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Entendendo a linha A7 da Sony

Muita gente não entende como a linha A7 de câmeras Mirrorless Fullframe da Sony funciona. Eu mesmo era um destes e sinceramente nunca me esforcei muito para entender como e para quem a Sony projetava essas câmeras que fazem tanto sucesso.

As câmeras dessa linha são muito parecidas entre si, mesmo entre gerações diferentes, e fica as vezes difícil entender para que cada modelo serve.

linha A7 da Sony
Formato básico de todas as versões da linha A7 da Sony

Como a maioria das empresas está lançando câmeras do mesmo tipo e o reinado das câmeras DSLR parece estar vindo a termo, é bom prestar atenção na Sony. Afinal de contas foi ela que inaugurou a categoria de câmeras Mirrorless (sem espelho) com sensor Fullframe.

Então vamos lá…

Sony A7

Atualmente em sua terceira geração, a Sony A7 III ou Mark III seria o que a empresa chama de câmera básica da linha. Na prática, a atual Sony A7 não tem nada de básica, e pode ser entendida mais como uma câmera genérica, pronta para qualquer tipo de fotografia com alta qualidade de imagem.

Atualmente a Sony A7 III conta com sensor do tipo BSI (backside illuminated ou iluminado por trás) de 24 Megapixels, que garante uma boa performance em situações de baixa iluminação e bom Alcance Dinâmico (dynamic range).

linha A7 da Sony
Sony A7 III

Além disso a A7 III possui o mesmo sistema autofoco de 693 pontos encontrado dentro da “topo de Linha” Sony A9 (veja abaixo), e o desempenho do Foco Automático é igualmente rápido e confiável. A vida útil da bateria foi duplicada em relação a geração anterior (a Sony A7 II) com capacidade de 710 fotos antes de descarregar.

Mesmo assim a Sony A7 III é a câmera mais barata da linha, custando cerca de US$ 2.000,00 dólares apenas o corpo. É caro para nossos padrões mas para uma câmera Fullframe de última geração com esse perfil, é uma pechincha, hehehe.

Sony A7 R

Agora também na sua terceira geração, a Sony A7 R III é uma versão “especializada” da linha A7 cujo destaque é a alta resolução do sensor.

Aliás o “R” é de “resolution”, resolução de imagem!

Ela conta com um sensor Fullframe do tipo BSI de 42 Megapixels, Alcance Dinâmico de 15 “stops” e um sistema de estabilização de imagem no corpo da câmera (IBIS) para redução de tremores em 5.5 pontos.

A7 R III
Sony a7R III com sensor Fullframe de 42 Megapixels a mostra

A câmera conta também com um modo tipo Pixel-Shift Multi Shooting, que move o sensor em múltiplas direções para produzir uma estonteante imagem de 169.9 Megapixels!

Aliás, essa é a ideia das Sony A7 R: câmeras que produzem imagens de altíssima resolução e grande detalhe, tanto na questão da definição quanto na cor. Eu diria que é uma câmera para quem gosta de fotografia Fine Art.

O preço do modelo atual Sony A7 R III é de cerca de US 3.200,00 só o corpo da câmera.

Sony A7 S

Mais uma câmera especializada dessa linha. A Sony A7 S, ainda na segunda geração (Mark II), tem sensor de 12 Megapixels. Isso é um pouco desapontador, principalmente em meio a concorrência, mas esse sensor da Sony usa uma estratégia já conhecida, usada inclusive em alguns smartphones.

Aliás, o “S” do modelo corresponde a “sensibility”, ou sensibilidade!

A baixa resolução em um sensor de formato tão grande permite que os pixels individualmente sejam mais largos, possibilitando que captem mais luz do que um sensor de resolução maior e mesmo tamanho.

linha A7 da Sony
Dizem que a Sony A7 S pode fotografar até mesmo no escuro. Será?

É assim que a câmera apresenta sensibilidade máxima de ISO 409.600 quase sem ruídos na imagem. Na prática, apesar de algumas câmeras concorrentes serem mais sensíveis, a Sony A7 S II permite fotografar quase que na escuridão total mesmo sem uso do tripé.

No final das contas imagens produzidas em alta resolução e baixa iluminação com essa câmera são muito mais “utilizáveis” do que as da concorrência.

Apesar de compartilhar muitas características com as outras câmeras da linha, o Foco Automático da Sony A7 S é mais lento e conta com apenas 169 pontos de AF, o que na realidade não é tão pouco assim, diga-se de passagem.

Mesmo assim é também uma câmera perfeita para filmar deslumbrantes videos em 4K praticamente no escuro. Pense nisso…

O preço do modelo atual Sony A7 S II é de cerca de US$ 2.400,00 dólares só o corpo.

Sony A9

Digamos que a recentemente lançada Sony A9 é uma espécie de experimento quanto ao futuro da linha de câmeras Mirrorless Fullframe da Sony. Apesar de seu formato parecido com a das outras câmeras da linha A7 da Sony talvez ela seja o embrião de outra linha de equipamentos.

Projetada para bater de frente com as melhores câmeras DSLRs, a Sony A9 é atualmente a “topo de linha” da empresa, contando com melhoramentos em quase todos os aspectos das suas primas da série 7.

linha A7 da Sony
Câmera mirrorless Sony Alpha A9

Seu sensor tem 24 Megapixels, o que é meio decepcionante. No entanto a transferência de dados do sensor é extremamente rápida e permite que sejam registrados até 20 quadros por segundo em formato RAW, desde que o cartão SD seja do tipo UHS-II SDXC.

A sensibilidade vai de ISO 50 a 204.800 com velocidade máxima de obturador de 1/32.000 segundos. O Foco Automático conta com 693 pontos por Detecção de Fase (phase-detection) e 25 pontos por Detecção de Contraste, cobrindo 93% do quadro de imagem do sensor.

O visor OLED conta com 3.686 milhões de pontos sem “blackout” ou seja, mesmo durante o disparo mantém a imagem na tela.

A Sony A9 é voltada realmente para conhecedores, digamos assim, e seu preço reflete isso nos US$ 4.500,00 que custa apenas o corpo da câmera.

Resumindo…

Sony A7: Pau para toda obra, menor preço da linha.

Sony A7 R: Alta Resolução, nitidez e reprodução de cores, preço superior.

Sony A7 S: Alta sensibilidade e baixo ruído, preço intermediário.

Sony A9: Topo de Linha, recursos avançados, maior preço da linha.

Se você é um fotógrafo exigente já deve ter pensado em embarcar no sistema Sony A7, mas é bom lembrar alguns detalhes.

A Sony comercializa ótimas lentes para seu sistema de câmeras, mas ela são bem mais caras que as correlatas produzidas pela concorrência. É por isso que muita gente utiliza lentes de outras marcas tanto com adaptadores simples, que permitem apenas foco manual, quanto com adaptadores eletrônicos sofisticados.

Dessa maneira é possível usar uma lente Canon, por exemplo, com todas as funções desde o Foco Automático até a gravação de dados EXIF da lente.

Já as lentes de montagem A anterior para DSLRs da Sony e mesmo da Minolta também podem ser utilizadas com adaptadores da própria marca.

Uma coisa é certa, as imagens produzidas por essas câmeras são muito boas! Quem sabe entendendo melhor como a linha funciona você não se anima… Vá fazendo a poupança desde já, hehehe!

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