Inspire-se

Por quê a distância focal é importante

Em um recente vídeo o fotógrafo Jamie Windsor discutiu a questão da distância focal na fotografia de uma maneira muito sofisticada.

A distância focal é representada por um número em milímetros que define o campo de visão de uma lente fotográfica. Isso significa que cada lente “vê” o mundo de uma maneira diferente. Aliás, veja mais sobre os tipos de lente neste artigo que publiquei anteriormente.

Em seu vídeo Jamie Windsor fala da distância focal de uma maneira expressiva. Ou seja, ele fala mais dos efeitos visuais, emocionais e de linguagem do que nos aspectos técnicos da escolha de uma lente. Gostou?

distância focal
Imagem de capa do vídeo de Jamie Windsor sobre distância focal

Entendendo a distância focal

Segundo ele mesmo anuncia em seu canal “Escolher a distância focal correta é muito mais do que criar um retrato lisonjeiro ou encaixar tudo o que você deseja em seu quadro fotográfico. Sua escolha de lente muda a dinâmica de sua imagem e o significado psicológico que a audiência obterá dela. Neste ensaio em vídeo, examino como diferentes distâncias focais podem ser usadas para comunicar mensagens diferentes ao seu público.”

Pois é, além do vídeo ser bem didático descobri que as legendas automáticas para o Português funcionaram quase perfeitamente. A explicação para isso parece ser dada pelo próprio Windsor no final do vídeo. Ao fazer um comercial sobre um site de cursos online ele diz que melhorou o audio do vídeo. Ele estudou produção de som por lá. O tradutor automático agradece, pois agora ouve melhor, hehehe.

distância focal
Discutindo distância focal usando o filme Tubarão como exemplo

O vídeo tem 9:22 minutos, é bem produzido e dá muitos exemplos. Se você achar que ele é muito rápido vá vendo aos poucos.

E não se esqueça! Entender a distância focal é importante até para quem fotografa só com smartphones, ainda mais agora com aparelhos equipados com múltiplas lentes!

Deixe uma resposta