Câmeras

Sony A9 II foca em esportes e conectividade

A Sony acaba de anunciar a câmera Mirrorless Full Frame A9 II, uma topo de linha voltada para profissionais que precisam de velocidade e conectividade.

Na realidade a Sony A9 anterior já era uma câmera surpreendente. Muitos dizem que ela sempre esteve muito além de sua era.

Já a nova A9 II vem para melhorar ainda mais essa impressão. No entanto é bom lembrar que a maioria das alterações da nova câmera, além de detalhes do design do corpo, envolve novas maneiras de transmitir imagens mais rapidamente para fora do equipamento.

E se você quiser entender uma pouco mais da linha de câmeras mirrorless Full Frame da Sony antes de continuar, veja o artigo que publiquei anteriormente.

Sony A9 II

Semelhanças…

A maior parte das especificações da Sony A9 II são as mesmas de sua antecessora.

A Sony A9 II usa o mesmo sensor CMOS de 24,2 Megapixels, tem os mesmos 693 pontos de foco automático cobrindo 93% da imagem, o mesmo desempenho de sensibilidade que vai até ISO 204.800, os mesmos 20 quadros por segundo de disparo continuo sem “blecautes” no visor, a mesma velocidade de processamento de AF e exposição, o mesmo visor eletrônico EVF de 3.68 milhões de pontos e o mesmo LCD traseiro com tela de 1.44 milhões de pontos.

Mas então não mudou nada??? Nem mesmo o sensor, que agora parece estar se padronizando em 36 Megapixels na concorrência?

Sony A9 II
A Sony A9 II tem várias novidades em relação a sua antecessora

E diferenças

Em primeiro lugar é preciso falar do design. A Sony A9 II teve seus controles e botões redesenhados junto com a empunhadura, que agora ficou mais profunda e confortável. O botão de compensação de exposição na parte superior agora pode ser travado para evitar mudanças acidentais.

Parecem mudanças cosméticas mas que faziam muitos dos usuários da Sony reclamar que a câmera anterior era difícil de utilizar.

A resistência à intempéries, coisa importante para quem usa a câmera em eventos esportivos, foi melhorada também.

Outro detalhe importante é que o processador Bionz X foi atualizado, melhorando a velocidade e a precisão do Foco Automático em relação à câmera anterior. Segundo a Sony, a câmera teve também seu sistema IBIS (anti trepidação no corpo da câmera) melhorado. Ele chega agora a compensar 5.5 “steps”.

A empresa disse também que um novo algoritmo de processamento de imagem reduz o ruído na faixa de sensibilidade média a alta, melhorando a resolução e a qualidade da imagem. Vamos precisar ver para crer…

Sony A9 II
Vista traseira da Sony A9 II

Mais sobre a Sony A9 II

Apesar do obturador eletrônico manter a mesma velocidade de disparo da anterior Sony A9, o obturador mecânico chega agora a 10 Fps. A introdução de um sistema “anti-flicker” para luzes artificiais com esse obturador torna a câmera mais fácil de utilizar em esportes “indoor” ou eventos noturnos.

Quanto à conectividade, a Sony a9 II possui agora uma porta Gigabit Ethernet (por cabo), WiFi (IEEE 802.11a/b/g/n/ac) de 5 GHz além dos 2,4 GHz tradicionais e uma porta de dados USB-C 3.2. Tudo isso permite mais conectividade para fotógrafos que precisam captar e publicar imagens rapidamente e em grande volume.

Sony A9 II
A conectividade é o grande foco da Sony A9 II

E o aplicativo Imaging Edge da Sony possibilita agora transmitir fotos e vídeos diretamente do cartão SD via Wi-Fi mesmo com a câmera desligada, através de FTP! Ou seja, você não vai mais poder colocar a culpa do atraso de um trabalho na câmera, hehehe…

E quanto à disponibilidade e preço, a Sony A9 II continua na mesma (alta) faixa de mercado. Nos Estados Unidos ela deverá custar cerca de US$ 4.500,00 só o corpo da câmera e estará disponível em Novembro.

Quem precisa de uma Sony A9 II

É muito difícil dizer o que é que a Sony pretende com uma câmeras dessas. Na realidade o mercado de equipamentos para fotógrafos esportivos, única categoria do fotojornalismo que ainda parece se sair bem, está ocupado pela Canon e em menor parte pela Nikon. As câmeras DSLR “topo de linha” dessas marcas ainda não passam a idéia de que estão obsoletas.

Como o investimento neste tipo de equipamento é muito alto, até mesmo para um fotógrafo do mundo “civilizado”, a Sony A9 II parece mesmo que vem para reafirmar a imagem da empresa como desenvolvedora de equipamentos de ponta.

A manutenção do sensor em 24 Megapixels não é, a meu ver, um grande problema. Em primeiro lugar todo mundo sabe que os sensores mais avançados, inclusive usados pelas outras marcas, são produzidos em sua maioria pela Sony. Não haveria problemas tecnológicos em instalar um sensor de resolução maior numa câmeras dessas.

Sony A9 II
A nova câmera é ideal para fotografia esportiva

O problema está mais no foco de mercado da câmera. Imagens de maior resolução tem tamanho de arquivo maior, são mais difíceis de transmitir e manipular, ocupam mais espaço e dão muita dor de cabeça para quem pretende guardar um acervo grande de fotos.

Esse é mais o caso dos fotógrafos Fine Arte ou de paisagem. Para esse tipo de usuário a Sony já lançou a sua A7R IV de 61 Megapixels… No entanto é bom lembrar que tem gente usando a anterior A9 para Street Photography.

Enfim, que a câmera é um sonho de consumo, ela é. Mas é melhor ficar no sonho mesmo, hehehe, que o negócio atualmente é ganhar dinheiro e não gastar.

E se você quiser sonhar mais, veja o vídeo de 2 minutos que a Sony publicou em seu canal mostrando a A9 II.

One thought on “Sony A9 II foca em esportes e conectividade

Deixe uma resposta