Notícias

Tetenal corre o risco de fechar

A conhecida fábrica de produtos químicos para fotografia Tetenal corre o risco de fechar suas portas em breve.

Em Outubro passado a empresa Alemã fundada em 1847 pediu voluntariamente a versão européia de nosso processo de recuperação judicial.

O problema é que até agora a Tetenal não conseguiu encontrar novos investidores que bancassem sua recuperação.

Tetenal
Fábrica da Tetenal na Alemanha

Segundo o site foto-contact.de a empresa está programando o fim da fabricação de seus produtos e o encerramento de suas atividades para o próximo dia 1º de Abril.

Eu sei que pela data de encerramento a notícia parece piada, mas além do foto-contact.de ser um site muito respeitado a notícia também foi veiculada pela Dpreview.com.

Aliás, a Dpreview também chama a atenção para o problema que isso causará. Além de fabricar produtos químicos sob sua marca (Os famosos reveladores e fixadores Tetenal), a empresa é “o principal fornecedor de materiais para a cadeia Kodak Express em todo o continente Europeu e o único fornecedor de consumíveis e serviços para minilabs da Konica Minolta. É também a distribuidora de filmes para fotografia aérea e produtos químicos da Kodak na Europa, África e Oriente Médio.”

Tetenal
Site da Tetenal em inglês, onde podemos ver a complexidade de sua operação

Tetenal entre os fotógrafos

Os comentários sobre o fechamento da Tetenal tem pipocado entre fotógrafos de todo mundo. Alguns acham possível fazer um projeto de “Crowdfunding” para comprar e/ou manter a Tetenal funcionando. Outros dizem que essa é uma operação industrial complexa e que não pode ser mantida de maneira amadora, digamos assim.

É interessante também notar que vários entusiastas da fotografia analógica que usavam produtos Tetenal já estão divulgando outros fornecedores que produzem produtos químicos fotográficos de maneira mais artesanal.

No Brasil até existem feiras como a FRoFA para conectar essas pessoas.

Enfim, talvez essa seja a maneira que a fotografia tradicional com filmes tenha para continuar existindo em pleno século XXI.

PS.: Enquanto estava escrevendo este artigo o Guilherme Maranhão me contactou para avisar que a FRoFA – Feira de Fotografia Analógica, da qual ele é o idealizador, vai acontecer no dia 24 de fevereiro. Mais a frente vou divulgar o evento mas é bom saber que a coisa não é tão ruim assim, tá cheio de gente interessada em fotografar com filme!

Deixe uma resposta