Tutoriais

Compondo uma foto com Cartier-Bresson

Você já deve ter visto por aí a famosa foto do ciclista tirada por Henri Cartier-Bresson em 1932.

Tem muita gente que não entende por quê essa imagem, intitulada “Hyères, France”, é tão importante. Tem gente que até critica o fato da bicicleta estar levemente tremida, hehehe.

Bem, é por essas e outras que o canal All About Street Photography publicou um vídeo sobre a imagem. Nele, além das questões da composição, é explicada um pouco da história da foto.

Caso você não saiba (o que não é nenhum demérito, diga-se de passagem), Henri Cartier-Bresson é provavelmente o “fotógrafo urbano” (ou Street Photographer) mais importante da história.

Cartier-Bresson
Foto de Cartier-Bresson intitulada Hyères, France, com o ciclista passando

Cartier-Bresson e a foto do ciclista

Segundo Martin Kaninsky, apresentador do canal., “Cartier-Bresson tirou a foto enquanto estava de férias. Isso foi durante uma caminhada pela cidade de Hyères. Mesmo que a foto pareça muito espontânea, o que provavelmente vemos aqui é o resultado da chamada “técnica de pescaria”. Nela o fotógrafo encontraria um bom local e esperaria até que um sujeito adequado entre no campo de visão, completando a composição.”

É preciso ter um pouco de paciência para usar essa tal de “fishing technique”, mas que funciona, funciona… Eu mesmo uso de vez em quando!

Kaninsky também diz que a forma em espiral criada pelo corrimão na foto é o que nos leva ao assunto principal, o ciclista. Ele é capturado como uma figura quase perfeita para fundamentar o relacionamento das formas na foto. Ele diz que até é possível dizer que a cabeça do ciclista perde o contraste na imagem porque está tocando essa curva da espiral.

Cartier-Bresson
Still do vídeo com a frase “A Fotografia implica no reconhecimento de um ritmo no mundo das coisas reais” de Cartier-Bresson

Parece difícil mas quando vemos no vídeo essas curvas serem desenhadas por cima da fotografia, dá para entender com facilidade.

O vídeo sobre a composição na foto do ciclista de Henri Cartier-Bresson tem apenas 4:35 minutos. Parece pouco mas é uma aula e tanto de composição.

Dê uma olhada, vale a pena!

Obs.: O vídeo está em inglês, mas como sempre indicamos você pode ativar as legendas automáticas em Português. Elas podem ser de muita ajuda para quem não domina essa língua. Note porém que alguns termos técnicos não são bem traduzidos.

Deixe uma resposta