Câmeras

Filtros de proteção valem a pena contra riscos?

Quase todo fotógrafo usa filtros de proteção contra riscos em suas lentes, principalmente nas mais valiosas.

Esses filtros são, na realidade, os famosos filtros UV, que bloqueiam a frequência de luz Ultra Violeta e removem o tom azulado em imagens obtidas em condições de muito sol.

Mas será que é tão necessário proteger suas objetivas assim?

Bom, a Lensrentals, uma empresa americana de aluguel de equipamentos fotográficos, testou algumas de suas lentes danificadas para ver como um arranhão no elemento frontal afeta a qualidade da imagem. Vamos ver o que eles descobriram.

filtros UV

Usando um filtro de proteção UV

De todos as partes ópticas da sua lente, apenas o elemento frontal está sempre exposto a riscos. É por isso que encontramos no mercado tantos filtros projetados exatamente para diminuir esse perigo. 

Depois de testar algumas lentes arranhadas que estavam na sua oficina, os técnicos da Lensrental chegaram a conclusão que os arranhões no elemento frontal das objetivas “reduzem o contraste e a nitidez das imagens”. Até aí não há surpresas.

Mas vejam só que interessante: os técnicos descobriram que, quanto mais próximo do plano focal, mais perceptível será o problema. Então se fecharmos a abertura da lente o problema fica mais visível.

Por exemplo, um arranhão no elemento frontal pode ser impossível de detectar em f/2.8 de abertura do diafragma, mas aparece como uma espécie de névoa ou borrão quando em f/16.

O que fazer?

A conclusão é que ao fotografar imagens com iluminação normal a maioria das pessoas teria dificuldade em dizer a diferença entre uma lente com um pequeno arranhão e uma com um elemento frontal impecável. Ah, um detalhe: um arranhão na lente pode ser mais perceptível ao fotografarmos imagens com reflexos de luz.

Mesmo assim, filtros de proteção parecem fazer sentido. São muito mais baratos (apesar de caros ultimamente) do que uma objetiva. Além disso são fáceis de serem trocados e você não vai ter que gastar mais em um reparo de “vidro” frontal que as vezes é difícil de ser feito em nosso país, dependendo da marca da objetiva.

No entanto, é bom lembrar: não coloque um filtro barato e de baixa qualidade na frente de uma objetiva de alta qualidade. Você vai degradar a imagem que essa lente mais cara é capaz de obter. Não tem cabimento, né?

Deixe uma resposta