celulares e smartphones

Conheça as 6 câmeras do Samsung Galaxy Fold

O Samsung Galaxy Fold acabou de ser anunciado e muitos querem saber qual a qualidade de imagem que um smartphone como esse tem.

O novo equipamento, que tem uma tela de 7,3″ polegadas aberto e 4,6″ quando dobrado, conta com nada mais nada menos do que 6 conjuntos de câmera.

Samsung Galaxy Fold
Novo Samsung Galaxy Fold com a dobra da tela à mostra

Três das câmeras estão localizadas na parte traseira, digamos assim, outras duas estão “dentro”, e uma fica na “frente”, voltada para o usuário.

É bom entender que a parte “interna” do smartphone se apresenta quando ele está aberto para o utilizador. Nessa posição a tela se mostra no seu maior tamanho. Já as partes “frontais” e “traseiras” são consideradas quanto o aparelho está fechado, ou seja, na sua menor dimensão.

Eu mesmo fiquei meio sem entender o que a Smasung queria dizer com isso num primeiro momento. Depois percebi que não era tão difícil assim. Então que tal sabermos como esses módulos frontais, internos e traseiros de câmera se constituem?

As câmeras do Samsung Galaxy Fold

  • Câmera principal: câmera traseira com sensor de 12 Megapixels, equivalente a 27mm com abertura dupla de f/1.5 e f/2.4, Auto Foco Dual Pixel e Estabilização Óptica de Imagem;
  • Câmera Telefofoto: câmera traseira com sensor de 12 Megapixels, equivalente a 52mm com abertura f/2.4, Auto Foco por Detecção de Fase e Estabilização Óptica de Imagem;
  • Câmera Grande Angular: câmera traseira com sensor de 16 Megapixels, equivalente a 12mm com abertura f/2.2, Foco Fixo sem Estabilização Óptica de Imagem;
  • Câmera para Selfie: câmera “interna” com sensor de 10 Megapixels, equivalente a 26mm com abertura f/1.9, Auto Foco Dual Pixel sem Estabilização Óptica de Imagem;
  • Câmera para profundidade de campo: câmera “interna” com sensor de 8 Megapixels, equivalente a 22mm com abertura f/2.2, Auto Foco sem Estabilização Óptica de Imagem;
  • Câmera para Selfie: câmera frontal com sensor de 10 Megapixels, equivalente a 26mm com abertura f/1.9, Auto Foco Dual Pixel sem Estabilização Óptica de Imagem;
Samsung Galaxy Fold
Esquema das 6 câmeras do Samsung Galaxy Fold

Mais sobre o Galaxy Fold

Alguns meios de comunicação e comentaristas tem dito que o Samsung Galaxy Fold é uma nova categoria de smartphone. Alguns dizem que ele, por suas características de design e técnicas, poderia substituir tanto tablets (que já estão quase extintos para minha tristeza, diga-se de passagem) quanto notebooks para quem precisa de processamento portátil.

Eu acho isso exagero, até porquê não sei se esse tipo de design vai pegar. Lembrem-se que o design do tipo “smartphone com tela grande” inaugurado pelo iPhone original demorou alguns anos para acabar de vez com o celular do tipo flipphone. Também tenho saudades…

Samsung Galaxy Fold
Samsung Galaxy Fold com a tela toda aberta

Aliás é bom dizer que o Samsung Galaxy Fold vem com processador 7nm 64-bit octa-core SoC, 12Gb de memória RAM e 512GB de armazenamento interno. Sua bateria é de 4,380mAh, vem preparado para o próximo padrão 5G de telefonia móvel e roda o Android 9 Pie.

É um hardware de tirar o fôlego, coisa que seu preço inicial também produz: US$ 1.980,00 dólares na versão mais simples, que só acessa a rede 4G LTE.

As primeiras impressões

Os comentários no fóruns internacionais sobre fotografia estão hilariantes. Talvez existam milhares de comentários falando que pelo preço do Samsung Galaxy Fold é possível comprar uma Sony A7III Full Frame de última geração. É óbvio que mesmo com todos os avanços do mundo não vai dar ainda para comparar a qualidade de imagens entre esses dois equipamentos…

Outros comentários falam da possibilidade de quebra da tela do smartphone, e imaginam que preço teria para ser trocada. Se você deixa o celular cair muito no chão, e se isso já aconteceu com você, é bom pensar bem! Até eu, que sou super cuidadoso, já quebrei a tela de um iPad. Quase morri de raiva, hehehe.

No entanto é bom lembrar que muita gente, mesmo no meio fotográfico, está apoiando o lançamento do Samsung Galaxy Fold. Há muitas e muitas postagens dizendo que esse é o equipamento móvel dos sonhos. E isso mesmo que não tenha suporte a caneta S-Pen ou que talvez seja pesado demais para ter portabilidade.

Como meu interesse no aparelho é a sua capacidade fotográfica vou esperar para ver as primeiras experiências sobre o assunto.

Para falar a verdade me preocupo mais com facilidade de manuseio do novo design, pois acho os smartphones atuais meio difíceis de segurar. Tenho até uma amiga que desenvolveu Síndrome do túnel do carpo por causa do smartphone. E quem disse que ela larga o aparelho mesmo assim???

Ainda não há muitas informações sobre o Samsung Galaxy Fold mas é possível saber mais no vídeo de 6:00 minutos que o canal Tech Insider postou sobre o lançamento. Enquanto isso vamos aguardar por mais informações e testes…

Obs.: O vídeo está em inglês, mas como sempre indicamos você pode ativar as legendas automáticas em Português. Elas podem ser de muita ajuda para quem não domina essa língua. Note porém que alguns termos técnicos não são bem traduzidos.

One thought on “Conheça as 6 câmeras do Samsung Galaxy Fold

Deixe uma resposta