Câmeras

Um teste de resistência do sensor da Sony

Você teria coragem de fazer um teste de resistência a riscos e outros contaminantes num sensor de uma câmera digital? Pois bem, o Youtuber Arthur R fez, e como uma Sony A6000.

Em primeiro lugar você precisa ser forte para suportar os quase 10:00 minutos do vídeo, hehehe.

Na verdade a coisa não é tão feia assim. O sensor já está desmontado e foi comprado como peça de reposição. Além disso ele não coloca o sensor de volta numa câmera para testar seu funcionamento, mas se você é daqueles que tem medo de limpar fisicamente um sensor de câmera, esse teste ajuda muito a tirar o medo.

teste de resistência
O sensor Sony dividido em áreas para o teste

Mesmo assim, lembre-se: não faça a mesma coisa em casa. Você vai correr o risco de estragar o sensor de sua câmera. Eu não me responsabilizo em hipótese nenhuma….

O teste de resistência

Voltando ao assunto, Arthur divide o sensor com uma fita adesiva em quatro áreas. Em cada uma delas ele usa uma forma diferente de testar a durabilidade do sensor: poeira, sujeira, óleo e até uma lâmina.

Por incrível que pareça, a superfície externa do sensor resiste muito bem ao teste, apesar de algumas marcas de faca ficarem bem visíveis a olho nu. Talvez com uma lupa ou microscópio seja possível ver alguma outra alteração, mas mesmo assim o sensor parece resistir bem a maioria dos agentes usados. De qualquer maneira acho que ninguém em sã consciência enfiaria uma lâmina com força na superfície de um sensor de imagem…

teste de resistência
A Hora do Pesadelo: o risco bem visível feito pela lâmina!

O teste pode não ter veleidades científicas, mas em compensação os comentários sobre o vídeo são interessantes: existe desde aquele que fala que o Youtuber só testa mesmo o filtro que cobre o sensor (o que é verdade) até alguns outros de gente que pelo jeito não viu o vídeo, dizendo que o sensor é de uma Sony A7 Full Frame (o que, apesar da capa do vídeo, não é verdade).

Bom, mas o teste de resistência é algo divertido para se ver. Só não venha dizer depois que destruiu sua câmera por minha culpa, hehehe.

Obs.: O vídeo está em inglês, mas como sempre indicamos você pode ativar as legendas automáticas em Português. Elas podem ser de muita ajuda para quem não domina essa língua. Note porém que alguns termos técnicos não são bem traduzidos.

Deixe uma resposta