celulares e smartphones

iPhone 11 Pro tem câmera tripla e Deep Fusion

O novo iPhone 11 Pro acabou de ser anunciado. Essa nova geração de smartphones tem como novidade para fotógrafos uma câmera tripla traseira e a tecnologia Deep Fusion.

E o que isso significa? Bem, a concorrência que fabrica smartphones com sistema operacional Android já tem oferecido equipamentos com 3 ou até mesmo 4 câmeras. Na realidade essa foi a forma escolhida pelos fabricantes para produzir imagens mais sofisticadas. O uso de uma câmera dedicada para produzir desfoque de fundo é uma dessas características.

iPhone 11 Pro
Novo módulo de câmeras traseiras do iPhone 11 Pro

Já a Apple e o Google, com seu smartphone Pixel, sempre preferiram a abordagem da chamada Fotografia Computacional. É por isso que a Apple nunca equipou seus iPhones com dezenas de sensores mais poderosos e lentes variadas.

A estratégia tem funcionado, sendo que as imagens produzidas pelos iPhones são ótimas. Mas parece que agora a empresa resolveu seguir um pouco do que a concorrência faz.

Sobre a câmera do Iphone 11 Pro

Para alguém interessado em fotografia, os pontos principais do novo iPhone 11 Pro são:

  • O sistema com três câmeras traseiras e sensores de 12 Megapixels e uma câmera frontal de 12 Megapixels;
  • Um conjunto de lentes que conta com uma teleobjetiva, uma grande angular e uma ultra grande angular;
  • O novo design em módulo para acomodar essas lentes na parte traseira do iPhone 11 Pro;
  • A nova tecnologia de Fotografia Computacional chamada “Deep Fusion” desenvolvida pela Apple;
iPhone 11 Pro
Imagem sobreposta com o ângulo de visão das lentes do iPhone 11 Pro

E se você quer mais detalhes sobre as objetivas:

  • Uma câmera de 12 Megapixels com teleobjetiva de 52 mm f/2.0 e estabilização ótica de imagem;
  • Câmera de 12 Megapixels grande angular 26 mm f/1.8 com estabilização óptica;
  • Câmera ultra grande angular de 13 Megapixels 13 mm f/2.4 (ângulo de visão de 120° graus) não estabilizada;
  • A câmera frontal de 12 Megapixels com capacidade para vídeo em câmera lenta, 4K/6p e 1080/120p.

Na prática o novo iPhone Pro 11 terá um zoom óptico de 4x.

A tecnologia Deep Fusion

A nova tecnologia de Fotografia Computacional da Apple começa a mostrar seu poder com o Night Mode. Tanto o iPhone 11 quanto a versão Pro tem o sistema, que funciona de maneira parecida ao do smartphone Huawei P30 Pro. O Night Mode da Apple captura múltiplos quadros em várias velocidades de obturador de uma cena com pouca iluminação. Esses quadros são combinados de forma inteligente, recuperando os detalhes de sombra e impedindo o desfoque de movimento, caso o assunto fotografado esteja se movendo.

iPhone 11 Pro
Exemplo de uso do Modo Noturno do iPhone 11 Pro

No entanto a tecnologia Deep Fusion está entranhada em todos os processos fotográficos dos novos iPhones.

Cada vez que você pressiona o obturador no novo 11 Pro ou 11 Pro Max, a câmera captura nove imagens em seguida.

iPhone 11 Pro
Retrato de alto constraste sob luz forte obtido pela tecnologia Deep Fusion

As capturas se dividem em quatro imagens de rápida exposição, uma de exposição mais longa e quatro imagens intermediárias. Essas imagens são então combinadas por software para, segundo a Apple, otimizar os detalhes e reduzir o ruído a imagem.

E a qualidade da imagem?

Para saber se toda essa tecnologia vai gerar imagens melhores vamos ter que esperar o iPhone 11 Pro cair nas mãos do público. Isso só vai acontecer após o dia 20 de setembro.

Eu particularmente acho que os sistemas de Inteligência Artificial usados na Fotografia Computacional geram imagens boas, mas previsíveis. Muitas (e muitas) vezes eu me vejo desativando o sistema ou fotografando em Modo Pro para conseguir uma experiência mais próxima de uma câmera convencional.

iPhone 11 Pro
Exemplo de retrato em Preto e Branco do iPhone 11 Pro

No entanto para fotografar o azul de um céu ensolarado ou uma foto noturna não tem nada melhor. Já consegui resultados estonteantes…

A escolha de sensores de 12 Megapixels mostra que a Apple está mirando um usuário mais comum. Alguns celulares já bateram a barreira dos sensores de 48 Megapixels e já foram lançado processadores que suportam processar imagens de até 150 Megapixels em um smartphone.

Será que o Deep Fusion pode processar a imagem de 3 câmeras em conjunto para conseguir uma imagem maior? E será que alguém precisa de mais do que 12 megapixels? Eu preciso, hehehe…

Mais características

Voltando ao assunto do Iphone 11 Pro, não custa lembrar de outras características importantes desse smartphone.

O iPhone 11 Pro será vendido em duas versões. A Pro tem tela de 5,8 polegadas e a Pro Max tem uma tela maior, de 6,5 polegadas. Os dois smartphones vem com processador A13 Bionic e um novo display OLED chamado de “Super Retina XDR”. Essa tela tem brilho de 1.200 nits (seja lá o que isso for) de brilho e uma taxa de contraste de 2.000.000:1. Além disso ela é 15% mais eficiente no uso de energia, sendo mais econômica.

iPhone 11 Pro
iPhone 11 Pro em várias versões de acabamento

Com uma tela tão sofisticada, é bom que a qualidade de imagem produzida pela tecnologia Deep Fusion seja boa mesmo, hehehe!

Só para lembrar, os iPhones 11 Pro e Pro Max custarão no EUA respectivamente US$ 1.000,00 e US$ 1.100,00 dólares. No Brasil ainda não foram anunciados seus preços, mas provavelmente estarão disponíveis antes do final do ano.

Veja também o vídeo de apresentação do iPhone 11 Pro (legendado).

4 thoughts on “iPhone 11 Pro tem câmera tripla e Deep Fusion

Deixe uma resposta