Tutoriais

Escolhendo entre um Beauty Dish branco ou prata

O Beauty Dish é um refletor de luz muito utilizado na fotografia de retratos e moda. Poucos sabem, mas a diferença entre usar um Beauty Dish com rebatedor branco ou prateado pode ser muito grande.

É por isso que a fotógrafa americana Lindsey Adler publicou um vídeo sobre como utilizar essa ferramenta de iluminação em estúdio.

Segundo ela o Beauty Dish (Prato de beleza??) é um modificador de luz que reflete uma fonte luminosa de maneira dupla. Em primeiro lugar reflete a luz em um painel na frente da cabeça do flash. Depois desvia a luz na parte de trás do “prato”, fazendo a luz incidir sobre o assunto. Isso cria uma mistura entre essas direções de luz de maneira a suavizar o contraste.

Beauty Dish
Refletor Beauty Dish

Diferenças

Segundo Adler o material refletor de fundo do Beauty Dish faz muita diferença.

O Beaty Dish branco produziria uma qualidade de luz mais “macia e suave”, com menos contraste.

Já o Beaty Dish prateado produz uma qualidade de luz que revela mais luzes altas e detalhes, criando um pouco mais de contraste. Isso também faz com que o refletor prata produza uma iluminação 1 “stop” (parada) mais brilhante que o refletor branco. Como ilumina mais, o Beauty Dish prata é uma boa escolha em trabalhos iluminado também pela luz solar.

Beauty Dish
Diferenças no resultado de Beauty Dish branco e prateado

Escolhendo o Beauty Dish

Segundo a fotógrafa o refletor branco é mais indicado para fotografar retratos de pessoas comuns, que não tem muito cuidado com a pele ou com pouca maquiagem. Ele vai “perdoar” mais alguns defeitos, pois possui uma qualidade de luz suave e não revela todos os detalhes como textura de rugas, linhas e manchas de pele.

E digamos que com o refletor prata é o contrário. Ele traz mais detalhes, o que pode criar uma aparência mais contrastante. Isso pode ser ideal para usar em retratos relacionados à pele e que focam na textura. Esse é o caso em que se deseja destacar o retrato de um atleta com iluminação dramática, por exemplo.

A fotografa usando um fotômetro para aferir a iluminação sob o Beauty Dish

Na realidade essas regrinhas criadas por Lindsey Adler são baseadas em seu próprio trabalho e estilo. Seu vídeo de 4:44 minutos mostra isso rapidamente e pode inspirar você a desenvolver seus próprios usos para esse tipo de refletor. Aproveite!

Obs.: O vídeo está em inglês, mas como sempre indicamos você pode ativar as legendas automáticas em Português. Elas podem ser de muita ajuda para quem não domina essa língua. Note porém que alguns termos técnicos não são bem traduzidos.

Deixe uma resposta