ExclusivoInspire-se

Um bate e volta a Santos com o Huawei P30 Pro

Como alguns de vocês sabem, é meio difícil me tirar de casa. Mas de vez em quando não tem jeito, e esse foi o caso do que deveria ser um rápido bate e volta até a cidade de Santos, litoral de São Paulo.

A visita deveria ser rápida, mas como era um sábado ensolarado logo depois de um temporada de chuvas, demoramos cerca de quatro horas para fazer o “longo” caminho de 90km desde São Paulo.

Huawei P30 Pro
A quantidade de carros na Rodovia dos Imigrantes era enorme, mesmo não sendo feriado.

Graças a Deus e a fotografia digital desenvolvi uma técnica para sobreviver a este tipo de viagem: fotografar tudo o que encontro pelo caminho.

Huawei P30 Pro
Carro quebrado e vendedores ambulantes na fila do pedágio. Eu tinha que deixar a foto em Preto e Branco…

Geralmente levo em viagens uma câmera avançada que possa captar coisas em movimento, com pouca iluminação, ou em condições ruins que o “Insulfim” dos automóveis insiste em propiciar, hehehe.

Huawei P30 Pro
A vista do alto da Serra do Mar estava muito nublada, mas com a imagem em RAW pude recuperar alguma coisa.
Huawei P30 Pro
Nada como um túnel lotado e com o trânsito parado.
Huawei P30 Pro
Só consegui essa foto porquê o trânsito parou num pequeno intervalo entre dois túneis.

Mas desta vez não levei nada além do meu Huawei P30 Pro. Desde que comecei a utilizar esse smartphone parece que perdi a vontade de sair carregado de câmeras e lentes por aí. Mesmo câmeras compactas avançadas, que tem alta qualidade de imagem, perderam um pouco a graça.

Antes que eu me esqueça é bom dizer que não tive patrocínio nenhum da Huawei para fazer esse artigo, nem a viagem. O dia que isso acontecer aqui no Blog, vindo de qualquer fabricante, vou estranhar muito, hehehe!

Huawei P30 Pro
Nada como o alívio de sair da Serra do Mar e encontrar o enorme Mangue…

Fotografando com o Huawei P30 Pro

Voltando ao assunto, não é que a imagem produzida pelo Huawei P30 Pro seja tão maravilhosa assim. O smartphone tem seus problemas, principalmente em relação a cor e um certo desvio para o amarelo, o que pode não agradar algumas pessoas. Também existem dificuldades em controlar certos aspectos mais tradicionais da fotografia e o acesso a seleção da objetiva a ser utilizada.

Porto de Santos
Para nossa surpresa a entrada de Santos estava em obras e tivemos que atravessar todo o porto.
Centro de Santos
E por causa disso acabei fotografando também a histórica estação de trem do centro da cidade…
Centro de Santos
…a Antiga Cadeia Municipal de Santos…

No entanto, o Huawei P30 Pro começou a fazer com que eu sentisse mais confiança em sair por aí com um smartphone e não ficar correndo o risco de que, por falta de qualidade, houvesse perdido “a foto de uma vida”. Você já teve essa sensação ao se deparar com um evento ou cena inesquecível sem estar com a sua melhor câmera? Pois é…

Santos
… e o estranho terminal de barcas, que eu nunca havia visto.

E foi assim que voltei da viagem com centenas (quase um milhar!) de imagens. Algumas estavam horríveis, outras triviais, mas algumas muito boas.

Editando a viagem a Santos

Santos
Vista do calçadão de Santos na Ponta da Praia

Como o sensor da câmera principal do Huawei P30 Pro tem 40 Megapixels (e produz imagens de 40 Megapixels mesmo em RAW), pude cortar e editar muitas das imagens para conseguir a melhor composição.

Aquário de Santos
Peixe no Aquário de Santos. A imagem nem precisou de edição…

Além disso utilizei os filtros de efeitos que estou acostumado para dar um ar diferente, criativo, às imagens. Nem acho que isso fosse muito necessário, mas esse tipo de coisa já faz parte do meu fluxo de trabalho. Fica parecendo que a foto não está acabada se eu não dou uma “colorida” nela.

Huawei P30 Pro
A razão de 3×4 do quadro da imagem do Huawei P30 Pro não é minha preferida mas possibilita captar muitos detalhes da cena.

Sim, eu sei, essa é uma questão mais formal do que conceitual, mas quem disse que eu estava fazendo Arte? (com A maiúsculo).

Uma coisa é certa, eu nunca havia tirado uma foto do pôr-do-sol tão nítida (nem tão amarela) como a que captei com a teleobjetiva do Huawei P30 Pro.

Pôr do sol
Veja o nível de detalhes do barco nessa imagem obtida com a tele objetiva do Huawei P30 Pro.
Por do sol em Santos
Repare, nessa imagem com a câmera principal do Huawei P30 Pro, a distância em que o barco estava.

E fica a pergunta: com iPhones e Galaxys, eu consigo a mesma coisa? Sim, tenho certeza, mas cada smartphone propicia uma experiência diferente. E esteticamente existe também uma diferença. Parece subjetivo, mas não é, e depende de você escolher o que te agrada mais.

Enfim, por enquanto meu novo companheiro de “Street Photography” e viagens curtas é o Huawei P30 Pro.

Neblina na Serra do Mar
Nada como a volta para São Paulo com Neblina na Serra do Mar. Que medo…

Mas com o novo iPhone 11 Pro e o Mi Note 10 Pro (de 108 Megapixels!), quem pode dizer quanto tempo minha parceria vai durar, hehehe. Aguarde para ver…

Deixe uma resposta