Tutoriais

Iluminando retratos com uma vela

Usar a luz de uma vela para iluminar um retrato pode criar um clima muito interessante. No entanto velas não tem muita luz, são irregulares e podem dar muito trabalho na hora de fotografar.

vela
Still do vídeo da AdoramaTV

Foi por isso que achei muito interessante um vídeo do canal AdoramaTV. Nele o apresentador e fotógrafo Gavin Hoey mostra várias técnicas para misturar a luz de velas com a de Flashes, além de transformar a luz do dia em luz noturna.

O tutorial mostra todas as etapas para criar um retrato feminino como se fosse uma pintura da “Era Tudor”. O processo vai desde a criação da iluminação até o pós-processamento no Photoshop.

vela
Uma das imagens finalizadas do tutorial

O vídeo é bem interessante e instrutivo, apesar de ter apenas 9:57 minutos. Se você tem interesse em criar imagens com climas especiais essas dicas podem ajudar. Aproveite!

E se você quiser saber mais sobre como fotografar retratos, veja alguns artigos que já publiquei sobre o assunto.

Obs.: O vídeo está em inglês, mas como sempre indicamos você pode ativar as legendas automáticas em Português, elas podem ser de muita ajuda para quem não domina essa língua. Note porém que alguns termos técnicos não são bem traduzidos.

Deixe uma resposta