Câmeras

Qual marca de câmera produz a melhor cor?

Uma pesquisa um tanto informal sobre qual marca de câmera produz a melhor cor teve resultados surpreendentes.

Na realidade a pesquisa consistiu apenas de uma votação entre seguidores do famoso canal de fotografia de Tony Northrup no Youtube.

Segundo ele: “Eu dei a 1.500 fotógrafos uma enquete às cegas e escolhi a imagem com a melhor cor em várias cenas diferentes, incluindo retratos em iluminação diferente e fotos externas. Qual câmera era a melhor: Canon, Nikon, Sony ou Fuji?”.

Na pesquisa as imagens produzidas por câmeras dessas principais marcas do mercado eram exibidas ao público com o seguinte tipo de identificação:

  • apenas numeradas, para posterior identificação;
  • nomeadas erradamente, com o nome da marca alterado;
  • nomeadas corretamente, para fins de controle

Northrup começou sua análise com a seguinte pergunta geradora: será que escolhemos a câmera que tem a melhor reprodução de cor apenas pela lealdade que temos por uma determinada marca?

melhor cor
Exemplo da página com a pesquisa de cor

Pois é, eu mesmo já pensei nisso. Na área de fotografia existe muito desse comportamento de “torcida de futebol”. Mas é bom lembrar que esse tema pode ser levado muito a sério, como mostrei no artigo sobre um Museu Japonês que elegeu as melhores câmeras fotográficas de 2017.

Descobertas

Bem, nas suas conclusões Tony Northrup descobriu o seguinte:

  • A Canon tem a maior fidelidade à marca. Os usuários que já fotografam com câmeras da Canon escolhem uma imagem 3,1 vezes mais se ela for marcada como “Canon” do que se for marcada apenas com uma numeração. Isso acontece mesmo que não seja uma imagem produzida por uma câmera Canon;
  • Em segundo lugar aparece a Sony, com um índice de 2,2 vezes no mesmo teste.
  • A Nikon fica em terceiro lugar com o índice de 1,5 vezes no mesmo teste.
  • A Fujifilm, com índice de 1,4 vezes, tem a menor fidelidade à marca. O resultado é surpreendente pois as cores produzidas por suas câmeras são consideradas de primeira linha, talvez as melhores. Tony diz que “talvez os usuários da Fujifilm sejam as pessoas mais racionais” no meio da fotografia. O que ele quer dizer é que os usuários dessa marca não escolhem a melhor cor apenas pelo fabricante, mas sim analisando os resultados.
  • 92% das pessoas escolheram uma imagem diferente da que haviam escolhido antes, quando elas eram apenas numeradas ou marcadas com o nome da marca trocada, mostrando que não havia consistência em suas escolhas pessoais.

Sobre a ideia de melhor cor

A imagem mais popular da pesquisa, numerada como “1”, tornou-se subitamente a menos popular quando foi nomeada como sendo da Fujifilm. Isso parece significar que os usuários da Sony, Canon e Nikon tem necessidade de “destruir” qualquer imagem que seja produzida pela Fujifilm. Puxa, que medo!!!

Já do lado contrário, os usuários da Fujifilm faziam o mesmo mas apenas com as imagens marcadas como tendo sido produzidas por câmeras da Sony, e não da Nikon ou Canon.

É muito engraçado: usuários Fujifilm odeiam usuários Sony, e todos os outros odeiam Fujifilm. Pode um negócio desses?

Quanto a questão real das cores a situação é mais racional. Segundo Tony:

“Cores falsas” foram consideradas algo bom. As pessoas não votaram nas cores mais realistas. Em um exemplo uma imagem Nikon ficou com as cores completamente trocadas, muito “quentes”, e mesmo assim as pessoas votaram como sendo a melhor. Nesse sentido a Teoria da Cor (Color Science) foi esquecida porque as pessoas tendem a ver as imagens separadamente nesse tipo de pesquisa, sem compara-las com outras.

No resultados finais da votação entre as principais marcas a Sony ficou em primeiro lugar, seguida pela Fujifilm, pela Nikon e pela Canon.

Uma coisa que não ficou claro para mim é o papel que a simulação de cores da Fujifilm teve nessa pesquisa. Qual foi o perfil de filme utilizado? O site Fujirumors.com, que também divulgou a pesquisa, não esclareceu o assunto, então…

Se você quiser tirar suas próprias conclusões veja o vídeo que Tony Northrup postou em seu canal. E não vá brigar com seu colega fotógrafo de outra marca, que isso não é política nem futebol, hehehe.

Obs.: O vídeo está em inglês, mas como sempre indicamos você pode ativar as legendas automáticas em Português, elas podem ser de muita ajuda para quem não domina essa língua. Note porém que alguns termos técnicos não são bem traduzidos.

2 thoughts on “Qual marca de câmera produz a melhor cor?

Deixe uma resposta