Inspire-se

Os melhores fotojornalistas ainda usam DSLRs

Você sabia que segundo um recente estudo os melhores fotojornalistas do mundo ainda usam apenas câmeras DSLR? Bem, talvez a situação não seja exatamente essa, mas o site espanhol Photolari.com resolveu fazer uma análise da imagens que ganharam recentemente o prêmio World Press Photo.

Analisando os metadados das fotos, que são aqueles dados que normalmente são registrados no arquivo de imagem, o site compilou informações sobre os equipamentos fotográficos usados pelos ganhadores do prêmio.

fotojornalistas
Foto de John Moore, ganhadora do World Press Photo 2019, mostrando mãe imigrante e sua filha sendo capturados na fronteira dos EUA com o México

Segundo o site Fstoppers.com, que também analisou a situação, não há grandes surpresas. Quando se trata das marcas de câmeras mais populares a Canon lidera as escolhas dos fotógrafos premiados, seguida de perto pela Nikon. Mais surpreendente é o fato de que apenas um finalista fotografou com uma câmera Sony – o mesmo número dos que trabalharam com uma Leica. A Fujifilm, diga-se de passagem, mal apareceu.

O site fstoppers.com também chama a atenção para outro fato. Apesar da Sony ter produzido a câmera mirrorless mais popular de 2018, a Sony A7III, os fotojornalistas continuaram com suas câmeras DSLRs Canon e Nikon tradicionais.

A esmagadora maioria dos fotojornalistas ganhadores do World Press Photo continua usando DSLRs (71,1%) com apenas uma pequena fração tendo mudado para mirrorless (4,4%). O resto, 24,5%, ninguém soube informar o que usou… Estranho!

Voltando ao assunto, e por quê isso acontece?

Entendo os melhores fotojornalistas

Segundo a pesquisa, muito fotojornalistas se apoiam nos equipamentos oferecidos por agências e empresas de mídia. O investimento dessas empresas é muito grande em equipamentos tradicionais. Aí fica difícil que elas ofereçam câmeras com a tecnologia mirrorless de uma hora para outra. Isso se aplica também as lentes, pois é bom lembrar que as novas linhas Mirrorless Fullframe usam montagens próprias para suas objetivas.

Isso se aplica também ao suporte e assistência técnica que esses bancos de equipamentos fotográficos necessitam.

equipe de Fotojornalismo

Além disso, questões como a rapidez e confiabilidade do Foco Automático e robustez das câmeras ainda assombram o mundo das Câmeras Mirrorless.

Alguns comentários que surgiram na rede dão conta também da questão da ergonomia. Esse seria o motivo do sucesso da série de câmeras Canon EOS 5D. Esse é o corpo que mais aparece na lista de ganhadores do World Press Photo. Essa linha de câmeras tão conhecida e estabelecida continuará pelo jeito sua trajetória triunfante, pelo menos entre os fotojornalistas.

câmera de 75 Megapixels
Câmeras DSLR Canon EOS 5Ds e 5Ds R de 50 Megapixels

Outra questão importante levantada nesses comentários é a questão da bateria. As câmeras DSLRs geralmente tem capacidade de fotografar muito mais com a mesma carga de bateria de uma câmera mirrorless. Isso acontece porquê elas não contam com o visto eletrônico. Também não precisam ficar com o sensor ligado o tempo todo como nas câmeras “sem espelho”.

De qualquer maneira, do meu ponto de vista, é necessário analisar outra coisa importante. O fotojornalismo ainda é importante? O que eu quero dizer é que os meios de comunicação estão cada vez mais utilizando imagens de notícias produzidas por seus próprios leitores. Munidos de smartphones e mídias sociais, o leitor/espectador tornou-se o próprio produtor da notícia.

Observações

Já escrevi bastante aqui no blog sobre a precariedade que a profissão de fotojornalista anda vivendo mundo afora. Isso significa menos dinheiro para financiar suas atividades e menos dinheiro para substituir equipamentos. Portanto existe mais “conservadorismo” no tocante a tecnologia usada em seu trabalho. Será que estou muito errado?

Enquanto isso o jeito é continuar acompanhando esse “fenômeno”…

Deixe uma resposta