Câmeras

Nova Phase One XT tem sensor de 150 Megapixels

A empresa dinamarquesa Phase One acaba de anunciar o novo sistema XT de câmeras de médio formato. E para o novo sistema foi lançado o “back” digital IQ4, na versão com 100 e 150 Megapixels de resolução.

Bem, vamos por partes. Como em quase toda câmera com esse formato, o corpo das câmeras Phase One XT são basicamente um suporte entre a lente e o sensor, que fica no Back Digital.

150 Megapixels
A Phase One XT IQ4 é ideal para o fotógrafo de paisagens

Você pode trocar o tipo de lente e o tipo do sensor livremente, mudando assim tanto a resolução quanto a distância focal sem precisar mudar totalmente de câmera. Esse é um conceito antigo, derivado das câmeras analógicas do tipo reflex, que usavam filme de médio formato em um suporte (back de filme) intercambiável.

Sobre o novo sistema

A Phase One está posicionando o sistema XT como uma solução “easy to travel” para fotógrafos de paisagem. Ou seja, se você quer viajar e fotografar paisagens em altíssima resolução esse sistema é mais leve e portátil do que qualquer outra solução do mercado.

Segundo a Phase One o novo sistema tem um design ergonômico intuitivo e controles de fácil acesso. Isso inclui um botão de obturador com duplo acionamento e um corpo projetado para dar suporte a expansões e personalizações futuras.

150 Megapixels
Câmera e lentes da novo sistema XT

Para o novo sistema foram lançadas três novas objetivas, fabricadas pela Rodenstock. As novas lentes são equipadas com um novo obturador eletromagnético inteligente, o X-Shutter. As novas lentes são:

  • Super grande angular XT Rodenstock HR Digaron-S 23mm f/5.6;
  • Grande angular XT Rodenstock HR Digaron-W 32mm f/4, uma objetiva de qualidade excepcional e quase sem nenhuma distorção;
  • Lente de distância focal normal XT Rodenstock HR Digaron-W 70mm f/5.6, de altíssima qualidade de imagem.

Bom, e porquê você nem sabe que este tipo de câmera existe? Por causa do preço, hehehe.

150 Megapixels
Vista superior da Phase One XT IQ4 com lente Rodenstock

O novo sistema XT IQ4 de 150 Megapixels da Phase One tem um preço sugerido de US$ 56.990,00 dólares. E isso inclui uma lente à sua escolha…

Entendeu o problema? Na realidade eu fico me perguntando quem compra (se é que compra) uma câmera assim.

Quem precisa de 150 Megapixels?

A necessidade desse tipo de equipamento para um fotógrafo voltado para paisagens (como eu) pode até se justificar. Sensores e lentes com tanta qualidade permitem obter imagens enormes. Elas podem ser ampliadas em proporções gigantescas ou mostrar detalhes impressionantes.

Phase One XT IQ4
Detalhe ampliado da imagem obtida com sensor de 150 Megapixels

Mas eu duvido que existam mais de 10 ou 20 fotógrafos no mundo que possam justificar a compra deste tipo de equipamento com o que ganham com seu trabalho (se é que ganham!). Bom, talvez 100 ou 200…

Ou será que eu estou pensando como pobre, hehehe? Talvez a lógica seja a mesma de quem compra uma exclusiva câmera Leica.

Bem, se você quer saber mais sobre a nova câmera, vá para a página dedicada que a Phase One publicou (em inglês).

E se você quer conhecer outras câmeras de médio formato, veja o que já publiquei à respeito aqui.

One thought on “Nova Phase One XT tem sensor de 150 Megapixels

  • Gabriel Medina, O outro

    Ricardo, desculpa, mas vc está pensando como pobre, sim, ou melhor, como alguém que mora no país em que vc paga 100% numa câmera importada devido a impostos. Óbviamente, Phase One é cara, muito cara, até Hasselblads parecem ficar baratas em comparação. Mas daí a achar que não existe mercado pra essas câmeras é um erro gigantesco. A Alpa, por exemplo, é até mais cara e vai muito bem das pernas.

    Resposta

Deixe uma resposta