Inspire-se

Fotógrafos em quarentena: reutilize suas fotos

Se você não pode sair para fotografar ou se seus clientes sumiram, que tal dar uma nova olhada nas imagens que você já tem? Reutilize suas fotos!

Pois é, muitos fotógrafos amadores e profissionais tem toneladas de fotos que acabaram ficando escondidas em algum lugar do seu HD.

Isso é muito comum. Com o advento da fotografia digital nos acostumamos a tirar milhares de fotos de um mesmo assunto. Depois acabamos utilizando uma ou outra para compartilhar com amigos e o resto, em muitos casos, fica arquivado e abandonado.

Imagina a quantidade de imagens que essa gente tem…

E quem só fotografa com smartphone? É pior ainda, hehehe. Ainda tem muita gente que não usa nenhum serviço automático de armazenamento na nuvem por incrível que pareça. É comum encontrar gente que troca de aparelho e deixa o velho encostado, cheio de fotos e lembranças esquecidas.

Então que tal fazer alguma coisa com essas imagens?

Edite arquivos RAW antigos

Você sabia que os softwares atuais estão muito mais eficientes ao processar imagens em arquivos RAW? Sim, aquela imagem obtida nessa espécie de “negativo digital” há muitos anos atrás pode enfim ser bem aproveitada.

Esse é o caso, por exemplo, de fotos obtidas com ISO alto ou que apresentem muitas sombras. Os aplicativos atuais são muito bons em retirar o ruído desse tipo de imagem.

Adobe Lightroom
Arquivos RAW sempre deram trabalho, mas agora é mais fácil editar.

Você vai se espantar como aquela câmera antiga que você tinha (e que já gravava em RAW) captava muitos detalhes e informações de imagem escondidas.

Além disso, os softwares atuais como o Lightroom e o Photoshop estão muito mais rápidos, aproveitando-se da arquitetura dos novos PCs.

E os JPGs?

Mas e quanto aos arquivos JPGs? Bem, eles se degradam, mas se você tiver sorte eles não foram muito “regravados”.

Uma boa ideia é reeditá-los, modificando um pouco a composição da imagem e aplicando efeitos que poderiam não existir na época em que as fotos foram tiradas. Afinal de contas, você deve ser um fotógrafo melhor agora do que no passado, não?

Eu, se fosse você, gravaria o resultado dessa nova edição em outro formato, como o TIFF (sem compressão) ou mesmo o PSD do Photoshop. Tem gente que acha que o o formato de arquivo do Photoshop poderia ser descontinuado pela Adobe e assim você ficaria na mão, sem poder abrir suas próprias imagens. Eu duvido…

E os negativos e fotos analógicas

Se você já tem suas fotos antigas digitalizadas, pode ser divertido reedita-las como falamos acima. Mas se você ainda não as tem no computador, que tal digitaliza-las?

Mesmo que você não tenha um escanner dedicado (e praticamente inútil para a maioria dos fotógrafos hoje em dia), isso não impede que você reutilize suas fotos.

o que fazer com tantas fotos
O que seria da sua história sem fotos impressas…

Você pode usar seu smartphone para isso, é simples assim. Ah, e também existem alguns scanners de filme mais baratos, mas nem sempre muito bons.

Alguns smartphones atuais tem até uma função de inteligência artificial que identifica o tipo de imagem que você está fotografando e ajuda a melhorar a qualidade dessa “digitalização”, digamos assim.

E se você tem uma impressora multifuncional em casa, não esqueça que ela também digitaliza imagens. No entanto minha experiência mostra que os smartphones são mais eficientes e rápidos nesse assunto.

Existem também algumas soluções dedicadas para usar câmeras convencionais como a da Nikon, e truques caseiros para facilitar a digitalização de negativos. É um pouco mais difícil, mas possível. Vou ver se publico no futuro um artigo sobre esse assunto por aqui, pois ele é meio extenso.

Passando o tempo

Reutilize suas fotos enquanto a crise do Coronavírus não passa. Você pode aproveitar essas dicas com toda sua família também.

Crianças podem ficar fascinadas com imagens que elas nem sabiam que existiam de seus pais ou amigos. Pode ser uma maneira de deixá-las ocupadas, e mais tranquilas…

negócio fotográfico

Cuidado com imagens que tragam lembranças tristes ou saudade de entes queridos. Modifique essas emoções para algo positivo e você vai se sentir gratificado.

E lembre-se de compartilhar suas redescobertas com os amigos e parentes. Existem muitas plataformas de mídias sociais para fazer isso e você pode acabar abrindo uma porta de contato com aquele seu amigo há tanto tempo afastado. Que tal?

Deixe uma resposta