Câmeras

Sigma lança menor Full Frame do mercado

Atualizado em 11/10/2019

Pois é, e você nem sabia que a Sigma fabricava câmeras… A tradicional empresa japonesa é mais conhecida pela sua linha de lentes intercambiáveis para outras marcas de câmeras.

No entanto ela sempre produziu câmeras digitais reconhecidas pela qualidade e sofisticação tecnológica.

Sigma
Sigma FP com objetiva Leica M adaptada

Agora e Sigma acaba de anunciar a FP, uma câmera mirrorless com sensor Full Frame ultra compacta.

Sobre a Sigma FP

A Sigma FP utiliza a montagem L de lentes, recentemente adotada pela empresa e pela Panasonic, em um acordo com a Leica.

Segundo o anúncio a nova câmera incorpora um sensor do tipo Bayer com 24,6 Megapixels efetivos. A empresa diz que a Sigma FP é “uma câmera que casual o suficiente para levar a qualquer lugar, a qualquer hora mas com precisão o suficiente para fotografar na mais alta qualidade de imagem, tudo em um corpo robusto e elegante”.

Sigma
Visão frontal da Sigma FP com sensor full frame a mostra

Segundo a Dpreview, “a FP é incrivelmente compacta, especialmente com os atuais padrões da montagem em L.”

A câmera tem dimensões de apenas 113 x 70 x 45mm e um peso de 370 gramas. O corpo é vedado contra intempéries e possui uma tela sensível ao toque fixa de 3,2″ polegadas com 2,1 milhões de pontos. Apesar de seu tamanho a Sigma FP tem uma quantidade razoável de controles dedicados. O corpo da câmera tem entrada HDMI, sapata flash sync, microfone, soquetes USB 3.1 e uma porta que lida com um obturador remoto e um microfone externo.

A sensibilidade ISO da Sigma FP vai de 100 a 25600, expansível entre 6 (nossa!) a 102400. A câmera tem obturador totalmente eletrônico e suporta Eye AF e HDR. Também pode capturar arquivos DNG de 14 bits e é totalmente compatível com o software Photo Pro da Sigma. Sua velocidade máxima de disparo é de impressionantes 18 quadros por segundo, embora consiga gravar apenas 12 fotos continuamente. Na prática você não pode aproveitar toda essa velocidade, acho…

Sigma
Vista traseira da Sigma FP

Uma câmera híbrida de verdade

Na área de vídeo a Sigma FP vem com muitos atrativos. Ela pode gravar vídeos em UHD 4K / 24p DNG de 12 bits, o que a maior parte da concorrência nem sonha em oferecer. Conta também com monitor de forma de onda (waveform), controle do ângulo do obturador e timecode. Há também um chamado “modo diretor” que permite visualizar vídeos em outras proporções enquanto a gravação é feita.

Outra coisa interessante do projeto da nova câmera é que é possível passar do modo de fotografia para modo de vídeo com apenas um toque de botão. Cada modo mantém as configurações de operação anterior, tornando possível ao usuário se concentrar em fotografar ou filmar de maneira livre, “sem stress”, diz a Sigma.

Sigma
Vista superior da câmera mostrando controle de modo Cine/Still

Um detalhe interessante divulgado pela Dpreview (e que não encontrei no “press release” da Sigma, mas está no vídeo promocional), é que a sigla FP significa “Fortissimo Pianissimo”. Esse é um termo da música erudita que significa algo como “com som forte e suave ao mesmo tempo”. Chique, né?

Primeiras impressões

Atualizado em 11/10/2019: A Sigma FP terá preço inicial de US$ 1.899,00 dólares apenas para o corpo e US$ 2.199,00 no kit com a lente Sigma 45mm F2.8 DG DN Contemporary. A empresa anunciou que a câmera começará a ser vendida no mercado internacional em 25 de outubro deste ano.

A câmera realmente é bem interessante, mas provavelmente não vai aparecer por aqui. Mesmo as lentes Sigmas não são tão fáceis de achar em nosso mercado, quanto mais suas câmeras.

De qualquer maneira é bom você saber que existe “vida fotográfica” lá fora, hehehe.

Falando nisso, veja o vídeo promocional que a Sigma publicou em seu canal no Youtube. Ele mostra toda a versatilidade possível da Sigma FP com acessórios de todos os tipos.

3 thoughts on “Sigma lança menor Full Frame do mercado

Deixe uma resposta