Câmeras

Uma lente Macro estranhíssima e revolucionária

Você já pensou em fotografar em lugares onde sua própria câmera não pode entrar? Foi pensando nisso que uma empresa chinesa lançou uma lente Macro que funciona como uma espécie de sonda.

A Laowa 24mm f/14 2x Macro Probe talvez seja uma das mais estranhas lentes intercambiáveis já vistas. Ao mesmo tempo, por suas características , pode ser um divisor de águas no campo dos equipamentos voltados para a Macro Fotografia.

lente Macro
Nova lente sendo usada com iluminação própria em orifício dentro de árvore

A nova lente pesa apenas 474 gramas e mede cerca de 40 cm de comprimento, contando com um corpo tubular estreito e fino. É bom lembrar que essa é uma lente de foco manual.

A distância mínima de trabalho da lente é de apenas 2 cm e como tem LEDs embutidos para iluminação em proximidade além de ser à prova d’água, permite que um mundo novo de possibilidades se abra para a experimentação dos fotógrafos.

lente Macro

Aliás, parece que o uso de LEDs de iluminação embutidos em lentes intercambiáveis do tipo Macro veio para ficar. Veja o caso que divulguei por aqui da Canon EF-S 35mm F2.8 IS STM.

Voltando ao assunto, como a lente frontal da Laowa 24mm f/14 tem um diâmetro de apenas 2 cm e pode ser inserida em espaços reduzidos, o novo equipamento funciona como uma sonda.

lente Macro
Quem olha de relance pensa até que a nova lente Macro é uma arma

Esse design diferenciado permite que a Laowa 24mm Probe capture também vistas em grande angular com uma maior profundidade de campo, mesmo a distâncias extremamente próximas do objeto da cena.

Enquanto uma lente macro tradicional isola objetos minúsculos com profundidades de campo extremamente rasas, a Laowa 24mm captura uma imagem em grande angular de 84,1° graus, e que permite incluir mesmo os detalhes de fundo.

lente Macro

Uma coisa importante é que essa lente deve ser uma das mais complexas já projetadas, como pode ser visto pelo diagrama que a empresa divulgou ao mercado. Só para ter uma ideia, ela contem 27 elementos ópticos distribuídos ao longo do tubo de montagem.

lente Macro
Vista explodida da nova lente macro Laowa

A nova objetiva estará disponível no mercado internacional em setembro de 2018 e custará cerca de US$ 1.499,00 dólares. Não é um preço caro quando comparado ao preço de outras objetivas Macro com formato tradicional.

Ela será oferecida nas versões para câmeras Canon EF, Nikon F e Sony FE, além de uma versão para fotografia cinematográfica na montagem Arri PL.

lente Macro

Existe também uma campanha em “crownfunding” no site Kickstarter onde ela pode ser comprada por US$ 1.149,00, mas parece que a Venus Optics, dona da marca Laowa, não necessita desse recurso para lançar a lente definitivamente no mercado na data esperada.

Veja aqui o vídeo de 4:28 minutos que a Venus Optics publicou sobre a Laowa 24mm f/14 2x Macro Probe.

Você vai ficar espantado com as possibilidades da lente. Eu fiquei…

Obs.: O vídeo está em inglês, mas como sempre indicamos você pode ativar as legendas automáticas em Português, elas podem ser de muita ajuda para quem não domina essa língua. Note porém que alguns termos técnicos não são bem traduzidos.

Deixe uma resposta