celulares e smartphones

A incrível câmera do Smartphone Huawei P30 Pro

O smartphone Huawei P30 Pro acabou de ser lançado e está deixando todo mundo impressionado com suas capacidades fotográficas.

Além disso, para meu espanto, a Huawei anunciou oficialmente que os lançamentos serão vendidos por aqui à partir de Maio. Aí fiquei besta mesmo!!!

E ainda por cima, ao invés da versão P30 (sem o Pro), será lançada por aqui a versão P30 Lite, feita especialmente para o Brasil. Será mais baratinha?

Huawei P30 Pro

Para começar, vejamos alguns aspectos importantes desse lançamento no tocante ao que interessa a nossos leitores: a câmera quadrupla do novo equipamento.

Milagres do Huawei P30 Pro

A primeira coisa que chama a atenção é que o Huawei P30 Pro chega até uma sensibilidade de ISO 409600. É isso mesmo que você leu…

Caso o ruído em altas sensibilidades seja bem controlado, o Huawei P30 Pro será a melhor opção em smartphones para fotografia com baixa iluminação.

Huawei P30 Pro
Conjunto de câmeras traseiras do Huawei P30 Pro

Mas tem mais novidades. Você gosta de Megapixels? Pois bem, veja essas especificações de câmera quadrupla do P30 Pro:

  • câmera principal com sensor de 40 Megapixels e objetiva de 27mm, com abertura f/1.6 e estabilização de imagem OIS;
  • câmera auxiliar com sensor de 20 Megapixels e objetiva de 16mm do tipo ultra-grande-angular com abertura f/2.2;
  • câmera telefoto com sensor de 8 Megapixels e objetiva de 125mm, com abertura f/3.4 e estabilização óptica de imagem OIS;
  • câmera TOF (time-of-flight) para detecção de profundidade e produção de desfoque (bokeh).

Além disso o smartphone conta com uma câmera frontal para Selfies com sensor de 32 Megapixels, cuja profundidade de campo da objetiva não foi divulgada.

Huawei P30 Pro
Sistema de zoom óptico por periscópio embutido do P30 Pro

E tem mais, o Huawei P30 Pro tem um sistema de periscópio que propicia um zoom de 10 vezes na teleobjetiva. O mecanismo cria o espaço necessário para que os elementos da lente possam obter o efeito de aproximação da cena. Além disso um zoom digital pode alcançar até 50 vezes de ampliação da imagem. Segundo a empresa é possível tirar fotos muito próximas e nítidas até da Lua. Será?

Como nos lançamentos anteriores de smartphones da Huawei, a empresa continua sua parceria com a mitológica Leica. Não se sabe exatamente o nível de participação da empresa alemã nos projetos da chinesa Huawei, mas as lentes contam com a marca registrada “Sumilux”.

Huawei P30 Pro
Detalhe explodido do conjunto de lentes Leica do Huawei P30

E não é preciso dizer que o novo smartphone conta com os recursos de Inteligência Artificial e Fotografia Computacional que já haviam estreado no anterior Huawei P20 Pro.

Fotografando no escuro

Segundo o site Petapixel, a Huawei diz que o telefone é capaz de capturar fotos em ambientes com apenas 1 lux de iluminação. Isso é praticamente o escuro total…

Só para se ter uma ideia, o teste de pouca luz que a conhecida DxOMark faz com câmeras convencionais chega no mínimo a 5 lux.

Huawei P30 Pro
Imagem obtida com o P30 Pro segundo a Huawei

Ainda segundo a Huawei tudo isso é possível porquê seu novo sensor de imagem SuperSensing RYYB de 1/1,7 polegadas usa um filtro amarelo no lugar da captação em verde como nos sensores convencionais. Isso faz com que ele possa coletar 40% a mais de luz que os sensores RGB tradicionais usados na concorrência.

Richard Yu, CEO da empresa chinesa, mostrou na apresentação do lançamento do Huawei P30 Pro uma imagem do céu estrelado obtido com longa exposição de 0,85 segundos, abertura f/1.6, e ISO 102400. Quem estava lá disse que nunca viu nada igual…

Huawei P30 Pro
Com sistemas de AI o P30 Pro pode chegar a um zoom de 50 vezes

A DxOMark não só testou o Huawei P30 Pro dando pontuação 112 (a maior já obtida por um smartphone). Também afirmou que o Modo de Desfoque (bokeh) é o melhor que eles já viram.

E para terminar, o smartphone filme em 4k mas não foram divulgadas ainda se as caraterísticas de captação de baixa iluminação funcionam em vídeo também.

O Huawei P30 Pro no mercado

De resto o equipamento é um smartphone Topo de Linha. Tem uma tela de 6,47 polegadas AMOLED com resolução de 2.340 × 1.080 pixels, sistema operacional Android 9.0 Pie e armazenamento nas versões de 128GB, 256GB e 512GB. O processador é um Kirin 980 com 8GB de RAM, e conta com Bluetooth 5.0, conector USB- C, sensor de impressão digital na tela, resistência à água do tipo IP68 e uma bateria de 4.200mAh que não deve deixar ninguém na mão.

Na Europa o Huawei P30 Pro está disponível nas cores azul, branco, âmbar, aurora e preto. Custa à partir de € 999,00 Euros na versão de 128GB, o que é algo como US$ 1.130,00 dólares. Por causa do recente problema da Huawei com o governo dos Estados Unidos em questões de segurança digital é provável que o P30 Pro não seja vendido por lá.

Aqui no Brasil não nos preocupamos tanto com isso… Tem gente que chega a publicar fotos de seu cartão de crédito recentemente adquirido com número e tudo no Instagram. E isso só para comemorar que tem crédito na praça. Pode?

Segundo a Huawei os modelos P30 Pro e P30 Lite estarão a venda em nosso país à partir de Maio. Antes disso haverá um evento onde preços e canais de distribuição deverão ser anunciados.

Huawei P30 Pro
Huawei P30 Pro no acabamento chamado de Aurora

Por enquanto já existe uma página do Huawei P30 Pro em Português do Brasil no site da empresa. Anúncios online veiculados em sites nacionais de grande visibilidade na rede já redirecionam para essa página.

Pois é, agora é esperar para ver o preço desse smartphone que promete revolucionar o mercado. Eu não via nada igual desde os tempos do impressionante e finado Nokia 808 Pureview de 41 Megapixels. Aguardem…

Ainda está curioso? Veja o vídeo de 1:00 minuto que a Huawei publicou sobre o P30 Pro em seu canal no Youtube.

4 thoughts on “A incrível câmera do Smartphone Huawei P30 Pro

Deixe uma resposta