celulares e smartphones

Mi Note 10 Pro: um celular com 108 MP e 5 câmeras

A Chinesa Xiaomi acabou de anunciar o Mi Note 10 Pro, um smartphone com 108 MP e 5 câmeras.

Pois é, os “Mi Fans”, grupo de seguidores da marca, já andavam ouvindo falar desses rumores mas agora o lançamento é oficial.

O novo smartphone Mi Note 10 conta com:

  • Câmara principal grande angular: de 7 elementos ópticos (ou 8 na versão Pro) e sensor de 108 Megapixels com abertura f/1.69 e estabilização de imagem óptica (OIS) de quatro eixos;
  • Câmera ultra grande angular: sensor de 20 Megapixels e campo de visão de 117 graus e abertura f/2.2, equivalente a uma lente 16mm;
  • Telefoto primaria: sensor de 12 Megapixels, abertura f/2.0, zoom óptico de 2x equivalente a 50mm;
  • Telefoto secundária: sensor de 5 Megapixels, abertura f/2.0, zoom híbrido óptico/digital de 10x equivalente a 125mm, com OIS;
  • Câmera macro: sensor de 2 Megapixels com abertura f/2.4 com foco mínimo de 1.5cm;
  • Câmera frontal: sensor de 32 Megapixel com abertura f/2.0;
Mi Note 10 Pro
Especificações das câmeras do Mi Note 10

Outras características

A Câmera principal traseira grava vídeos em 4K a 30 fps (quadros por segundo), tem modo slow-motion de captura de vídeo HD até 960 fps, ajuste de desfoque para retratos, e o Modo Noturno na versão 2.0.

Falando nisso, essa nova versão do modo noturno da Xiaomi agora faz o empilhamento de imagens (uma espécie de “bracketing” inteligente) com arquivos RAW e não em JPG como na versão anterior. Isso traria, segundo a empresa, mais sensibilidade e qualidade em imagens com pouca iluminação.

Ainda segundo a Xiaomi este recurso será disponibilizado em breve também na Câmera Ultra Grande Angular através de uma atualização de software.

O sistema de iluminação é duplo, contando com uma luz contínua Soft Light e um flash.

E a câmera frontal para selfies inclui funções de inteligência artificial como o AI Beauty, AI Portrait, e o Palm Shutter. É engraçado como a câmera frontal dos smartphones nunca entra na conta do marketing para este tipo de lançamento. Na prática o Mi Note 10 Pro tem na verdade 6 câmeras, hehehe…

Mi Note 10 Pro
O Mi Note 10 em vários acabamentos

108 Megapixels?

Para quem gosta de fotografia móvel é preciso prestar atenção num detalhe. Na realidade o sensor de 108 Megapixels produz imagens finais de 27 Megapixels. Como assim?

O sensor Quad-Bayer ISOCELL BRIGHT HM foi desenvolvido pela Samsung especialmente para smartphones. Ele é maior do que os sensores usados pela concorrência, tendo o formato de 1/1.33″ polegadas. Sua grande resolução é aproveitada captando mais detalhes e compactando-os em uma arquivo de menor tamanho. Essa é uma técnica já utilizada até mesmo nos antigos Nokia Pureview 808, de 41 Megapixels.

A idéia é que as imagens finais sejam não só mais nítidas como tenham também mais alcance dinâmico, ou seja, captem melhor as sombras.

Além disso, manipular arquivos de 108 Megapixels em um smartphone pode ser impraticável. Imagine só o tamanho dos arquivos RAW produzidos por um sensor assim…

Mais sobre o Mi Note 10

De resto o novo smartphone da Xiaomi não fica devendo nada a concorrência. O Mi Note 10 tem uma tela AMOLED de 6,47″ polegadas com resolução Full HD +, ou seja, é quase um tablet.

O chipset é o Snapdragon 730G, um processador lançado neste ano e que foi projetado para dar conta de games pesados. O smartphone vem com 6 GB de RAM e uma memória interna não expansível de 128GB.

A bateria tem 5.260 mAh, o que é bem grande, e apresenta suporte a carregamento rápido de 30W.

O Mi Note 10 vai ser lançado na Europa por cerca de 549 Euros o que o coloca na faixa internacional do smartphones de US$600,00 dólares. Já a versão Pro que vem com 8GB de RAM e 256 GB de armazenamento terá preço de 649 Euros, cerca de US $ 700.

Mi Note 10 Pro

O Mi Note 10 por aqui

Como os Estados Unidos ainda não resolveram suas pendências comerciais com a China, talvez a Xiaomi não distribua por enquanto seu novo smartphone por lá.

Quanto ao Brasil é bom lembrar que a Xiaomi está distribuindo oficialmente alguns de seus smartphones e outros produtos por aqui. Sua loja do Shopping Ibirapuera em São Paulo apresentou (e ainda apresenta) filas surpreendentes na época da abertura. Além disso a marca é bem conhecida por aqui, e conta com um grande grupo de “Mi Fans” Tupiniquins!

Eu não me surpreenderia se a empresa lançasse por aqui o Mi Note 10. Vamos ver o que vai dar…

One thought on “Mi Note 10 Pro: um celular com 108 MP e 5 câmeras

Deixe uma resposta