Tutoriais

As melhores configurações de câmera para retratos

Artigos sobre configurações de câmera são sempre bem-vindos. Quando falam então de algo tão procurado pelo público quanto a fotografia de retratos, são essenciais.

O fotógrafo Craig Beckta publicou em seu canal no ano passado um vídeo que ainda faz muito sucesso. Nele Beckta mostra quais seriam as melhores configurações de câmera para se fotografar retratos.

Uma das dicas mais importantes que ele dá é a de que devemos definir a velocidade do obturador da câmera como sendo numericamente o dobro do valor da distância focal usada. Como exemplo ele fala que se você estiver fotografando com uma lente de 85 mm, ajuste a velocidade do obturador para 1/160 seg. no mínimo. Essa regra evitaria tremores e vibrações na imagem. Caso sua lente ou corpo da câmera tenha algum mecanismo de estabilização de imagem pode-se até mesmo usar velocidades mais lentas.

configurações de câmera
Still do vídeo com exemplo de configurações de câmera para retrato

Quanto a exposição, ele fala que se sua câmera tiver um recurso de indicação de highlight (altas luzes, que podem gerar o efeito de estouro de branco), é bom usa-lo. Além disso, é bom definir o brilho da tela de LCD da câmera manualmente, colocando seu valor sempre na metade do brilho possível. Essa é uma forma de ter mais certeza da exposição correta para suas fotos, principalmente em câmeras mirrorless.

Mais configurações de câmera

Outra dica importante é quanto ao uso do histograma. Caso sua câmera tenha essa função, é bom mante-la ligada para ajudar na escolha da melhor exposição. Quanto a nitidez da imagem, caso sua câmera não tenha rastreamento de olhos, use apenas um ponto de foco. Assim você consegue focar com segurança o olho que estiver mais próximo da câmera. Lembre-se, estamos falando de retratos fotográficos…

E quanto a escolha de lentes para esse tipo de trabalho? Geralmente é melhor fotografar com distâncias focais entre 85 mm e 200 mm. Algumas pessoas são mais fotogênicas com lentes 85 mm. Outras ficam melhor se fotografadas com objetivas de 200 mm. Só a experimentação pode ajudar que você faça essa escolha. Eu mesmo gosto de algo em torno dos 140mm. Pelo menos foi assim que consegui meus melhores retratos.

configurações de câmera
A mancha preta no bustier da modelo é o indicador de estouro de brancos na tela da câmera

O vídeo tem apenas 5:00 e toca apenas em alguns aspectos básicos do uso da câmera. Craig Beckta fala também de outros assuntos importantes como o controle de brancos e o uso de flashes. Mostra também alguns exemplos de configurações de câmera para retratos.

Enfim, é sempre bom dar uma olhada nesse tipo de tutorial para ver se a gente não aprende alguma coisa nova.

Boa sorte!

Obs.: O vídeo está em inglês, mas como sempre indicamos você pode ativar as legendas automáticas em Português. Elas podem ser de muita ajuda para quem não domina essa língua. Note porém que alguns termos técnicos não são bem traduzidos.

Deixe uma resposta