Zoom mais acessíveis tem baixa luminosidade e abertura máxima do diafragma também variável, indo de f/3.5 a f/5.6 normalmente. Dependendo do fabricante essa baixa luminosidade pode ser compensada por sistemas de estabilização de imagem, atualmente disponíveis mesmo na lentes Zoom mais baratas. Veja aqui mais artigos sobre o assunto.

Teleobjetivas: conhecidas também como lentes Tele ou Telephoto, são equipamentos com grande distância focal. Essa característica reduz o ângulo de visão de tal forma que ocorre uma aproximação de assuntos distantes da câmera na imagem fotografada. São encontradas tanto na versão fixa (prime) quando com zoom variável, sendo que atualmente muitas dessas lentes contam com estabilização de imagem e grande abertura de diafragma. Dadas as suas características de construção, esse tipo de lente pode apresentar grandes distorções de imagem, portanto é recomendável utilizar apenas as de melhor qualidade em trabalhos profissionais ou críticos. Lentes acima de 75mm já podem ser consideradas Teleobjetivas, sendo que equipamentos de 140, 200 e 300mm de distância focal máxima são os mais comuns no mercado. Veja aqui mais artigos sobre o assunto.

Objetivas Macro: conhecidas também como lentes para Macrofotografia, são objetivas encontradas em várias distâncias focais e voltadas para captar imagens de objetos muito próximos. Esse tipo de lente é projetada para focalizar objetos desde o infinito até uma ampliação máxima de 1:1 ou maior. Isso significa que o tamanho do objeto fotografado no mundo real será o mesmo que o reproduzido pelo sensor ou filme da câmera. Uma lente Macro pode, dependendo de sua qualidade, produzir imagens nítidas e detalhadas de elementos quase microscópicos. Essas objetivas são normalmente encontradas nas distâncias focais de 45 a 65mm, 90 a 105mm e 150 a 200mm. Apesar de algumas lentes do tipo Zoom serem oferecidas com capacidade de Macrofotografia, as melhores lentes desse tipo são as do tipo Fixa (prime). Veja aqui mais artigos sobre o assunto.

Objetivas Grande-angular: são objetivas com distância focal reduzida, o que possibilitada um ângulo de visão muito menor dos que as objetivas conhecidas como normais (50mm). Esse efeito permite que mais elementos de uma determinada cena possam ser incluídos no campo da fotografia. Como em outros tipos de lentes especializadas, também são encontradas grande-angulares tanto na versão fixa (prime) quando com zoom variável. Normalmente lentes abaixo de 35mm já são consideradas lentes do tipo grande-angular, sendo que a maioria se situa entre 10 e 24mm. As lentes entre 8 e 16mm são conhecidas como ultra ou super grande-angulares, sendo que algumas delas são projetadas para produzir o efeito de “Olho de Peixe” (fisheye) nas imagens. A utilização mais comum para esse tipo de lente é a fotografia de Arquitetura, Paisagens ou cenas em que elementos centrais precisam ser valorizados. Veja aqui mais artigos sobre o assunto.

Termos fotográficos

Abertura: esse termo faz referência ao tamanho da abertura do diafragma de uma objetiva fotográfica. As lâminas do diafragma se contraem ou expandem para aumentar ou diminuir a passagem de luz através do orifício formado por elas. O tamanho dessa passagem é calibrado em “paradas” (f/stops) ou pontos fixos numerados, que se convencionou representar como f/1.4, f/1.8 … f/11, f/16 e assim por diante. Apesar de parecer contraditório, quanto menor o valor de “f” maior a exposição da câmera pois o orifício do diafragma será maior. O inverso significa que a exposição será menor pois a passagem de luz também será reduzida. Grandes aberturas do diafragma (f/2.8 para baixo) produzem o famoso efeito de desfoque de fundo, ou Bokeh, muito admirado na fotografia de retratos, por exemplo. As objetivas do tipo zoom podem oferecer abertura de diafragma variável nas objetivas mais acessíveis ou fixa nos equipamentos mais caros e sofisticados. O correto entendimento da função da Abertura do Diafragma é fundamental para uma boa exposição e mesmo composição de uma fotografia. Veja aqui mais artigos sobre o assunto.

2 thoughts on “Pequeno dicionário de termos fotográficos para leigos

Deixe uma resposta