Tutoriais

Como colorizar uma foto com perfeição

Colorizar uma foto em Preto e Branco nunca foi uma tarefa muito fácil. Antes da era da imagem digital era comum que fotógrafos pintassem por cima de ampliações fotográficas para criar um daqueles retratos de família que se colocavam nas salas de estar.

Podia até ser algo duvidoso, mas quem nunca viu um retrato desses emoldurado na parede da casa da avó?

Com a imagem digital e o Photoshop a coisa mudou de figura, mas a tarefa nunca foi muito fácil. E os resultados então…

É por isso que um recente tutorial publicado em vídeo pelo canal PiXimperfect chamou a atenção. Nele o simpático apresentador indiano Unmesh Dinda dá uma aula impressionate de como colorizar uma imagem em Preto e Branco com o Photoshop.

colorizar
Comparação entre imagem original em Preto e Branco e foto colorizada no tutorial

Ele usa paletas de cores para simular tons de um rosto à partir de uma outra imagem colorida que apresente áreas de pele. Na prática ele pega um retrato colorido que tenha as mesmas características de iluminação da que queremos colorizar e “copia” esses dados de cor.

Colorizar com cuidado

Além dessas questões Dinda mostra como usar a camada de ajuste Matiz/Saturação junto com o comando “misturar se…” (Blend-If) para aplicar uma cor natural por toda a imagem.

O processo pode parecer complexo à primeira vista mas o resultado é muito bom, talvez o melhor que eu já tenha visto.

colorizar
Still do vídeo com detalhe da tela do Photoshop

Apesar do tutorial estar em inglês é fácil entender o que Unmesh Dinda fala. Basta parar um pouco o vídeo passo a passo para entender o que ele está fazendo.

O vídeo publicado no canal PiXimperfect tem 19:00 minutos e mostra, como sempre, o Photoshop em inglês. Mas basta você lembrar que em Português os comandos estão na mesma posição da tela.

Tente acompanhar, vale a pena! E se você quer saber mais de Photoshop veja o que já publiquei aqui no Blog.

Obs.: O vídeo está em inglês, mas como sempre indicamos você pode ativar as legendas automáticas em Português. Elas podem ser de muita ajuda para quem não domina essa língua. Note porém que alguns termos técnicos não são bem traduzidos.

Deixe uma resposta