celulares e smartphones

Câmeras do Galaxy S10 5G e Huawei P30 Pro empatam em teste

Pois é, as câmeras dos smartphones Galaxy S10 5G e Huawei P30 Pro acabaram de ficar empatadas no teste DxOMark, tradicional indicador de qualidade de equipamentos de fotografia.

É bom lembrar também que o modelo da Samsung testado não é o Galaxy S10 padrão. A versão 5G adiciona um sensor Time of Flight (TOF) para ajudar com o desfoque de fundo ao gravar vídeo. Ele incorpora também aplicativos de realidade aumentada. Na realidade, pelo teste da DxO, a versão 5G do Galaxy S10 parece que teve o sistema de câmera bem alterado pela Samsung.

Galaxy S10 5G e Huawei P30
Novo Topo de Linha da Samsung, o Galaxy S10 5G

Eu mesmo fiquei espantado, e para falar a verdade já estou deixando de dar muito crédito à francesa DxO, empresa que mantém esse sistema de testes. Eles anunciaram um novo padrão de testes, mas mesmo assim ainda tenho minha suspeitas.

Voltando ao assunto, o Galaxy S10 5G e Huawei P30 Pro acabaram de pontuar os mesmos 112 pontos no DxOMark.

Esse é um feito histórico, pois nenhuma outra câmera de smartphone havia alcançado essa pontuação. No entanto cada novo lançamento de smartphone tem ultrapassado o recorde anterior. Então fica difícil, né?

De qualquer maneira os dois smartphones não são tão equivalentes assim. Segundo a DxO o smartphone da chinesa Huawei é melhor para fotografia. Seu sistema de zoom óptico com ampliação de 5 vezes garantiu essa vantagem. Já para vídeos e para selfies o smartphone da Samsung é o claro vencedor.

Huawei P30 Pro
Conjunto de câmeras traseiras do Huawei P30 Pro

Galaxy S10 5G e Huawei P30 Pro

Bom, essa informação ajuda um pouco mais a entender o foco de desenvolvimento do produto por parte da Huawei e da Samsung. Segundo o site Petapixel.com, é bom lembrar também que o Galaxy S10 5G é o primeiro smartphone a bater a casa dos 100 pontos no teste de vídeo da DxOMark.

A DxO explicou que a Samsung modificou o modo de gravação de vídeo padrão para a resolução 4K, o que ajuda a melhorar as pontuações quanto a textura, ruído e artefato de imagem no Galaxy S10 5G. Segundo eles a pontuação desse smartphone também ficou maior porquê a forma usada nele para fotografar retratos aprimorados com desfoque de fundo ajuda a reduzir a distorção causada pelo disparo à uma distância focal curta.

Ainda segundo a DxO, ““No geral, o Galaxy S10 5G tem desempenho um pouco melhor do que o excelente S10 + em nossos testes. A escolha da Samsung pela resolução 4K como padrão para vídeo, além da mudança que permite usar a câmera telefoto para efeitos de desfoque no modo retrato, dá à versão 5G um pico de pontuação de 3 pontos e a coloca no topo de todos os nossos dispositivos móveis testados.”

Então, o negócio é o seguinte: se você precisa de selfies e vídeos impecáveis, compre um Samsung Galaxy S10 5G. Se você precisa de fotografia tradicional e que possa substituir até mesmo uma câmera dedicada quanto ao zoom, compre o Huawei P30 Pro.

Huawei P30 Pro vs Galaxy S10+

Eu particularmente acho que com o preço que essas smartphones vão chegar ao mercado por aqui dá pra comprar uma câmera Full Frame!!!

E se você quer conhecer mais do Huawei P30 Pro veja o artigo que publiquei. Quanto ao Galaxy S10 5G você vai ter que esperar um pouco eu me animar para falar do novo lançamento da Samsung. Mas eu aviso, viu?

Ah, mas publiquei também um artigo comparando o Huawei P30 Pro e o Galaxy S10+. Não é o mesmo smartphone, mas pode ajudar…

Deixe uma resposta