celulares e smartphones

iPhone 13 Pro tem módulo de câmera maior

O site iFixit acabou de desmontar um iPhone 13 Pro e descobriu que ele tem o módulo de câmera maior que o do modelo anterior dessa linha de smartphones da Apple.

O que foi descoberto é que o conjunto de câmeras traseiras é muito diferente do apresentado pelo iPhone Pro 12. As especificações do modelo 13 Pro dizem que o sistema de câmera tripla de 12 Megapixels é composto por câmeras ultra grande angular (f/1.8), grande angular (f/1.5) e uma teleobjetiva de 3x (f/2.8), além de um módulo LiDAR. Isso por si só já seria interessante. Mas um detalhe chamou a atenção da equipe do site iFixit: o módulo de câmera é muito maior do que o do modelo anterior. O que isso significaria?

Retirando o bloco de câmeras do iPhone 13 Pro. Não faça isso em casa…

Bom, uma das coisas que foram descobertas é que a Apple adicionou estabilização de imagem em todas as três câmeras do iPhone 13 Pro, em comparação a apenas uma no 12 Pro Max anterior. Isso por si só já melhora em muito as imagens tiradas a partir dessa configuração, principalmente com baixa iluminação ou com a câmera em movimento. É bom lembrar que os smartphones da Apple também utilizam o conceito de fotografia computacional para melhorar imagens nessas situações. Então provavelmente veremos uma aumento de qualidade significativo em fotos obtidas assim.

Bloco de câmera do iPhone 13 Pro (esq) em comparação com o do IPhone 12 Pro (dir)

Além do módulo de câmera maior

Outro detalhe interessante: o site GSMArena está divulgando que os sensores de câmera da série 13 Pro são completamente diferentes dos encontrados no 12 Pro Max. E uma fonte chinesa afirma que todos os três novos modelos vem equipados com o sensor Sony IMX série 7. A câmera principal “seria” equipada com o sensor Sony IMX703. Já a grande angular teria o sensor Sony IMX772 e a telefoto viria com o Sony IMX713. Esses são novos sensores desenvolvidos pela Sony, e que substituem a série 6 que equipava a linha anterior do iPhone além de outros smartphones.

Não se sabe muito ainda sobre esses novos sensores, mas eles devem provavelmente ser um avanço em termos de ruído de imagem e sensibilidade, como sempre.

Bom, de qualquer maneira é bom lembrar que, pelo preço (principalmente no Brasil) os smartphones da Apple precisam mostrar a que vieram. E apresentar câmeras de alta qualidade que substituiriam a necessidade do usuário carregar uma câmera fotográfica tradicional a tiracolo no dia a dia. Esse é sem dúvida um dos alvos da empresa.

Detalhe dos blocos traseiro e frontal de câmeras do IPhone 13 Pro

Um smartphone de peso

E a Apple divulga também que existem sete atualizações importantes no iPhone 13 Pro em relação ao modelo anterior. Dentre elas o iPhone 13 Pro apresenta um chip A15 Bionic com uma nova GPU de 5 núcleos e CPU de 6 núcleos, bem como um Motor Neural de 16 núcleos. Também possui 6 GB de RAM, sendo apresentado em modelos de 128 GB até 1 TB de armazenamento. Também oferece suporte para Sub-6 GHz (e mmWave nos modelos dos EUA), 4×4 MIMO LTE, 2×2 MIMO 802.11ax Wi-Fi 6, Bluetooth 5.0 Ultra Wideband e NFC.

A tela do iPhone 13 Pro é do tipo Super Retina XDR OLED de 6,1 polegadas (2532 x 1170 pixels) e ProMotion, com atualização inteligente de até 120 Hz. O carregamento sem fio é de 15 W e tem certificação IP68 (resistência à água por 30 minutos a 1,5 metro de profundidade).

Ou seja, é um smartphone para durar um bom tempo no mercado e na sua mão, acho…

Quanto à qualidade de imagem conseguida com esse novo módulo de câmera descoberto pelo iFixit, vamos esperar para ver a opinião do público consumidor e dos fotógrafos.

Deixe uma resposta