CâmerasExclusivo

Você sabe o que é um Anel Adaptador de Lente?

Um Anel Adaptador de Lente permite que você use uma grande variedade de objetivas antigas ou de outras marcas em sua câmera digital.

Na realidade existem diversos tipos de adaptadores, mesmo para câmeras compactas, mas o tipo mais conhecido de Anel Adaptador de Lente é aquele que permite usar objetivas de outras montagens em câmeras do tipo DSLR e principalmente, nas câmeras Mirrorless. Aliás, se você quer entender a diferença entre esses tipos de câmera leia aqui o artigo que publiquei anteriormente.

Anel Adaptador de Lente
Anéis adaptadores de lente podem reviver aquela objetiva antiga e de qualidade

Voltando ao assunto, os anéis adaptadores ficaram famosos com o surgimento das câmeras Mirrorless pois elas traziam agora a função “Focus Peaking”, uma forma de reconhecer visualmente quando a lente atinge o ponto máximo de foco.

O Focus Peaking somente funciona nas câmeras digitais que permitem fotografar em Live View (isso nas DSLRs mais modernas) ou em visores eletrônicos (EFV, caso das Mirrorless), colocando um realce branco ou colorido nas bordas dos elementos de imagem que estão em foco.

E por quê isso foi importante? Porque a imensa maioria dos Anéis Adaptadores de Lente não permite nenhum contato eletrônico entre a lente e a câmera, inviabilizando assim o Foco Automático.

Anel Adaptador de Lente
Tela com sistema de Focus Peaking marcando em vermelho as áreas em foco

Bom já que vimos para que servem esses adaptadores na atualidade, vejamos quais são os tipos disponíveis no mercado.

Anéis mecânicos:

Geralmente são simples adaptadores usinados em aço que conectam a montagem da câmera a outro tipo de montagem na lente. Permitem apenas o uso de foco e abertura manuais.

Suas dimensões variam em relação ao tipo de adaptação que vão fazer. Adaptadores para Montagem EF da Canon geralmente são anéis de pouca profundidade e acabamento metálico.

Já anéis de conversão para câmeras Mirroless tendem a tere mais profundidade, pela necessidade de aumentar a distância entre o ponto focal e o sensor de imagem.

Alguns desses anéis adaptadores contem um elemento chamado Flange, uma aba que permite manter o pino que controla a abertura automática do diafragma preso. Dessa maneira é possível utilizar o anel de controle de abertura do diafragma na própria lente. Caso contrário o diafragma ficará sempre na posição de menor abertura.

Anéis com chip:

Tem o mesmo tipo de formato dos anéis mais simples mas contam com contatos eletrônicos e um chip dedicado de confirmação que permite à câmera sinalizar quando um assunto está em foco através do conhecido Bip sonoro usado pelo Foco Automático.

Esse sistema com chip é meio instável e muitas vezes não funciona, sendo que alguns usuários mundo afora andaram reclamando que o chip acabou estragando suas câmeras, então pesquise bem antes de usar.

Anéis totalmente eletrônicos:

Para convencer usuários de câmeras DSLRs a migrarem para sistemas Mirrorless, alguns fabricantes de câmeras resolveram lançar também adaptadores que permitiam conexão total entre lentes AF da sua própria linha e as novas câmeras.

Esse foi o caso da Sony, com seu conversor de montagem A para a nova montagem E, e a Canon com seu adaptador EF para EOS-M.

Esses adaptadores são mais caros, maiores e as vezes desajeitados. Apenas recentemente ganharam a concorrência de outros fabricantes independentes, o que reduziu o preço mas não garantiu completamente a compatibilidade.

Anel Adaptador de Lente
Adaptador eletrônico LA-EA3 da Sony

Além de permitir o Foco Automático (dependendo da versão do adaptador, caso da Sony) um Anel Adaptador de Lente totalmente conectado permite que informações da lente, como abertura e distância focal, sejam registrados corretamente nos dados EXIF gravados pela câmera. Pode parecer besteira, mas faz falta quando queremos entender como uma foto foi tirada.

Outro detalhe importante neste tipo de adaptador é que ele pode ser tão caro quanto uma lente de entrada, então você tem que saber se vale a pena ou não comprar.

A verdade sobre o Anel Adaptador de Lente

Nem sempre é possível usar um anel adaptador de lente, afinal nem toda lente é adaptável. Isso depende de muitos fatores e algumas vezes os fabricantes não tem interesse em produzir esses equipamentos, dada a baixa demanda.

Algumas novas lentes, como as do tipo AF-P da Nikon ou as FX da Fujifilm, tem controle de abertura eletrônica o que inviabiliza a função para uso em outras câmeras, pelo menos até que apareça algum adaptador eletrônico dedicado.

Minha experiência pessoal mostra que existem muitas marcas de adaptadores de baixa qualidade. O defeito mais comum é o de não se encaixar perfeitamente na montagem pretendida ou ficar presa na câmera ou na lente.

Já levei alguns sustos, mas com jeito consegui destravar o adaptador todas as vezes em que isso ocorreu.

Anel Adaptador de Lente
Câmara Mirrorless Samsung acoplada a lente Olympus OM manual através de anel adaptador

Outro problema é a falta de informação em alguns sites de comércio eletrônico. Tenho um adaptador sem flange, comprado num desses sites, que quase não uso pois minhas lentes são do tipo G, sem controle externo de abertura e não são compatíveis com esse adaptador.

As vezes coloco um cartãozinho para travar a alavanca da abertura da lente e poder fotografar, mas sempre na maior abertura e perdendo nitidez. Sinceramente, desisti…

De outro lado tenho experiências muito boas com minhas antigas lentes Olympus OM em câmeras Mirrorless atuais. Consigo aproveitar ao máximo a nitidez que minha Olympus OM 50mm f/1.4 permite.

Pense na relação custo benefício e procure sempre estudar se vale a pena investir ou não em um Anel Adaptador de Lente. Você pode trazer esse gostinho “vintage” para o seu dia a dia fotográfico!

12 thoughts on “Você sabe o que é um Anel Adaptador de Lente?

  • Pingback: Os desafios da Canon em 2019 | Ricardo Hage

  • Olá , preciso de ajuda sobre esses tais anéis , tenho uma Samsung nx e gostaria de usar lentes Canon EF , não entendo muita coisa sobre fotografia então gostaria de saber se é possível !

    Resposta
    • Sim, é possível. Esses adaptadores eram bem populares há alguns anos atrás, mas só funcionavam com o foco manual. Procure em sites de compras. Nas lojas físicas é muito difícil encontrar, pois a linha NX da Samsung deixou de ser fabricada. Abçs!

      Resposta
  • Tenho uma nikon D50 com 4 objectivas AF e comprei agora uma Sony alpha 6300 e queria usar as objectivas da nikon na Sony. Existe adaptador para ista situação?

    Resposta
  • Sim, existem vários adaptadores no mercado. A grande maioria não tem contatos eletrônicos, portanto a lente deve ser usada no modo manual. Existem alguns poucos adaptadores do tipo inteligente, caros e difíceis de serem encontrados. Eles permitem o uso de lentes do tipo Nikon DX (AF-S) até mesmo com AF, pois essas lentes possuem motor interno. Procure em sites de compras e lojas físicas por adaptadores Nikon F para Sony E. Abç.

    Resposta
    • minha máquina é a finepix s1800 qual os adaptadores adequados para diversos tipos de lente ? e oque significa (EF, XF Canon) e qual seria a sigla da minha câmera ?

      Resposta
  • Pingback: 5 razões para usar lentes antigas | Ricardo Hage

  • LAERCIO G PEREIRA

    Amigo é possivel adptar uma lente sony 55-200 em um corpo de uma Canon? já procurei adptadores mas fico na dúvida se vai dar certo.

    Resposta
    • Olá, tenho uma Canon M50, e uso um anel adaptador para usar a lente 50mm.
      Gostaria de saber se isso muda a distância focal da lente 50mm

      Resposta
  • Marcelo Rodrigues de Oliveira junior

    olá tenho uma mirroles lumix g7, comprei um anel adptador para lentes canon mas não esta funcionando oque devo fazer ? ou não tem nada a ser feito ?

    Resposta
  • Sylvia Damiani

    Olá, gostei muito dos posts sobre o assunto, mas não sei se entendi se no meu caso consigo usar. Comprei o anel adaptador (o mais simples, sem lente) para a minha lente FD 50mm da Canon AE-1 e gostaria de usá-la na Canon 600D (DSLR), mas não consigo focar, apenas se chego muito perto do objeto (bem perto mesmo!). Você sabe o que pode estar errado? Muito obrigada pela ajuda!

    Resposta
  • Tiago Vardasca Pereira

    Olá boa tarde… Alguém me consegue informar se existe adaptador para ligar uma lente minolta af 75-300 para um corpo Canon 60d??? Ando bastante perdido se existe ou não…

    Muito obrigado e continuação de bom trabalho

    Resposta

Deixe uma resposta