Inspire-se

Lentes f/1.4 e f/1.8 são tão diferentes assim?

Todo grande interessado em fotografia já se perguntou se existe tanta diferença assim entre lentes de abertura f/1.4 e f/1.8.

Essas aberturas indicam lentes “luminosas”, que permitem uma grande entrada de luz na câmera, e que podem produzir o famoso desfoque de fundo (Bokeh) com facilidade.

Lentes fixas de 50mm f/1.4, por exemplo, são sempre bem caras. Muitos ficam se perguntando se valem a pena em comparação com as sempre mais acessíveis lentes fixas f/1.8.

f/1.4 e f/1.8
Pierre Lambert em still do vídeo, segurando uma pesada lente f/1.4

Foi por isso que o fotógrafo e YouTuber Pierre Lambert decidiu fazer um daqueles “testes cegos”. Isso parece coisa da minha infância, onde via aqueles comerciais com testes de margarina, hehehe.

Em um teste cego um observador é levado a opinar sobre a qualidade de alguma coisa sem saber realmente o que está provando. A margarina Doriana sempre vencia!!!

Bom, o teste cego de Lambert funcionou assim: pessoas eram estimuladas a comparar fotos captadas em vários locais com aberturas f/1.4 e f/1.8. Para criar mais “confusão” algumas fotos tiradas em f/2.8, f/4 e f/5.6 também foram exibidas.

Além disso foram usadas sete locações diferentes para o teste.

Sobre as lentes f/1.4 e f/1.8

Lambert publicou um vídeo em seu canal apenas mostrando alguns resultados de fotos e opiniões próprias. O resto da pesquisa foi feita com seus seguidores. Então não temos a reação das pessoas para ver o que acharam. É preciso confiar no que ele fala, ou em última instância ler os comentários em seu canal (em inglês), que são muitos.

Vamos resumir a coisa toda? Pierre Lambert chega a conclusão que os resultados entre as lentes são muito semelhantes para justificar a diferença de preço. Ele afirma também que a maioria do público só vê fotografias em aplicativos de mídias sociais nas telas de smartphones. Isso faz com que mesmo imagens tiradas por câmeras profissionais com lentes caríssimas não possam ser exibidas em toda sua glória através desses meios.

f/1.4 e f/1.8
Still do video comparando o desfoque de fundo entre lentes f/1.4 e f/1.8

Nisso eu tenho que concordar. Eu mesmo só consigo ver alguma diferença entre fotos obtidas por smartphones e câmera avançadas quando coloco a imagem em monitores maiores que 21″ polegadas. Tudo bem, eu sou meio cego, mas é uma realidade, hehehe.

Para terminar, Pierre Lambert aconselha investir o dinheiro que você usaria para comprar uma objetiva f/1.4 em cursos e estudo. Isso sim pode melhorar suas habilidades fotográficas…

Veja o vídeo com as conclusões de Lambert, que tem apenas 6:35 minutos, e decida por sua conta.

E se você tem interesse em entender melhor como as objetivas funcionam, leia o meu guia rápido de lentes fotográficas.

Obs.: O vídeo está em inglês, mas como sempre indicamos você pode ativar as legendas automáticas em Português. Elas podem ser de muita ajuda para quem não domina essa língua. Note porém que alguns termos técnicos não são bem traduzidos.

Deixe uma resposta