CâmerasNotícias

Melhores câmeras do ano são premiadas pela EISA

A premiação das melhores câmeras do ano feita pela EISA acabou de ser anunciada. A Sony se destacou ao ganhar em 5 categorias da premiação, incluindo as categorias “Câmera do Ano” com sua Sony a7 III e “Câmera Profissional Mirroless do Ano” com a A7R III.

Outro destaque da Sony foi a Cyber-shot RX10 IV, que ganhou a categoria “Melhor Superzoom do Ano”.

A disputa foi acirrada em todos os seguimentos, mas na categoria “sem espelho” outros destaques foram o prêmio para a “Melhor Mirrorless” (no geral) da Fujifilm X-H1, além da Canon EOS M50 que recebeu um novo prêmio de “Best Buy Camera” (melhor compra).

Dentre as câmeras Reflex digitais (com espelho) a D850 da Nikon ganhou o prêimo de “DSLR Profissional do Ano”, enquanto a Canon EOS 6D Mark II conquistou o título de “DSLR do Ano” (no geral).

melhores câmeras do ano
Página dos ganhadores da EISA Awards

A área de video premiou a Panasonic Lumix DC-GH5s como a “Melhor Câmara de Foto e vídeo do Ano”. Na área de smartphones o Huawei P20 Pro com seus sensor de 40 Megapixels ganhou o prêmio de “Melhor Smartphone”.

As lentes projetadas para câmeras da Sony também ganharam prêmios mas as montagens de lente da Canon e Nikon também foram bem contempladas.

E o premio de “Inovação” foi para o flash inteligente Canon Speedlite 470EX-AI.

A EISA, Associação Europeia para Imagem e Som, é uma associação editorial bastante respeitada no continente Europeu, mas a crítica de que a premiação das melhores câmeras do ano é feita sempre antes dos lançamentos de final do mesmo ano faz com muitos se perguntem a que período a premiação se refere, afinal a maioria dos equipamentos premiados foi lançada em 2017.

melhores câmeras do ano
Canon EOS 6D Mark II no EISA Awards

Além disso muitos comentaristas colocaram em dúvida a premiação da Canon EOS 6D Mark II como “DSLR do Ano”. Eu nem vou entrar nesse mérito, mas de alguma maneira as reclamações de Americanos e Asiáticos contra as escolhas da EISA fazem com que realmente a EISA perca muito de sua credibilidade.

Aliás, a EISA me faz lembrar daquela velha imagem que se fazia de associações internacionais de cientistas em filmes de ficção científica da década de 1950. Nesses filmes, quando o alienígena chegava e fazia contato, eram os americanos que tinham que tomar a dianteira dos cientistas politicamente corretos e indecisos para que a Terra não fosse dominada, hehehe.

Os comentários internacionais sobre a premiação da EISA parecem refletir essa mesma visão, ou seja, que importância tem esse prêmio para o consumidor fotográfico? Sei lá…

Para ver todos os equipamentos premiados como melhores câmeras do ano visite a página da EISA Awards.

2 thoughts on “Melhores câmeras do ano são premiadas pela EISA

Deixe uma resposta