Câmeras

Fujifilm anuncia nova mirrorless X-A7

A Fujifilm acaba de anunciar o lançamento da X-A7, uma câmera mirrorless de entrada. A sucessora da X-A5 vem com um novo sensor APS-C de 24 Megapixels e 8,5 vezes mais pontos de AF por detecção de fase.

A Fujifilm X-A7 também é mais voltada para vídeo do que o modelo anterior, permitindo filmar em 4K/30p, além do 15p já oferecido anteriormente.

A câmera é voltada para um público acostumado com smartphones, pois conta com muitos controles na tela touchscreen. Fotógrafos acostumados com câmeras mais tradicionais vão se decepcionar com a pouca quantidade de controles físicos, resumidos a poucos botões na traseira da câmera.

X-A7
A Fujifilm X-A7 é a nova câmera de entrada da linha X

Além disso a câmera não tem Visor Eletrônico (EVF), mas sua tela de 3.5″ polegadas, totalmente articulável e com ultra resolução, é muito boa.

Detalhes da Fujifilm X-A7

A câmera não utiliza o mesmo sensor X-Trans que as câmeras mais avançadas, como a X-T3 ou mesmo a compacta X-T30. No entanto a Fujifilm X-A7 vem com os mesmos modos de simulação de filmes analógicos tradicionais da empresa.

E tem mais: você pode agora comparar os modos de filme em tempo real através do LCD da câmera de maneira muito engenhosa, por controle deslizante. Fiquei impressionado…

X-A7
Tela traseira mostrando modo de comparação de simulação de filme

A sensibilidade ISO vai agora de 200 a 12.800, sendo que no modo expandido vai de ISO 100 a 51200. É bom lembrar que apesar do sensor não ser do tipo X-Trans, a Fujifilm promete um ótimo nível de ruído de imagem em alta sensibilidade na X-A7.

Foto de Marta Ferreira
Foto de Marta Ferreira divulgada pela Fujifilm para mostrar a qualidade de imagem

A nova câmera apresenta também Auto Foco com rastreio de rostos e olhos rápido e preciso, mesmo com pessoas em movimento. Talvez esse seja o resultado do fato de que na X-A7 os pontos de detecção de fase cobrem todo o sensor.

Filmando com a X-A7

Um detalhe interessante é que mesmo sendo uma câmera de entrada na linha X da Fujifilm, a X-A7 foi projetada para produzir uma qualidade de vídeo muito boa.

Por exemplo, a nova câmera registra vídeos em 4K (3820 × 2150 pixels) usando uma quantidade de dados suficiente para gravar um vídeo de 6K (6032 × 3392 pixels). Esses dados são compactados para extrair a melhor qualidade possível em vídeo com muito menos ruído na imagem.

mirrorless Fujifilm
Tela traseira articulada da nova câmera X-A7

Esse é o tipo de recurso que só pode ser avaliado quando vemos a imagem em uma tela grande e de alta resolução, coisa que está se tornando bastante comum em nossos lares.

Apenas não espere dessa câmera funções profissionais como S-Log ou conectores de saída para audio externo. Mesmo assim ela conta com entrada para microfone.

Mais detalhes…

A nova Fujifilm X-A7 vem com WiFi e Bluetooth para fácil conectividade. A bateria é a NP-W126S que pode agora ser recarregada na própria câmera por USB. Sua capacidade quando carregada é estimada em 440 fotos (CIPA).

A câmera é bem compacta, pesando apenas 320 gramas com a bateria.

X-A7
Visão frontal da câmera com a lente compacta XC 15-45mm

É bom lembrar que a Fujifilm X-A7 é compatível com toda a linha de objetivas X-Mount. Isso significa que se você acoplar a monstruosa lente XF 100-400mm nela, a câmera vai praticamente desaparecer, hehehe.

Essa compatibilidade significa também que você vai sempre estar usando algumas das melhores objetivas disponíveis no mercado atualmente. Mas não se engane, elas são caras…

E o mercado?

Falando nisso, o preço de lançamento da Fujifilm X-A7 não é exatamente “de entrada”. Ela será encontrada no mercado americano (a partir de 24 de outubro) por um preço sugerido de US$ 699,95 dólares!

Por esse preço é possível encontrar na concorrência, por exemplo, a mirrorless Sony A6100, que tem visor eletrônico além de sensor APS-C de mesma resolução.

X-A7
Versões de acabamento da câmera

Mas a grande diferença é que essas outras câmeras não parecem ter a graça e a elegância que a Fujifilm X-A7 tem, hehehe. E além das várias cores de acabamento disponíveis é sempre bom lembrar que as imagens produzidas pelas câmeras da Fujifilm tem sempre aquele gostinho de filme analógico.

Se você quer ver um pouco da Fujifilm X-A7 em ação veja o vídeo que a empresa publicou em seu canal.

Deixe uma resposta