Câmeras

Canon lança câmeras com impressora embutida

A Canon acabou de lançar uma linha de câmeras compactas com uma impressora fotográfica embutida.

As novas câmeras Canon Zoemini S e Canon Zoemini C (Europa) ou IVY CLIQ e CLIQ+ (Estados Unidos) são baseadas na linha Zoemini de impressoras fotográficas com tecnologia Zinc. Essas impressoras portáteis atualmente são comercializadas pela Canon apenas na Europa. Já as novas câmeras parecem que vão ter distribuição global.

câmeras com impressora
Câmeras na nova linha Zoemini da Canon com impressora embutida

As diferenças entre as câmeras são poucas, mas fundamentais.

Canon Zoemini S / IVY CLIQ+

A Canon Zoemini S ou IVY CLIQ+, dependendo do mercado de venda, é uma câmera com sensor de 8 Megapixels com armazenamento em cartão Micro SD. A objetiva de 25.4 mm com abertura f/2.2 é fixa, sem zoom. A câmera pode focalizar um assunto desde 30cm até o infinito e tem sensibilidade ISO entre 100-1600.

Um detalhe importante desse modelo é que a objetiva é envolvida por um espelho e cercada por oito luzes LED embutidas. O sistema ajuda o usuário a fazer selfies bem enquadradas e iluminadas.

câmeras com impressora
Vistas frontal e superior da Canon Zoemini S

Além disso a câmera utiliza conectividade por WiFi e Bluetooth para compartilhar imagens com smartphones e ser controlada pelo aplicativo Canon Remote Shutter (controle remoto).

Sua impressora funciona por LEDs e tem 314 x 600 dpi de resolução. Utiliza papel fotográfico do tipo Zink. A bateria de 700mAh é carregada em 2 horas através da porta USB.

A Canon Zoemini S ou CLIQ+ pesa apenas 188 gramas e está disponível nos acabamentos de cor Preto Fosco, Pérola, Branco e Ouro Rosado.

Um detalhe importante é que ela não parece ter uma tela LCD traseira. Não há especificações nem imagens sobre isso, então cheguei à conclusão de que a ideia é que a experiência com a câmera seja mais “analógica”, digamos assim. A composição da foto deve ser feita apenas pelo visor óptico como nas câmeras antigas. Se eu estiver errado, me avisem por favor.

Canon Zoemini C / IVY CLIQ

Já a Canon Zoemini C ou IVY CLIQ, dependendo do mercado de venda, é um modelo mais simples. A câmera é equipada com um sensor de 5 Megapixels e um espelho de selfie quadrado, convencional.

O modelo também não tem conectividade sem fio e não pode ser controlado por aplicativo. Os acabamentos vem em cores diferentes como Rosa Chiclete, Amarelo Bumblebee (que será isso?), Menta e Azul Marinho.

câmeras com impressora
Vistas frontal e superior da Canon Zoemini C

De resto as características da câmera são as mesmas da Zoemini S.

Câmeras com impressora embutida

Para quem não sabe, este tipo de câmera com impressora embutida não é novidade. As antigas Polaroides, que contavam com um filme de revelação instantânea, não eram exatamente câmeras com impressora mas o conceito final era o mesmo.

O que os fabricantes descobriram é que na tecnologia digital este tipo de câmera não precisa mesmo de sensores de grande resolução. Esse por exemplo é o caso das concorrentes Fujifilm SQ10 e SQ20, que são câmeras híbridas (digitais com impressão analógica) e que usam filme instantâneo Instax. Também é o caso dos inúmeros modelos de câmera atuais com a marca da Polaroid, que usam a mesma tecnologia de impressão ZINK que os novos lançamentos da Canon.

Câmeras SQ10 e SQ20 híbridas da Fujfilm, que usam filme Instax

Apesar disso o preço desses lançamentos não é tão barato assim: a Canon Zoemini C / IVY CLIQ deverá custar US$ 99,99 dólares enquanto a Zoemini S / IVY CLIQ+ chegará ao mercado com um preço de US$ 159,99 dólares. Eu acho meio caro pelo que é…

As câmeras deverão estar disponíveis para venda em meados de April no mercado Europeu e Americano. Ainda não se sabe nada sobre se essas câmeras serão vendidas aqui no Brasil, mas eu não ficaria muito espantado se isso ocorresse.

Pacote de papel Zink produzido pela Polaroid

Por aqui a Fujifilm faz muito sucesso entre crianças e jovens com suas câmeras Instax e até as suas SQ10 e SQ20 são distribuídas oficialmente. Existem algumas tentativas também da venda de impressoras e câmeras com a tecnologia Zinc em nosso país como as da Polaroid e HP. No entanto talvez o preço e dúvidas com os canais de distribuição tenham impossibilitado sua popularização em nossas terras.

Quem sabe com o peso que a Canon tem em nosso mercado a coisa mude de figura. Vamos aguardar!

Deixe uma resposta