Tutoriais

Fotografando um fundo branco em um estúdio minúsculo

A coisa mais difícil é conseguir fotografar alguém sobre um fundo branco sem criar sombras.

Pois é, geralmente quando queremos um fundo branco é porquê precisamos dar destaque apenas ao objeto da cena e isso normalmente não inclui sombras criadas pela iluminação.

Eu mesmo já tive que usar muito Photoshop para apagar alguma sombra indesejada sobre fundo branco, mas o ideal mesmo é resolver o problema na hora da foto.

fundo branco
Retrato obtido por Jeff Rojas com fundo branco sem sombras

É por isso que fiquei interessado em um vídeo do fotógrafo nova-iorquino Jeff Rojas. Em apenas 1:33 minutos ele mostra como montar um estúdio minúsculo com um único refletor para conseguir captar retratos sem sombras.

Para isso ele usa um refletor Profoto com um Softbox do tipo parabólico. Além do fundo branco ele usa também duas placas rígidas brancas lateralmente, para refletir melhor a luz pelo ambiente. E a câmera é uma Sony A7R III, que ele é chique…

Criando o fundo branco

O segredo para criar um fundo branco sem sombras é fazer com que a iluminação não seja pontual e pareça vir de todos os lados. Além disso Jeff Rojas usou um pouco de subexposição para correr ainda menos riscos de criar sombras no retrato.

fundo branco
Capa no Youtube do vídeo de Jeff Rojas

É verdade que o equipamento que ele usa é caro, desde o refletor até a câmera, mas isso não significa que não possamos adaptar o conceito com o que temos em mãos.

Brasileiro sempre dá um jeitinho, hehehe.

Se você não tem espaço e precisa criar fotos sem sombra sobre fundo branco, esse tutorial pode ser uma boa solução.

Obs.: O vídeo está em inglês, mas como sempre indicamos você pode ativar as legendas automáticas em Português, elas podem ser de muita ajuda para quem não domina essa língua. Note porém que alguns termos técnicos não são bem traduzidos.

Deixe uma resposta