Câmeras

Porque desejar uma lente 24-70mm f/2.8?

As objetivas Zoom do tipo 24-70mm f/2.8 são o objeto do desejo de todo fotógrafo profissional. Por que será?

Em recente artigo no site Fstoppers.com, o fotógrafo Nesh Soni contou como foi convencido de que não poderia viver sem esse tipo de lente.

Ele inicia o artigo dizendo que fez a transição de fotógrafo amador para profissional trabalhando apenas meio período e fotografando desde retratos até eventos.

Segundo o fotógrafo isso não é comum, já que no exterior (e até mesmo no Brasil) é normal que os profissionais se especializem em algum tipo de fotografia logo cedo na carreira.

E então ele recebeu aquele famoso conselho de um “fotógrafo senior”: sua próxima compra precisa ser uma lente de abertura fixa, de preferência f/2.8 ou inferior.

24-70mm f/2.8
Lentes Zoom 24-70mm são bastante versáteis para fotografia de moda

Sim, até eu que não sou lá essas coisas dou esse conselho, hehehe. Essas objetivas, como a famosa 50mm F/1.8, podem ser bem baratas e ainda ter ótima qualidade de imagem e produzir um espetacular desfoque de fundo.

O problema é que esse tipo de lente obriga o fotógrafo a andar para frente e para trás para mudar a composição da fotos.

Surpreso? Sim, lentes fixas não tem zoom!

E esse era o problema para Nesh Soni e deve ser para você também. Vamos lembrar que ele trabalhava com todo tipo de foto e ficar trocando lentes fixas a toda a hora em um determinado trabalho é muito chato, além de ser estressante.

E foi por isso que Soni descobriu que sua lente preferida seria uma Zoom 24-70mm f/2.8. Vamos ver porquê…

O que é uma objetiva 24-70mm f/2.8?

Segundo o fotógrafo “Seja qual for a situação, seja qual for a iluminação, esta lente irá responder bem (deliver, em inglês)”.

Isso acontece porquê até mesmo certas lentes fixas mais caras e sofisticadas, como as 50mm f/1.2, podem ter problemas com o foco automático em situações como eventos ou casamentos. Isso pode ser meio arriscado. Já pensou perder aquele momento especial por falta de foco? Segundo Nesh Soni as lentes 24-70mm f/2.8 focalizam com mais rapidez e precisão nesses casos, pelo menos para ele…

24-70mm f/2.8
Lentes f/2,8 permitem um ótimo desfoque de fundo (Bokeh)

É bom lembrar também que esse tipo de Zoom tem um mecanismo mais sofisticado. Nele a abertura máxima do diafragma é constante em qualquer distância focal. Isso é diferente do que acontece nas lentes mais simples e baratas. Esse é o caso, por exemplo, de uma lente 28-70mm com abertura máxima variável entre f/3.5 e 5.6. Se você coloca-la na posição de 70mm ela se comportará como uma lente muito “escura”, digamos assim. Isso obrigará você a utilizar uma sensibilidade ISO muito maior, com risco de ruídos na imagem e outros defeitos visuais.

Argumentos contra

Se você está pensando que lentes zoom do tipo 24-105mm f/4 são mais versáteis (e baratas!) o fotógrafo derruba seus argumentos com uma única frase. Segundo ele “a lente f/2.8 é muito mais mágica que a f/4”. O que ele quis dizer é que além do desfoque de fundo ser mais sutil nesse tipo de lente, é possível utilizar menores sensibilidades ISO mesmo com baixa luminosidade. Isso gera imagens com menos ruído e mais interessantes do ponto de vista estético.

Outra questão são os preços altos desse tipo de lente. Eu até gostaria aqui de lembrar que em nossa “Terra Brasilis” muitos fotógrafos profissionais trabalham com lente de kit, as famosas 18-55 e outras com zoom um pouco maior. Eu já falei da qualidade dos novos modelos desse tipo de lente por aqui, mas não custa lembrar disso.

24-70mm f/2.8
Lente 24-70mm f/4 da Canon pode ser uma alternativa

De qualquer maneira as lentes Zoom com abertura constante f/4 são mais baratas que as de abertura f/2.8 Minha experiência diz que normalmente, mesmo em dólar, custa a metade do preço de seus similares mais luminosos.

E nem é preciso falar das Zooms com abertura variável. No entanto é bom lembrar que as vezes a diferença entre essas lentes e uma boa f/4 não é tão grande.

Modelos existentes

No Brasil não é tão fácil assim achar todos os modelos de lentes 24-70mm f/2.8 existentes no mercado. Mesmo assim vamos dar uma olhada nas marcas:

Tamron: tem o modelo SP 24-70mm f/2.8 Di VC USD G2 para montagem Canon e Nikon. Custa à partir de U$ 1.200,00 dólares no exterior. Dizem que o foco automático não é tão rápido comparado com as lentes mais caras. Mas acredite, para essa categoria de lentes é uma barganha.

24-70mm f/2.8

Sigma: tem a 24-70mm f/2.8 DG OS HSM Art Lens para baioneta Canon, Nikon e Sigma. É 200 gramas mais pesada que os outros modelos mas dizem que a qualidade de imagem é inigualável. Será? Custa à partir de U$ 1.300,00 dólares no exterior.

24-70mm f/2.8

Canon: produz a EF 24-70mm f/2.8L II USM apenas para sua própria montagem. Custa à partir de U$ 1.600,00 dólares no exterior e cerca de R$ 7.000,00 em nosso país. Sua qualidade é inquestionável, pois a Canon depende muito da fama de suas lentes. É fácil de achar por aqui devido à grande base de usuários Canon, mas é um grande investimento…

24-70mm f/2.8

Nikon: é interessante notar que nessa categoria a Nikon tem duas lentes. A AF-S NIKKOR 24-70mm f/2.8E ED VR para câmeras DSLR da marca custa cerca de US$ 2.400,00 dólares ou de 8 a 10 mil Reais no Brasil. Já a recém lançada NIKKOR Z 24-70mm f/2.8 S foi feita para nova Linha Z de câmeras Mirrorless Full Frame. Custa cerca de US$ 2.300,00 dólares e que eu saiba ainda não foi vista em nossas paragens…

24-70mm f/2.8

Sony: eu ia falar que não custava nada falar da Sony também, coisa que Nesh Soni (trocadilho!!) não fez. Mas custa muito, hehehe. A Sony FE 24-70mm f/2.8 GM custa cerca de US$ 2.200,00 dólares no mercado internacional. Já por aqui custa cerca de R$ 11.000,00. Dizem que a lente é uma loucura mas é bom lembrar que ela só funciona nas câmera Full Frame da própria marca.

24-70mm f/2.8

Desistiu de ser Fotógrafo?

É bom lembrar que esses preços assustam qualquer um. Eu mesmo fiquei me perguntando por que escrever um artigo desses nessa crise pela qual estamos vivendo. Mas não é porque não se pode ter uma coisa que não se possa saber que ela exista.

Não se desespere… Utilizar a lente do seu kit e saber fotografar com técnica e estilo podem ser o suficiente para você se estabelecer como profissional. E tem uma coisa muito mais importante do que isso tudo: você tem que se capacitar como empreendedor.

Sim, o papo do fotógrafo como artista é maravilhoso (e eu meio que sonho com isso) mas a vida real é feita de arroz e feijão, hehehe. É bom você pensar em ter um negócio comercialmente viável ou então manter a fotografia como hobbie. Tenho dito!

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