SoftwareTutoriais

Usando padrões LUT na edição de fotos

Talvez você já tenha ouvido falar da sigla LUT, que em inglês significa Look Up Tables. Apesar de ser bastante conhecido na área de vídeo, esse recurso tem sido cada vez mais utilizado por fotógrafos em busca de rapidez no aprimoramento de suas imagens.

O termo poderia ser traduzido como “tabelas de pesquisa”, e na realidade é isso que as LUTs são. Essas tabelas são basicamente arquivos que contém padrões de conversão de cor. Um software como o Photoshop ou o Lightroom pode pegar os valores originais de cor de um arquivo de imagem, procurar por uma correspondência desse valor em uma tabela LUT e retornar esse novo valor para a imagem.

O segredo é que uma tabela desse tipo é projetada não só para fazer correções de cor, como em um monitor de vídeo, mas também para aplicar transformações criativas, melhorando a imagem e dando um caráter artístico, digamos assim.

LUT
Utilizando LUTs no Photoshop

A idéia é utilizar esse recurso para fazer um “makeover” rápido, dando um ar dramático ou cinemático as suas fotos.

Porquê usar LUTs?

Bom, mas eu mesmo já faço isso o tempo todo utilizando filtros de imagem ou até mesmo os “presets” do Adobe Lightroom. Por quê então usar esses (ou essas) tais LUTs?

A diferença parece ser que os LUTs transformam cores de uma maneira mais fácil de serem reproduzidas, e são mais eficientes em algumas imagens nas quais filtros e “presets” não funcionam direito. Eu já tive essa experiência com filtros…

Dessa maneira é mais fácil fazer uma edição automatizada de dezenas ou centenas de fotos. O resultado é consistente em todas elas, sem que seja preciso fazer pequenos ajustes em cada uma, como nos filtros de cor ou efeitos especiais.

E outra coisa importante é que os (ou as) LUTs trabalham apenas com os dados de cor, não interferindo com outras funções do seu software, como nitidez por exemplo. Já os filtros e “presets” tradicionais são mais invasivos…

LUT
LUTs podem dar um ar dramático para suas fotos

E existem outras vantagens na sua utilização. LUTs podem ser aplicados tanto antes quanto depois de você editar outros parâmetros da imagens, como sombras ou redução de ruídos. O resultado de cor será o mesmo.

Além disso os arquivos LUT podem ser utilizados em qualquer software que os suporte. Você não precisa de uma versão para o Adobe Lightroom e outra para o On1 Photo RAW, que também dá suporte a essa função.

Aliás, vários softwares de edição de foto já aderiram a esse padrão.

E por falar nisso, onde eu consigo esses LUTs?

Baixando LUTs…

Já tem muita gente desenvolvendo essas “tabelas de pesquisa”. A empresa Lutify.me, por exemplo, oferece uma assinatura anual na qual você tem acesso até a 221 LUTs de “graduação de cor cinemática 3D”. Chique, não?

Com essa assinatura você tem também acesso a um aplicativo de criação de LUTs e pode usar um pré-visualizador on-line. A assinatura básica, com 35 LUTs, tem preço de US$29,00, o que é quase de graça para quem ganha em dólar.

Por aqui temos que pensar em quantos PFs (pratos feitos) podemos comprar com esse valor, hehehe! Vê se não vai passar fome, hein…

Falando nisso, a internet está cheia de sites de download gratuitos de LUTs. Alguns oferecem um número limitado desses arquivos para tentarem vender serviços “premium” depois. Outros dão suporte apenas a software de vídeo, então faça sua busca no Google sempre associando a sigla LUT com seu software de edição de fotos preferido.

LUT
LUTs podem dar um ar cinemático para suas imagens (à direita)

Outras considerações

É bom lembrar também que nem tudo que reluz é ouro. Tenha cuidado ao colocar seus dados em sites desconhecidos, caso sejam pedidos. E tenha cuidado ao baixar qualquer tipo de arquivo. Tenha sempre um antivírus, mesmo se você estiver usando um Mac (que dizem ser quase imune a invasões, mas pode ser só marketing, hehehe).

Se você trabalha com vídeo e já está acostumado com LUTs, use também para suas fotos “still”. E se você ainda é um fotógrafo “das antigas” dê uma olhada no que os Look Up Tables tem a oferecer.

E antes que eu me esqueça, em inglês parece que a pronúncia da sigla é “loot”. Mas você pode falar de maneira abrasileirada mesmo, que ninguém merece, hehehe.

E se você quer saber mais veja o vídeo que o canal PiXimperfect publicou sobre como criar e utilizar LUTs no Photoshop.

Obs.: O vídeo está em inglês, mas como sempre indicamos você pode ativar as legendas automáticas em Português. Elas podem ser de muita ajuda para quem não domina essa língua. Note porém que alguns termos técnicos não são bem traduzidos.

Deixe uma resposta