Entendendo a linha A7 da Sony
Muita gente não entende como a linha A7 de câmeras Mirrorless Fullframe da Sony funciona. Eu mesmo era um destes e sinceramente nunca me esforcei muito para entender como e para quem a Sony projetava essas câmeras que fazem tanto sucesso.
As câmeras dessa linha são muito parecidas entre si, mesmo entre gerações diferentes, e fica as vezes difícil entender para que cada modelo serve.

Como a maioria das empresas está lançando câmeras do mesmo tipo e o reinado das câmeras DSLR parece estar vindo a termo, é bom prestar atenção na Sony. Afinal de contas foi ela que inaugurou a categoria de câmeras Mirrorless (sem espelho) com sensor Fullframe.
Então vamos lá…
Sony A7
Atualmente em sua terceira geração, a Sony A7 III ou Mark III seria o que a empresa chama de câmera básica da linha. Na prática, a atual Sony A7 não tem nada de básica, e pode ser entendida mais como uma câmera genérica, pronta para qualquer tipo de fotografia com alta qualidade de imagem.
Atualmente a Sony A7 III conta com sensor do tipo BSI (backside illuminated ou iluminado por trás) de 24 Megapixels, que garante uma boa performance em situações de baixa iluminação e bom Alcance Dinâmico (dynamic range).

Além disso a A7 III possui o mesmo sistema autofoco de 693 pontos encontrado dentro da “topo de Linha” Sony A9 (veja abaixo), e o desempenho do Foco Automático é igualmente rápido e confiável. A vida útil da bateria foi duplicada em relação a geração anterior (a Sony A7 II) com capacidade de 710 fotos antes de descarregar.
Mesmo assim a Sony A7 III é a câmera mais barata da linha, custando cerca de US$ 2.000,00 dólares apenas o corpo. É caro para nossos padrões mas para uma câmera Fullframe de última geração com esse perfil, é uma pechincha, hehehe.
Sony A7 R
Agora também na sua terceira geração, a Sony A7 R III é uma versão “especializada” da linha A7 cujo destaque é a alta resolução do sensor.
Aliás o “R” é de “resolution”, resolução de imagem!
Ela conta com um sensor Fullframe do tipo BSI de 42 Megapixels, Alcance Dinâmico de 15 “stops” e um sistema de estabilização de imagem no corpo da câmera (IBIS) para redução de tremores em 5.5 pontos.

A câmera conta também com um modo tipo Pixel-Shift Multi Shooting, que move o sensor em múltiplas direções para produzir uma estonteante imagem de 169.9 Megapixels!
Aliás, essa é a ideia das Sony A7 R: câmeras que produzem imagens de altíssima resolução e grande detalhe, tanto na questão da definição quanto na cor. Eu diria que é uma câmera para quem gosta de fotografia Fine Art.
O preço do modelo atual Sony A7 R III é de cerca de US 3.200,00 só o corpo da câmera.
Sony A7 S
Mais uma câmera especializada dessa linha. A Sony A7 S, ainda na segunda geração (Mark II), tem sensor de 12 Megapixels. Isso é um pouco desapontador, principalmente em meio a concorrência, mas esse sensor da Sony usa uma estratégia já conhecida, usada inclusive em alguns smartphones.
Aliás, o “S” do modelo corresponde a “sensibility”, ou sensibilidade!
A baixa resolução em um sensor de formato tão grande permite que os pixels individualmente sejam mais largos, possibilitando que captem mais luz do que um sensor de resolução maior e mesmo tamanho.

É assim que a câmera apresenta sensibilidade máxima de ISO 409.600 quase sem ruídos na imagem. Na prática, apesar de algumas câmeras concorrentes serem mais sensíveis, a Sony A7 S II permite fotografar quase que na escuridão total mesmo sem uso do tripé.
No final das contas imagens produzidas em alta resolução e baixa iluminação com essa câmera são muito mais “utilizáveis” do que as da concorrência.
Apesar de compartilhar muitas características com as outras câmeras da linha, o Foco Automático da Sony A7 S é mais lento e conta com apenas 169 pontos de AF, o que na realidade não é tão pouco assim, diga-se de passagem.
Mesmo assim é também uma câmera perfeita para filmar deslumbrantes videos em 4K praticamente no escuro. Pense nisso…
O preço do modelo atual Sony A7 S II é de cerca de US$ 2.400,00 dólares só o corpo.
Sony A9
Digamos que a recentemente lançada Sony A9 é uma espécie de experimento quanto ao futuro da linha de câmeras Mirrorless Fullframe da Sony. Apesar de seu formato parecido com a das outras câmeras da linha A7 da Sony talvez ela seja o embrião de outra linha de equipamentos.
Projetada para bater de frente com as melhores câmeras DSLRs, a Sony A9 é atualmente a “topo de linha” da empresa, contando com melhoramentos em quase todos os aspectos das suas primas da série 7.

Seu sensor tem 24 Megapixels, o que é meio decepcionante. No entanto a transferência de dados do sensor é extremamente rápida e permite que sejam registrados até 20 quadros por segundo em formato RAW, desde que o cartão SD seja do tipo UHS-II SDXC.
A sensibilidade vai de ISO 50 a 204.800 com velocidade máxima de obturador de 1/32.000 segundos. O Foco Automático conta com 693 pontos por Detecção de Fase (phase-detection) e 25 pontos por Detecção de Contraste, cobrindo 93% do quadro de imagem do sensor.
O visor OLED conta com 3.686 milhões de pontos sem “blackout” ou seja, mesmo durante o disparo mantém a imagem na tela.
A Sony A9 é voltada realmente para conhecedores, digamos assim, e seu preço reflete isso nos US$ 4.500,00 que custa apenas o corpo da câmera.
Resumindo…
Sony A7: Pau para toda obra, menor preço da linha.
Sony A7 R: Alta Resolução, nitidez e reprodução de cores, preço superior.
Sony A7 S: Alta sensibilidade e baixo ruído, preço intermediário.
Sony A9: Topo de Linha, recursos avançados, maior preço da linha.
Se você é um fotógrafo exigente já deve ter pensado em embarcar no sistema Sony A7, mas é bom lembrar alguns detalhes.
A Sony comercializa ótimas lentes para seu sistema de câmeras, mas ela são bem mais caras que as correlatas produzidas pela concorrência. É por isso que muita gente utiliza lentes de outras marcas tanto com adaptadores simples, que permitem apenas foco manual, quanto com adaptadores eletrônicos sofisticados.
Dessa maneira é possível usar uma lente Canon, por exemplo, com todas as funções desde o Foco Automático até a gravação de dados EXIF da lente.
Já as lentes de montagem A anterior para DSLRs da Sony e mesmo da Minolta também podem ser utilizadas com adaptadores da própria marca.
Uma coisa é certa, as imagens produzidas por essas câmeras são muito boas! Quem sabe entendendo melhor como a linha funciona você não se anima… Vá fazendo a poupança desde já, hehehe!
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