Um guia rápido de lentes fotográficas
Lentes fotográficas são um universo à parte no mundo das câmeras com objetivas intercambiáveis. Todo fotógrafo sério parece mais sério ainda quando fica desfilando aquela lista infinita com nomes de lentes, distância focais e aberturas de diafragma.
Tem gente que fica confusa com tantos termos então, para ajudar um pouco, resolvi fazer uma lista bem simples com os tipos de lentes e suas funções. Dessa maneira fica um pouco mais fácil entender para que serve cada tipo de lente e começar a pensar a fotografia de outra maneira.
Tipos de lentes fotográficas
Lentes Fixas (Prime)
Estas lentes tem uma distância focal única, ou seja, você precisa andar para frente e para trás com a câmera para enquadrar a cena de outra maneira.
As lentes fixas foram as primeiras a serem lançadas para câmeras com objetivas intercambiáveis.
Como são mais simples que as lentes do tipo zoom geralmente são objetivas menores, mais leves, com maior abertura do diafragma (mais claras) e mais nítidas.
São muito úteis em situações de pouca iluminação.
Lentes Zoom
lentes versáteis e de uso geral cuja distância focal começa com um ângulo de visão bastante amplo.
Permitem também usar uma aproximação de zoom até uma distância focal normalmente usada para retratos.
Em alguns casos a movimentação do zoom tanto para aproximar quanto para afastar já é suficiente para satisfazer um fotógrafo profissional.
Teleobjetivas
Podem ser do tipo fixo ou zoom.
Sua distância focal começa já com bastante ampliação e, no caso das Telezoom, permitem ampliar ainda mais a aproximação. Assim é possível preencher o quadro da foto com assuntos muito distantes.
Lentes grande angular
Também podem ser do tipo fixo ou zoom.
Costumam ser úteis para tirar fotos de interiores, paisagens e arquitetura pois seu grande ângulo de visão permite o enquadramento de mais assuntos mesmo dentro de pequenos espaços.
Lentes Macro
Essas objetivas permitem que você se aproxime bem perto de assuntos pequenos, como quando precisamos fotografar flores ou insetos.
Como a aproximação da objetiva tende a obscurecer o assunto a ser fotografado é comum a utilização de flashes circulares com essas lentes.
Existe até mesmo uma objetiva com iluminação própria para esse tipo de fotografia.
Lentes especiais
São objetivas projetadas para criar efeitos de distorção, desfoque ou estilização nas imagens obtidas pela câmera.
Normalmente são lentes fixas, sem zoom, e de foco manual.
Seu uso é recomendado a fotógrafos experientes ou a quem pretende criar novas expressões visuais pois o resultado pode ser frustrante.
Quem precisa dessas lentes?
Lentes fotográficas intercambiáveis podem ser muito caras. Eu até já escrevi um artigo sobre isso mas não custa lembrar que as empresas do setor muitas vezes tem mais lucro na venda das lentes do que na de câmeras. Não chega a ser algo surpreendente, pois essa lógica foi usada por muitos anos no mercado de impressoras. As máquinas até eram baratas mas o que rendia mesmo para as empresas era a venda dos cartuchos de tinta!
É verdade que uma lente de alta qualidade produz uma imagem melhor. Eu mesmo já mudei de opinião sobre uma determinada câmera apenas mudando de objetiva. Esse foi o caso de quando troquei uma lente zoom básica que veio com o kit de uma câmera Samsung NX1000 por uma lente fixa barata. Nem podia acreditar no resultado, era uma outra câmera…
No entanto é bom lembrar que algumas lentes zoom básicas que vem nos kits de câmera são de alta qualidade. Esse é o caso da Fujifilm bem como das novas lentes AF-P da Nikon. Elas deixam algumas lentes mais caras no chinelo, hehehe.
Conselhos
Se você é daquele fotógrafo que coleciona equipamento, talvez procurar novas (e antigas) lentes seja divertido. No entanto isso pode ser muito caro. Enquanto isso o fotógrafo iniciante (ou pobre, coitado) fica até se sentindo envergonhado com a sua leve, barata e versátil “lente do Kit”. Nesse caso eu recomendo lembrar que fotografia não é só equipamento.
Um fotógrafo experiente e estudado (como eu, hehehe?) pode fazer maravilhas mesmo com as lentes fotográficas mais “imprestáveis”. É por isso que quando temos a clara noção de qual é o nosso conceito, estilo, ou seja lá que nome que você queria dar para aquela visualidade que só nós podemos produzir, qualquer lente ou câmera serve!
Bom, eu confesso que esse papo de “especialista óptico” que muitos fotógrafos adoram ter me irrita um pouco. Eu espero que você não se torne um deles, mas quem sabe essa lista simples ajude você a se interessar mais pelo fascinante mundo das lentes fotográficas intercambiáveis?
Pingback: Pequeno dicionário de termos fotográficos para leigos | Ricardo Hage
Pingback: Por quê a distância focal é importante | Ricardo Hage
Pingback: Porque desejar uma lente 24-70mm f/2.8? | Ricardo Hage
Pingback: As melhores configurações de câmera para retratos | Ricardo Hage
Pingback: Lentes f/1.4 e f/1.8 são tão diferentes assim? | Ricardo Hage